Inspirado na Web Summit, evento no Sul foca inovação

Em 2020, Gramado Summit terá palestra com o “Lobo de Wall Street”

Por Rafael Codonho e Tomás Adam*

redacao@amanha.com.br

Marcus Vinicius Rossi

O reaquecimento econômico de Portugal visto recentemente coincide com a vinda da Web Summit para Lisboa, quatro anos atrás. Hoje, a capital lusitana é considerada um dos principais epicentros de inovação na Europa, sediando startups e empresas de alta tecnologia. Criar polos semelhantes no Brasil – em especial, na região Sul – tem sido o objetivo da Gramado Summit, que se inspira no evento que está ocorrendo esta semana.

CEO do evento, Marcus Vinicius Rossi (foto) participa da Web Summit pela quarta vez. Nas primeiras ocasiões, ele buscava um benchmark. “Foi o primeiro evento que participei em que todas as pessoas que estavam ali tinham relevância, independentemente se eram o representante de uma grande empresa, como a Siemens, ou o fundador de uma pequena startup”, contou, em entrevista ao Portal AMANHÃ. 

Agora, sua criação já está consolidada: a última edição reuniu 4 mil pessoas por dia em Gramado. Foram 120 palestrantes, em uma área construída de 12 mil metros quadrados. “Além da ideia das conferências, a Web Summit nos influenciou para criar a nossa feira de negócios”, destacou Rossi, que também é titular do Blog Empreendedor 4.0 no Portal AMANHÃ. Para o ano que vem, a pretensão é crescer ainda mais: em cinco palcos simultâneos, 140 palestrantes devem compartilhar seus conteúdos – entre eles, Jordan Belfort, conhecido como o “Lobo de Wall Street”.

Na avaliação de Rossi, o maior legado de uma feira dessas proporções não é só o impacto econômico e turístico – mas o estímulo para a própria cidade se tornar um polo de inovação. “Temos muito a aprender com lugares como Lisboa, Vale do Silício e Israel. Eventos como a Web Summit e a Gramado Summit ajudam a criar esse movimento”, concluiu.

*O Grupo AMANHÃ está presente em mais uma edição da Web Summit. A curadoria da cobertura tem a assinatura da BriviaDez, que promove uma missão ao evento.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: