O perigo mora na gôndola

Brasileiro costuma comprar por impulso principalmente em supermercados

Da Redação

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Pesquisa revela que supermercado é o local onde os brasileiros mais compram por impulso

Ir ao supermercado e acabar comprando mais do que deveria é um hábito comum. O problema é que muitas vezes a compra é feita sem necessidade alguma. Uma pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 33,2% das compras feitas por impulso e sem planejamento acontecem no supermercado. Considerando apenas as cinco últimas compra, quase metade (43%) foi feita por impulso. O índice é maior entre as mulheres (46,4%) e os jovens (51,2%).

Independentemente do estabelecimento comercial, a esperada promoção é a principal responsável pelo consumo impulsivo: cerca de oito em cada dez consumidores ouvidos (84,1%) admitem que as promoções os levaram a adquirir produtos sem refletir. E mais: eles afirmaram, ainda, ter a sensação de estar fazendo um bom negócio. "Os dados sugerem que os consumidores muitas vezes decidem a compra para aproveitar uma oportunidade – e não a partir de uma análise sobre a efetiva necessidade daquele produto", conta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC. "Nesse caso, as promoções podem ser as vilãs dos consumidores que não têm planejamento financeiro e dos que, ainda que tenham, não conseguem resistir aos apelos promocionais no ponto de venda", afirma Marcela. Não sem razão, o levantamento constatou que o brasileiro tem, em média, três compras parceladas – pelo menos uma delas feita sem necessidade.

Metodologia

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ouviram 605 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 4 pontos percentuais com margem de confiança de 95%.


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