Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.

Celebridades são seus próprios paparazzi

O mundo digital transformou-os em subcelebridades – em prejuízo de suas empresas, muitas vezes

Há 40 anos, um gaúcho radicado em Florianópolis dedica-se a combater a farra do boi

Um apanhado das reações de empresas e consumidores à pandemia e ao confinamento

Lições de uma aquisição do Carrefour

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Anos atrás, Abílio Diniz (foto), então presidente do Grupo Pão de Açúcar, foi capa da VEJA. A revista destacava que, além de comandar um importante conglomerado empresarial, Diniz ainda arrumava tempo de malhar duas horas por dia, ou coisa assim. Sug...
Alguns negócios, especialmente no ramo de serviços, exigem mais do que conhecimento técnico, boa vontade e precisão – demandam feeling e atenção aos detalhes em nível máximo, pois lidam com sentimentos humanos dos mais nobres e, não raro, nas piores ...
O representante da Xiaomi (foto) no Brasil acredita que o preconceito em relação a marcas chinesas está diminuindo. O responsável pela nova investida da fabricante de eletroeletrônicos no país atribui essa mudança à qualidade dos produtos, que agrega...
Todo fim de ano, o site gaúcho Coletiva.net, especializado na cobertura do mercado de comunicação, faz uma consulta a agências e veículos para um balanço do exercício que termina. Mesmo em meio a crises duras, como a atual, dificilmente os empresário...
A literatura empresarial é pródiga em casos de companhias que sucumbiram a mercados em mutação enquanto ocupavam-se em demasia de sua vidinha cotidiana – processos, produtos, problemas. Tais quais a Carolina da canção de Chico Buarque, o tempo passav...
O italiano Roberto Civita, falecido em 2013 e retratado em “O dono da banca”, de Carlos Maranhão (Cia. das Letras, 2016), e o gaúcho Paulo Vellinho, de “O realizador de um sonho chamado Springer”, de Mario de Santi (Fronteira, 2018), assemelham-se nã...
Pesquisa constatou que nove em cada dez pais são influenciados pelos filhos na hora de fazer compras, especialmente no supermercado. Um caso típico de influência intergeracional reversa. Nome complicado para algo simples. Sabe-se que consumir é um ap...
Leio que a catarinense Mormaii, fabricante de surfwear, vai emprestar seu nome para condomínios de casas a serem construídos em vários estados do país. A intenção é que o Île Mormaii, como foi batizado o empreendimento, ofereça aos futuros moradores ...
Há um princípio, atribuído ao exército canadense, de que gosto muito. “Se mapa e terreno divergem, fique com o terreno”, diz ele. Traduzindo: se planos e realidade não “batem”, opte pela realidade, claro. Parece ter sido essa a lógica que guiou a red...
Semanas atrás, um chef francês entrou com um processo contra o Guia Michelin por ter-lhe rebaixado de três para duas estrelas, na famosa classificação que põe em polvorosa o mundinho da alta gastronomia todos os anos. O caso me fez lembrar Bernard Lo...
O termo “cultura” pode assumir dois significados: o conjunto de valores e ideias de um determinado grupo de pessoas; e as manifestações artísticas e o conhecimento humanístico acumulado por uma sociedade. Nesse segundo caso, costuma-se distinguir a c...
Leite é tudo igual, certo? Se a resposta depender da Languiru, não. A empresa está lançando uma nova linha de produtos cuja origem é certificada – e que, graças a processos de produção mais modernos, permite que a bebida chegue mais fresco à mesa do ...
Da necessidade de conquistar o consumidor, todo mundo já ouviu falar. Mas da de “educá-lo”, é bem menos frequente. Produtos ou serviços “educadores” podem ser divididos em duas categorias. Os primeiros são aqueles que, pioneiros, acabam tendo de ensi...
A Peugeot está no ar com uma nova campanha publicitária. Nela, a marca se afirma disposta a mudar a percepção que os consumidores têm dos veículos da montadora. E, a fim de comprovar suas intenções, Ana Theresa Borsari (foto), CEO da empresa, firma u...