Resultados 2010

Duelo de gigantes nos 20 anos do Top

Gerdau emplaca a nona vitória na categoria “Grande Empresa”, mas permite a aproximação da GM na vigésima edição da mais tradicional pesquisa de recall de marcas do sul do país

Da Redação
Pela nona vez desde que o Top of Mind foi criado, em 1991, a Gerdau é a grande empresa mais lembrada do Rio Grande do Sul. A marca do grupo siderúrgico foi citada por 9,8% dos entrevistados no levantamento realizado pela Segmento Pesquisas em conjunto com AMANHÃ. A vantagem da Gerdau para as demais concorrentes, no entanto, está menor. Agora, apenas 1,6 ponto percentual a separa da segunda colocada, a GM. É a metade da diferença que havia há dois anos. Na terceira colocação, aparece a RBS, seguida pela Coca-Cola – cujo percentual de lembranças quadruplicou de 2009 para cá.

Há semelhanças na linha de comunicação de Gerdau e GM. Uma delas é o apelo ao sotaque regional. A Gerdau é patrocinador recorrente em eventos que fazem parte da cultura do Rio Grande do Sul, tais como a Expointer e a Bienal do Mercosul. Além disso, a empresa procura dialogar diretamente com o consumidor final. Em dezembro, por exemplo, lançou em rede nacional a campanha “Meu Sonho”. Tendo como ponto de partida o programa “Minha Casa, Minha Vida”, a campanha posiciona a Gerdau como uma marca capaz de viabilizar algo mais do que aços longos.

Busca pelo diálogo diretamente com o consumidor final aumenta o reconhecimento da marca.

“Mostramos que temos soluções com a melhor relação custo-benefício voltadas para esse mercado. O objetivo foi aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas”, sintetiza André Gerdau Johannpeter, diretor-presidente da Gerdau. A campanha também fortaleceu os diferenciais de qualidade da marca, afastando-a do risco de “commoditização”. “Isso impede que a empresa venha a competir unicamente no preço. É uma iniciativa correta”, avalia André D´Angelo, professor da PUCRS e da ESADE na área de marketing e colunista do Portal AMANHÃ.

A GM também valoriza o apelo regional. Atualmente, a maioria das campanhas veiculadas pela montadora no país recebe uma “assinatura” local – o bordão “Gaúcho, conte comigo”. Além disso, tal como a Gerdau, a GM obtém grande visibilidade na mídia a cada lançamento ou novo investimento realizado no Rio Grande do Sul. No ano passado, por exemplo, a empresa gerou grande repercussão ao anunciar um aporte de R$ 2 bilhões na sua fábrica de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.

Confira, abaixo, as dez primeiras colocadas na categoria “Grande Empresa / Marca do RS”:

1. Gerdau 9,8%
2. GM 8,2%
3. RBS 6,3%
4. Coca-Cola 4,8%
5. Tramontina 4,0%
6. Petrobras 3,3%
7. Marcopolo 2,5%
8. Randon 1,8%
9. BIG 1,7%
10. Frangosul 1,7%

Grandes viradas

A 20ª edição do Top of Mind registrou viradas empolgantes em outras categorias. A Petrobras é nova “Empresa onde os Gaúchos Gostariam de Trabalhar” – posto que, anteriormente, era ocupado pelo Grupo RBS. Já a Oi desbancou a Brasil Telecom na categoria “Operadora de Telefonia Fixa”, com mais da metade das indicações (57,4%). E a Agrale derrubou a Massey Ferguson, que há 19 anos liderava a categoria “Máquina Agrícola”. Veja, abaixo, a lista completa das marcas mais lembradas pelos gaúchos em 2010:

Água Mineral: Sarandi
Aparelho de TV: Philips
Ar-condicionado: Consul
Arroz: Tio João
Atleta Gaúcho: Ronaldinho Gaúcho
Automóvel: Gol
Banco: Banco do Brasil
Biscoito: Isabela
Calçados: Havaianas
Cerveja: Skol
Caminhão: Mercedes-Benz
Cartão de Crédito: Visa
Cerveja: Skol
Cimento: Votoran
Companhia Aérea: TAM
Computador: LG
Consórcio: Colombo
Eletrodoméstico: Consul
Emissora de TV/Rede de TV: RBS/Globo
Empresário: Jorge Gerdau
Erva-mate: Vier
Farmácia: Panvel
Ferramentas: Tramontina
Frango: Doux Frangosul
Garrafa Térmica: Termolar
Jornal: Zero Hora
Leite: Elegê
Loja de Calçados: Paquetá
Loja de Eletrodomésticos: Colombo
Loja de Material de Construção: Tumelero
Loja de Roupas: Renner
Máquinas Agrícolas: Agrale
Massas: Isabela
Montadora: GM
Motocicleta: Honda
Móveis: Carraro
Móveis de Cozinha: Todeschini
Operadora de Telefonia Celular: Vivo
Operadora de Telefonia Fixa: Oi
Perfume: Natura
Pisos e Azulejos: Eliane
Plano de Saúde: Unimed
Pneu: Pirelli
Previdência Privada: GBOEX
Poupança: Caixa Econômica Federal
Rede de Posto de Gasolina: Ipiranga
Refeição-Convênio: Ticket Refeição
Refrigerante: Coca-Cola
Seguradora: Bradesco
Supermercado: Big
Talheres: Tramontina
Telefone Celular: Nokia
Tênis: Nike
Time de futebol: Grêmio
Tintas: Renner
Tubos e Conexões: Tigre
Transportadora: Mercúrio
TV Paga: NET
Uísque: Natu Nobilis
Universidade: Ulbra
Vinho: Canção

Comente