Oito TEDs que todo empreendedor deveria ver

Algumas ideias que merecem ser compartilhadas para impulsionar negócios

Por Endeavor*

Palestra do TED

Como empreendedor, você é o centro das atenções. Aquele que deve servir de exemplo, guiar seu time e dar a cara da empresa. Mais do que desafios de gestão, o que tem mais possibilidade de construir ou prejudicar um negócio é a própria atitude do empreendedor. Por isso – você já deve saber – é preciso não só cobrar desenvolvimento dos outros, mas estar, você também, em constante aprendizado. Abaixo, estão oito vídeos do TED (originalmente em inglês, mas todos possuem legendas que podem ser ativadas no ícone de configuração no vídeo), com lições de liderança, empreendedorismo e criatividade para você crescer e levar seus negócios ainda mais longe. Basta clicar no título de cada palestra abaixo para acessar a palestra.

1. Quer ajudar alguém? Cale-se e ouça! 
Nesta palestra, o especialista em Desenvolvimento Sustentável, Ernesto Sirolli, afirma que o primeiro passo para ajudar as pessoas é dar ouvido a elas e instigar seu próprio espírito empreendedor.

2. Bons líderes fazem você se sentir seguro 
O que faz um bom líder? Segundo Simon Sinek, conduzir seus colaboradores em um círculo de confiança. Mas criar essa segurança, especialmente em uma economia instável, significa assumir grande responsabilidade.

3. Empresas podem ser uma boa solução para os problemas sociais 
Por qual razão as pessoas se voltam para organizações sem fins lucrativos, ONGs e governos para resolver grandes problemas da sociedade? Michael Porter, estrategista em negócios, enxerga uma relação viável de “ganha-ganha” nisso tudo – afinal, quando empresas resolvem problemas, elas também lucram.

4. Guardar metas para si mesmo
Seus objetivos devem ser como suas senhas: pessoais e intransferíveis! Em apenas três minutos, o empreendedor Derek Sivers desmistifica a ideia de que compartilhar metas seja algo positivo.

5. De onde vêm as boas ideias? 
Steve Johnson reforça que o momento “Eureka” na verdade não reflete simplesmente um momento, mas um processo de construção que depende do seu repertório e da forma como você se conecta ao novo e ao imprevisível.

6. Como espalhar ideias? 
Em um mundo em que nunca temos tempo para nada, ignoramos o que é comum. O Guru de marketing Seth Godin explicita, em uma espécie de Darwinismo de ideias, a importância da “arte do fazer o diferente”.

 7. A chave do sucesso: resiliência 
A psicóloga Angela Lee Duckworth estuda conceitos aparentemente intangíveis, mas que fazem toda a diferença  para o sucesso acadêmico e profissional. Entenda como auto-controle e a resiliência podem valer mais que um QI acima da média.

8. Construir uma torre é como construir um time
Tom Wujec apresenta algumas pesquisas surpreendentes para o “problema marshmallow”. Como uma torre feita de fita adesiva, macarrão e marshmallow podem definir produtividade?

 *Contribuição de Luis Vabo Jr, empreendedor da Sieve. O artigo original pode ser acessado clicando aqui


leia também

A nova economia em debate no BS Festival 2018 - Evento reuniu mais de 1,5 mil pessoas no Sul para refletir sobre empreendedorismo e futuro dos negócios

A pedra no caminho das startups brasileiras - Parcerias com grandes empresas é o maior dos desafios, alerta Anpei

As fronteiras limitadoras de um grande mercado - A catarinense Contentools ensina que soluções devem ser globais

As grandes oportunidades para empreender em 2017 - Sebrae revela onde estão os negócios mais promissores no país

As micromultinacionais e como elas definirão nossa era - Como as empresas pequenas entram em mercados globais

Até junho, número de novas empresas passa de 1 mi no país - Mais de 168 mil companhias foram criadas no Sul no período

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: