Destaques do mercado vitivinícola do Sul em 2019 são anunciados

Iniciativa da ABS-RS teve votação popular e, depois, o crivo de um júri técnico

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Deisi da Costa e Deise Novakoski

Os vencedores da primeira edição do Prêmio ABS-RS foram agraciados na noite de quarta-feira (20), em uma solenidade emocionante no Campus da Unisinos em Porto Alegre, durante o 34º Encontro Nacional da Abrasel. A jovem sommelière Deisi da Costa (foto, com o troféu, ao lado da sommelière Deise Novakoski, profissional que palestrou antes da cerimônia), de Bento Gonçalves, formada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) foi a escolhida na principal categoria do prêmio, Melhor Sommelier. A Dionísia VinhoBar conquistou o Destaque do Ano de 2019 e a Melhor Carta de Vinhos. Na categoria Melhor Carta de Vinhos Brasileiros, o Spa do Vinho foi o vencedor. A Melhor Vinícola foi a Pizzato. A Vinhos do Mundo ganhou como a Melhor Loja de Vinhos. A Miolo foi eleita coma a Melhor Experiência de Enoturismo. O enólogo Felipe Bebber foi escolhido o Personalidade do Ano 2019. Ele é sócio-diretor da Vinícola Família Bebber, de Flores da Cunha. 

A diretoria da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) preparou duas surpresas pra noite. A instagrammer Gabriele Negri recebeu o título de Embaixadora do Ano, categoria que faz uma homenagem a quem se mais de destacou em divulgar as ações da ABS-RS em 2019. Gabriele é sommelier formada pela turma 8 da ABS-RS. A outra novidade foi a entrega de uma Menção Honrosa para o enólogo João Valduga, da Casa Valduga. “Este é um prêmio escolhido exclusivamente pela diretoria da ABS-RS para quem contribuiu decisivamente ao desenvolvimento do setor vitivinícola gaúcho e brasileiro. O João Valduga preenche este requisito, sendo um professor a todos nós na arte de elaborar vinhos e receber turistas. Acima de tudo, é um empreendedor arrojado e inovador, com empreendimentos em vários setores econômicos ligados à produção vitivinícola e de bebidas na serra gaúcha”, destacou Orestes de Andrade Jr., presidente da ABS-RS, ao anunciar o prêmio extra. 

A iniciativa inédita da associação teve o objetivo de homenagear estabelecimentos e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado no setor vitivinícola em 2019. A escolha dos vencedores envolveu duas fases. A primeira recebeu um total de 1.316 votos através de escolha popular. Os cinco mais lembrados em cada uma das oito categorias passaram pelo crivo de um júri de especialistas — formado por diretores e associados da ABS-RS, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião. Foram eles que elegeram os ganhadores do Prêmio ABS-RS. “O Prêmio ABS-RS virou assunto obrigatório no Estado, no Brasil e até no exterior. Em apenas 20 dias, movimentamos e setor fazendo todos os envolvidos com o mercado de vinho refletir em quais seriam os destaques do ano. Esse tipo de iniciativa estimula um setor que precisa se renovar constantemente. A participação foi muito acima do esperado, foi um grande sucesso”, avalia Orestes Jr. 

O anúncio da edição 2020 do prêmio será realizada no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, sede oficial da ABS-RS. Antes da premiação, a sommelière Deise Novakoski palestrou sobre “Provedor dos reis e o primeiro a morrer! Pra que serve, afinal, um Sommelier?”. “A ABS-RS está de parabéns pela iniciativa. É com esse tipo de ação que mantém um setor mobilizado para seguir seu crescimento. A valorização de pessoas e empresas é fundamental para aumentar o reconhecimento de toda a categoria”, elogiou a sommeliérè carioca.

Confira a lista dos agraciados com o Prêmio ABS-RS 2019
Melhor Sommelière: Deisi da Costa, de Bento Gonçalves
Melhor Carta de Vinhos: Dionísia VinhoBar, de Porto Alegre
Melhor Carta de Vinhos Brasileiros: Spa do Vinho, de Bento Gonçalves
Melhor Vinícola: Pizzato, de Bento Gonçalves
Melhor Loja de Vinho: Vinhos do Mundo, de Porto Alegre
Melhor Experiência de Enoturismo: Enoturismo Miolo, de Bento Gonçalves
Destaque do ano de 2019: Dionisia VinhoBar, de Porto Alegre
Personalidade do ano de 2019: Felipe Bebber, de Flores da Cunha

Prêmios entregues pela diretoria da ABS-RS
Embaixador(a) do Ano: Gabriele Negri, de Farroupilha
Menção Honrosa: João Valduga, da Vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: