Itapoá registra recorde de movimentação em julho

Volume foi o maior realizado pelo terminal em oito anos de operação

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Porto Itapoá registra recorde de movimentação em julho

O Porto Itapoá (foto) registrou em julho o recorde de movimentações de contêineres da sua história, com destaque para o volume de importação, com mais de 9 mil contêineres. No mês, foram mais de 40 mil unidades movimentadas no total (71 mil TEUs), representando 22% a mais em comparação ao mesmo mês do ano passado, superando o recorde registrado no mês de maio com 38.812 contêineres (65 mil TEUs). No primeiro semestre, o terminal ultrapassou a marca de 240 mil unidades (mais de 400 mil TEUs). 

Entre as cargas de importação mais movimentadas pelo Porto Itapoá estão eletroeletrônicos, artigos esportivos, brinquedos, automóveis e seus componentes (autoparts), produtos minerais, maquinário em geral, plástico e produtos químicos. E para exportação, destaque para a movimentação de papel e celulose, madeira, couros e peles.

O Porto Itapoá está na quinta posição entre os terminais portuários de contêineres brasileiros, com expectativa de alcançar a quarta posição no ranking ainda em 2019. Para atender a esse crescimento, o empreendimento fez investimentos que dobraram sua capacidade, passando a contar com uma estrutura capaz de movimentar até 1,2 milhão de TEUs/ano. As obras contemplaram 100 mil metros quadrados adicionais de pátio, resultando em uma área de 250 mil metros quadrados, e mais 170 metros de píer, que passou a ter 800 metros de comprimento. A terceira fase da expansão permanece em andamento, onde o objetivo de Itapoá, ao final do projeto, é alcançar uma área total de 450 mil metros quadrados de pátio e 1200 metros de píer, com capacidade para superar 2 milhões de TEUs/ano. 


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: