Aprenda a economizar em época de crise

Veja como adquirir produtos de qualidade e com baixo custo

Por Infomoney

Pessoas fazendo compras em supermercado

O brasileiro tem se deparado com aumento da inflação, do dólar em relação ao real, pessimismo e alta do desemprego. Para driblar essa avalanche de reajustes e reduzir despesas é preciso cautela ao comprar. Para Marco Quintarelli, consultor de varejo e diretor do Grupo Azo, um dos principais fatores que fazem os consumidores gastar mais é o comportamento. Confira, a seguir, algumas dicas do profissional para programar compras e economizar em tempos de crise econômica. 

Planejar um cardápio ou uma lista
Prepare semanal ou quinzenalmente aquilo que necessitar comprar para a família. Os mercados se programam com ofertas para a primeira quinzena do mês com produtos de abastecimento e na segunda quinzena com produtos de reposição para a despensa. Desse modo, será possível aproveitar mais ofertas durante todo mês. Os produtos básicos (arroz, feijão, carne, leite e laticínios, pães e massas etc) são as referências, mas se atente aos supérfluos (biscoitos, iogurtes, achocolatados, pizzas, lasanhas etc), pois eles costumam ter maior variação de preço nas promoções.

Optar por marcas próprias
As marcas próprias ou exclusivas são grandes oportunidades para o consumidor que busca qualidade e preço. Muitos varejistas nacionais e internacionais possuem linha de produtos de sua marca de extrema qualidade e com preços menores que podem ser até 30% menores em comparação com os líderes de mercado.

Guardar folhetos promocionais
Comparar preços e focar naqueles onde há maiores ofertas de seu interesse pode ser uma ótima forma de economizar. Ainda há aquelas instituições que fazem as chamadas “coberturas de preço”. Basta o cliente apresentar a oferta do concorrente que a loja cobre o preço ofertado.

Escolher dias de compra
Algumas empresas “marcam” certos dias da semana para ofertar algumas categorias importantes. Por exemplo, quinta-feira é dia da carne, segunda e terça-feira são da feira, e por aí vai.  Certamente esses dias são os mais adequados para programação de suas compras.

Procurar por lojas “hibridas”
Compre nos famosos "atacarejos", lojas onde se vende o produto por um preço “x”. Na compra de um volume maior, o preço cai até 25%, em média. 



leia também

Dilma diz que sofreu segundo golpe de Estado na vida - Ex-presidente afirmou que recorrerá contra o que chamou de “fraude”

A China fez o que o mercado queria - Corte de juros era algo esperado, mas ainda não é suficiente para ajudar na recuperação econômica, afirmam especialistas

A estabilidade do funcionalismo público é mesmo necessária? - O tema é particularmente importante no contexto de ajuste fiscal, avalia Zeina Latif

A responsabilidade do Congresso - O cuidado com os recursos públicos e o respeito à restrição orçamentária deveriam ser valores da casa, opina Zeina Latif

A superação de crise das empresas requer uma equipe - Para Telmo Schoeler, o grupo deve elaborar plano de ações corretivas

A superfície e as profundezas da economia - Retomada poderá ser difícil dada a situação financeira empresarial

comentarios




Comentar

Adicione um comentário: