Positivo compra seis escolas e avisa: tem mais R$ 200 milhões para novas aquisições

Plano de expansão da rede até 2020 mira escolas com boa qualidade de ensino em diferentes regiões do país

Por Marisa Valério, de Curitiba (PR)

marisa.valerio@amanha.com.br

Grupo Positivo compra seis escolas, incluindo duas unidades do falido Expoente

O Grupo Positivo arrematou nesta sexta-feira (11) por R$ 58,3 milhões duas escolas da massa falida do Grupo Expoente. O leilão público foi realizado pela 2ª Vara da Fazenda Pública. As unidades localizadas nos bairros Boa Vista e Água Verde (foto) têm 1,6 mil alunos e passam a integrar a rede de 21 escolas administradas pela Positivo Educacional em seis cidades, onde são atendidos 20 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular. A compra das escolas era o anúncio  mais esperado pelo mercado, em uma semana de consolidações lideradas pelo Positivo. O grupo anunciou na quarta-feira (9) a compra de duas unidades do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu, e na quinta (10), a aquisição de duas sedes da escola bilíngue Passo Certo, em Cascavel.

As duas são instituições tradicionais na região Oeste do Paraná, o que está alinhado à estratégia do Positivo de buscar aquisições e parcerias com escolas de diferentes localidades e que tenham alto padrão de qualidade. Segundo o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, o foco das aquisições é regional, porém a estratégia engloba diferentes regiões do país. “Neste momento, priorizamos por escolas de alto padrão no Paraná, no entanto, estamos olhando ativamente escolas em outras regiões, devendo fazer novas aquisições nos próximos 12 meses. Para isso, temos o planejamento de investir R$ 200 milhões”, projeta Guimarães. Segundo o diretor das escolas do Grupo Positivo, Celso Hartmann, os próximos passos da administração são focar na integração dos funcionários ao Grupo Positivo e estreitar a comunicação com pais e alunos. Ainda segundo o diretor, todas as transições serão feitas com zelo e prudência, acolhendo as comunidades docente e discente das instituições.

As aquisições desta semana fazem parte da estratégia de expansão do Positivo em território nacional, que teve início em 2016, quando o Grupo assumiu a administração de duas unidades em Joinville (SC).  Em 2017, o Positivo agregou às suas unidades uma sede em Londrina (PR) e, em 2018, três unidades em Ponta Grossa (PR). Criado há 33 anos, o Grupo Expoente foi um dos mais respeitados do ensino paranaense por muitos anos. As dificuldades se avolumaram, no entanto, até a decretação da falência pela Justiça em 22 de agosto deste ano por uma dívida estimada em R$ 162,7 milhões.

No dia 26 de setembro, fracassou o leilão para vender o sistema de ensino, avaliado em R$ 21 milhões. Apenas a Gráfica e Editora Opet apresentou proposta de compra. Mas o valor da oferta, de R$ 2,1 milhões, foi julgado baixo demais e nem foi conhecido por Luciane Pereira Ramos, juíza que presidiu a audiência.


MAIS NEGÓCIOS
Votorantim Cimentos apresenta a Verdera

A Votorantim Cimentos acaba de lançar a Verdera, a nova marca da sua unidade de negócios de coprocessamento. A empresa oferece a empresas e indústrias o serviço de destinação final de resíduos por meio da tecnologia de coprocessamento nas fábricas da Votorantim Cimentos. Essa tecnologia é reconhecida mundialmente como a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos, não utilizados na reciclagem, com reaproveitamento energético nos fornos da indústria de cimentos. Esses resíduos e biomassas substituem o coque de petróleo, que é um combustível fóssil. A substituição auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa tanto durante a produção de cimento quanto no processo de decomposição dos resíduos, que deixam de ir para os aterros. A Verdera terá atuação nacional. No Brasil, 14 fábricas da Votorantim Cimentos já fazem coprocessamento.  Nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a unidade de negócios irá oferecer serviços de destinação para uma ampla gama de resíduos, incluindo aqueles que precisam ser triturados ou homogeneizados, a partir da operação de preparo localizada em Rio Branco do Sul (PR). Para os demais estados, inicialmente o foco será nos resíduos que podem ser encaminhados diretamente para coprocessamento.

Em Foz, Bourbon mira turismo corporativo com Pátio da Mata
O Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort está de olho no crescimento do turismo corporativo que, segundo a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens Corporativas (Abracorp), 15% a mais no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. A rede ampliou sua área de eventos na Tríplice Fronteira com a inauguração do Pátio da Mata, espaço multifuncional e flexível com 1.700 metros quadrados de área, totalmente integrado à natureza. O Pátio da Mata foi construído dentro de área de mata virgem e é um novo conceito de eventos na rede hoteleira. Tem capacidade para até 1.064 pessoas em formato auditório e 900 pessoas em formato banquete (mesas redondas com cadeiras). O resort tem o maior espaço para eventos de Foz do Iguaçu. Outras 20 salas podem receber 6.200 pessoas em 6.700 metros quadrados de área. O Centro de Convenções e Eventos do Bourbon Cataratas acomoda desde pequenas reuniões a grandes feiras e congressos para milhares de pessoas simultaneamente. 

Parque dos Aromas do Paraná
A vocação natural do estado para a conservação do meio ambiente e a preservação da natureza foi decisiva para a escolha da região metropolitana de Curitiba como a primeira fora da Espanha a receber o Parque dos Aromas. A versão brasileira do “Parc de les Olors”, criado pela Dra. Pilar Comes, professora de geografia da Universidade Autônoma de Barcelona, conta com 22 unidades na Região da Catalunha.O Parque dos Aromas promove atividades que são interligadas para formar um ciclo de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental: cultivo, elaboração, experiências e comercialização. As experiências no parque incluem educação para sustentabilidade, oficinas práticas, horticultura e turismo de experiência. A ideia é que, até o final do ano, 1.500 crianças das escolas públicas da região. Para saber mais sobre o Parque dos Aromas e as atividades socioambientais desenvolvidas acesse aqui.  


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Shopping Mueller traz Museum of Me – um mergulho na sua alma digital

Já pensou em virar uma peça de museu? Pela primeira vez em Curitiba, o “Museum of Me – um mergulho em sua alma digital” apresenta uma experiência imersiva nas redes sociais, criada com Inteligência Artificial e customizada para cada visitante. Após percorrer museus em São Paulo e no Rio de Janeiro, a exposição chegou ao Shopping Mueller. Até 7 de novembro é possível fazer uma viagem nas postagens do Instagram e Facebook, em um cubo, com efeito caleidoscópio, formado por vários displays, que desperta a emoção dos visitantes. Toda a experiência de imersão do Museum of me é gratuita e estará disponível para os visitantes no piso L4, durante o horário de atendimento do Shopping Mueller, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 20h.

Legado Experiência traz cineasta Mara Mourão
Palco de inspiração, conhecimento e premiação do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, o evento chega a sua terceira edição com o questionamento: “Quem se importa?”. A temática que dá título à celebração de fim de ano tem como referência o longa-metragem de 2012 dirigido pela cineasta brasileira. Em “Quem se importa” Mara Mourão revela com sensibilidade a trajetória de impacto socioambiental de diferentes empreendedores ao redor do mundo. O Legado Experiência é no dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 17h30, no Teatro Fernanda Montenegro. O evento é aberto ao público e gratuito, mas é preciso efetuar a inscrição on-line aqui, pois as vagas são limitadas. Mais de uma centena de empreendedores sociais devem se reunir para a noite de premiação. 

Tem chope de graça na abertura de mais uma Mestre-Cervejeiro.com
A Mestre-Cervejeiro.com, maior rede de lojas de cervejas artesanais do país, inaugura mais uma unidade em Curitiba na próxima quinta-feira (17). Dessa vez, o bairro escolhido é o Mercês. A nova unidade vai contar com mais de 150 rótulos de cervejas artesanais, nacionais e importadas, inclusive os rótulos exclusivos da marca, e seis torneiras de chope artesanal. A inauguração é aberta ao público e as 100 primeiras pessoas que fizerem um selfie na loja com check-in nas redes sociais vão ganhar um chope. O evento tem início a partir das 18 horas e também vai contar com música ao vivo.


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