Mercado de imóveis “super luxo” dispara 70% em Curitiba

Vendas aceleram e puxam lançamentos ousados como o do AGE 360, projetado para ser um dos 20 mais altos do país

Por Marisa Valério, de Curitiba (PR)

marisa.valerio@amanha.com.br

Vendas em alta puxam lançamentos ousados como o do AGE 360, projetado para ser um dos 20 mais altos do país

O mercado imobiliário curitibano de “super luxo” – composto pelos imóveis que custam acima de R$ 2 milhões – cresceu 70% no volume de vendas, na comparação entre 2017 e 2018, segundo pesquisa encomendada pela Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) à consultoria Brain Inteligência Corporativa. Em números absolutos, foram vendidos 128 imóveis dessa faixa no ano passado, contra 75 unidades no ano anterior. 

A lista de incorporadoras e construtoras com atuação no luxo e super luxo é tão exclusiva quanto a de clientes. E nela se destacam grifes como Laguna, A. Yoshii, San Remo, AG7, Plaenge, Thá e MDGP. Trata-se de um mercado pequeno, mas ousado e inovador, que serve de farol para todo o setor da construção civil, tanto no que se refere a itens de conforto e sofisticação, quanto a soluções sustentáveis e inovação tecnológica.

E quando a curva de desempenho aponta para cima, as empresas aproveitam para apresentar os projetos que gestaram durante a entressafra e que em geral são desenhados para surpreender. Uma das novidades mais impactantes dessa temporada é o AGE 360 (foto), lançado pela AG7 e Triptyque Architecture, que vai ser erguido no Ecoville para ser um dos 20 prédios mais altos do Brasil. Inspirado nos arranha-céus de Nova York, Londres e Emirados Árabes, o AGE 360 terá 35 apartamentos, plantas de 200 metros quadrados a 560 metros quadrados, vista com 360 graus de Curitiba e projeto arquitetônico com jardins verticais, ambientes minimalistas e layout flexível. “O resultado será a verdadeira evolução do morar, em que a qualidade de vida, a sustentabilidade e o bem-estar estão em primeiro lugar e o design vai além do prazer estético”, explica Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7, que prevê a entrega para 2023.

A construtora A.Yoshii também abriu o segundo semestre anunciando seu quinto empreendimento em Curitiba. O edifício de luxo será construído no bairro Água Verde, entre as principais vias que cortam a região. A torre única terá 28 unidades, duas por andar, o que confere apartamentos mais amplos e modernos de 149 metros quadrados e 154 metros quadrados. Com localização privilegiada na Travessa Percy Withers, próximo ao Clube Curitibano, o empreendimento deve iniciar as pré-vendas em novembro, com lançamento previsto para o início de 2020.

Responsável por um quarto do segmento de super luxo, com 30 imóveis vendidos, a Laguna vem tendo um ano movimentado. “Tivemos uma melhora nas vendas no final de 2018, impulsionada pelo lançamento de dois empreendimentos, o MAI Terraces e o ALMÁA Cabral”, destaca o diretor de incorporação André Marin. Até julho, a Laguna entregou o LLUM Batel – localizado na Avenida Visconde de Guarapuava –, lançou os decorados do ALMÁA Cabral, na Avenida Nossa Senhora da Luz, e do ROC Batel, na Rua Francisco Rocha. Também comprou o disputado terreno de esquina das ruas Saldanha Marinho e Presidente Taunay.

“Com 3,2 mil metros quadrados, o espaço vai receber mais um de nossos inconfundíveis ’imóveis-arte’, com uma torre residencial de dez pavimentos próxima à Praça da Espanha. E ainda no segundo semestre, vamos lançar o apartamento decorado do MAI Terraces, no Barigui”, pontua Marin. Integrado às belezas de uma das maiores áreas verdes de Curitiba, o MAI Terraces oferece o conforto de uma residência suspensa de alto padrão, com espaços sem divisórias. O residencial terá duas torres de 24 pavimentos cada, com 38 unidades, uma por andar.

Na mesma onda surfa a incorporadora MDGP, ao inaugurar uma praça de convivência no terreno do seu próximo empreendimento, o Átman Cabral, que empresta o nome do bairro. Com mais de mil metros quadrados destinados ao lazer dos vizinhos, o espaço tem painel artístico produzido pelo artista português Eduardo Bragança, que tem efeito luminoso à noite. "A ideia da Praça é criar um conceito novo de apresentação do empreendimento, abrindo para nossos vizinhos um espaço de convivência, valorizando a região”, afirma Marlus Doria, diretor da MDGP.


MAIS NEGÓCIOS
Coletiza reabre com novas propostas para o público

O espaço múltiplo Coletiza venceu um período de obras e reabriu oficialmente na entrada da primavera com novo posicionamento. Com a proposta de concentrar consumo, convivência e compartilhamento de ideias, o espaço passa a abrigar cinco diferentes operações e várias possibilidades criativas em 600 metros quadrados. Patricia Backes, criadora da Coletiza, ganhou o reforço de Ticiana Martinez, da Ôda Design Club. Juntas, elas reuniram as multimarcas Outfit4You, a Ôda, A Grande Escola e a Humans at Work, Australis e o espaço gastronômico Mada. No coração da loja, há espaço para receber uma agenda de diferentes projetos e eventos, como a versão pocket da Feira na Rosenbaum, já confirmada para este ano. O galpão, que já abrigou fábrica e fica num efervescente quadrante da Saldanha Marinho, foi reformulado pela Solo Arquitetos. As características arquitetônicas foram preservadas, mas ganharam linguagem visual contemporânea. A configuração da loja permite “flanar” pelos ambientes.

Cotton On chega a Curitiba
A Cotton On, varejista de moda jovem australiana com mais de 25 anos no mercado internacional, abriu sua primeira loja em Curitiba, no recém-inaugurado Jockey Plaza Shopping. A operação será a oitava loja do grupo no Brasil e a primeira fora de São Paulo. A loja de 642 metros quadrados apresenta linhas feminina, masculina e infantil no formato megastore. Globalmente, o Grupo Cotton On tem sete marcas de vestuário, além de uma fundação que tem como foco a educação de crianças ao redor do mundo, a Cotton On Foundation, cuja renda é revertida para projetos sociais.

Daniela Tombini inaugura segunda loja
Marca catarinense de homewear, a Daniela Tombini já é uma das maiores do Brasil em moda íntima e casual. O negócio começou com chinelos artesanais, em 1992, em Caçador (SC), criado por Daniela Tombini. A segunda loja em Curitiba está no ParkShoppingBarigüi. A primeira foi aberta no shopping Pátio Batel há menos de um ano. A marca tem lojas próprias também em Caçador e Balneário Camboriú (SC), São Paulo (SP) e, em novembro, inaugura em Blumenau (SC), no Shopping Neumarkt. As coleções Daniela Tombini estão à venda em cerca de mil multimarcas pelo Brasil e são duas linhas de e-commerce. Uma para a venda a atacado (Brasil) e outra para o varejo (Brasil e outros países).

E TEM MAIS
PUCPR lança seis cursos alinhados à inovação e à conexão

CiberSegurança, Comunicação Digital, Marketing Analytics, Música, Cidades Inteligentes e Ciência e Inovação em Alimentos são os novos cursos oferecidos para Curitiba pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no vestibular de verão 2020. As inscrições se encerram no dia 11 e as provas serão no dia 19. Inscrição aqui e mais informações neste link

Uninter traz novidades para a área da saúde
A Escola de Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter anunciou a abertura de cinco novos cursos, todos na modalidade semipresencial – aliando aulas teóricas a distância e aulas práticas presenciais. Os bacharelados em Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia e a tecnologia em Estética e Cosmética passarão a compor a grade da instituição, atendendo inicialmente polos em Curitiba (PR) e região. Informações aqui.

Senai oferece mais de mil vagas em cursos rápidos
Marcenaria em móveis finos, aperfeiçoamento em automação e sistemas robóticos, comandos hidráulicos industriais, Excel, elaboração de bolos decorados e até de Lógica de Programação, Operação de Empilhadeira e Automação Residencial. Esses são alguns dos mais de 150 cursos oferecidos pelo Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, ainda em 2019 em Curitiba e região metropolitana. São mais de mil vagas para os cursos de aperfeiçoamento profissional em diversas áreas. Todos os cursos podem ser encontrados aqui, sendo possível filtrar a pesquisa por cidade. Dúvidas e matrículas pelo telefone 0800 648 0088.

AGENDA BUSINESS
Café e Gestão no Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente Curitiba promove nesse dia 3 a 8ª edição do Café e Gestão, uma iniciativa da Comunidade Maturidade de Gestão, com as palestras “Process Mining: Ferramenta para melhorar a jornada do paciente”, com Deborah Ribeiro Carvalho, e “Saúde 4.0: Como aumentar a eficiência do Hospital”, com Roberto Gordilho. O evento é gratuito. Inscrições aqui.

Top de Marketing prorroga inscrições
Prorrogado para as 23 horas do dia 10 de outubro o prazo de inscrições para o Top de Marketing ADVB-PR 2019. Com o tema “Inovação – o que os outros ainda não pensaram você já está fazendo", a premiação consagra os melhores cases do biênio 2018/2019 nas categorias Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Startup e PME e Varejo. As inscrições devem ser feitas aqui. No endereço é possível encontrar o regulamento com todas as regras para esta edição do prêmio.

Aberje debate perfil de liderança
O perfil da liderança em comunicação no Brasil é o tema do encontro promovido nesta quarta-feira (2), pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Capítulo Paraná. O evento – que ocorre na Redhook School, na capital paranaense – tem a presença do diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, que apresentará a pesquisa “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”.  Uma mesa-redonda reúne lideranças em comunicação para debater o perfil do profissional e os principais gaps. O evento tem patrocínio da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e apoio do SAP, Suzano, Grupo Boticário e Redhook School. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site da instituição. As vagas são limitadas.


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