Startup cresce oferecendo água gratuita à população

Bento-gonçalvense Icehot já está presente em 13 cidades gaúchas

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Bento-gonçalvense Icehot já está presente em 13 cidades gaúchas

A ideia é tão simples quanto fundamental: matar a sede das pessoas, oferecendo-lhes gratuitamente água. A startup Icehot, de Bento Gonçalves, transformou essa premissa em um negócio: desenvolveu totens (foto) que são instalados em locais públicos, fornecendo água potável, quente e gelada, para consumo da população, e também para os pets. Mais do que isso, encontrou uma maneira de exercitar a cidadania e o compromisso social. A estratégia foi viabilizar a aplicação dos equipamentos em locais de lazer e circulação das pessoas. Dessa forma, o Icehot gera benefícios em termos de saúde pública e qualidade de vida. A viabilidade do negócio está na comercialização de espaços publicitários: telas digitais nos totens, que divulgam produtos e serviços de empresas parceiras.

Hoje, os equipamentos Icehot já somam 21 unidades distribuídas em 13 cidades gaúchas. São mais de 60 marcas patrocinadoras investindo no canal de publicidade. Há, também, versões especiais do equipamento, espécie de unidade móvel que pode ser alocada em feiras e eventos – com recentes exemplos da Expointer e do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. Desde abril de 2018, quando o primeiro totem foi instalado em Venâncio Aires, foram mais de 500 mil litros de água potável revertidos para a população gaúcha, número que atesta o sucesso da iniciativa junto ao público. “Os resultados que colhemos até aqui nos deixam bastante otimistas com relação aos próximos avanços da Icehot. A projeção é fecharmos o ano com mais de 50 equipamentos instalados. Cidades como Rio Grande, Pelotas, Canoas, Novo Hamburgo e Lajeado, além de parcerias fora do Estado, estão com processos bem encaminhados”, revelam os idealizadores e proprietários do negócio, Alex Oliveira e Samuel Panta. 

A solução foi idealizada como uma espécie de bebedouro, provendo água potável gelada, a 7ºC, ou quente, a 80ºC, de forma gratuita para a população. Todo revestido em aço inox, é higiênico, prático e durável. Permitindo que o benefício seja oferecido sem custo para o usuário final, o totem conta com uma tela de 50 polegadas, ultra HD e com resolução 4K, instalada na parte lateral. Ali são projetadas peças publicitárias de anunciantes e mantenedoras da inciativa. Nesse contexto, os cofres públicos ficam isentos de oneração, pois o município arca, apenas, com o fornecimento de água e energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos. Atualmente, são treze os municípios gaúchos equipados com a facilidade: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Encantado, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Hartz, Nova Prata, Portão, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Veranópolis.


comentarios




Carlos Henrique Potter

Ótimo. Quero comprar das empresas parceiras desta ideia.

Comentar

Adicione um comentário: