Pacto Alegre define projetos para capital gaúcha

Iniciativa mobiliza representantes de mais de 100 entidades

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Pacto Alegre define projetos para inovação da gestão pública

O Pacto Alegre definiu nesta sexta-feira (31) a agenda estratégica que será desenvolvida para transformar a capital gaúcha em referência em inovação e qualidade de vida. O compromisso reúne 19 projetos elaborados em oficinas de ideação e cinco propostas, para melhorar a atuação da gestão pública. Entre elas, estão Saúde Digital, plataforma de compartilhamento de ações em saúde; o Instituto Caldeira, impulsionador de novos negócios; Formação de Agentes de Inovação, para criar ideias inovadoras; Educação Transformadora, que incentiva a tecnologia entre os jovens; e Diretrizes Urbanas Inovadoras, com foco na modernização do espaço público. Desde o lançamento oficial, em 26 de março, a iniciativa mobilizou representantes de mais de 100 entidades para discutir e selecionar os projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. A gestão é da Aliança para Inovação, que envolve UFRGS, PUCRS e Unisinos, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com o vice-prefeito Gustavo Paim, os projetos demonstram o esforço de todos os porto-alegrenses para superar obstáculos e avançar em tecnologia e inovação. “Ajudamos a criar um processo de inteligência e construção coletiva que inspira o crescimento da cidade”, destacou. Todo o processo, garante o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, uniu esforços da sociedade civil organizada em prol de uma agenda comum e do compartilhamento de recursos.  

Para o secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, o modelo construído pelo pacto é inspirador a todo o Brasil. “A mensagem é positiva de que a capital gaúcha está se tornando referência em inovação e desenvolvimento”, ressalta. Na avaliação dos representantes das universidades, o acordo simboliza um momento histórico. “Este grupo se responsabiliza ao trabalhar para que a cidade realmente cresça e inove”, definiu o vice-reitor da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes. “A aliança envolve toda a comunidade no grande desafio de transformação social”, acrescentou o reitor da UFRGS, Rui Oppermann. “Reunimos o máximo de lideranças possível, criando uma visão organizada de futuro”, concluiu o representante da reitoria da PUCRS, Jorge Audy.

A aliança construída na capital gera uma espiral positiva que vai impactar significativamente na qualidade de vida dos porto-alegrenses. Conforme o consultor espanhol e coordenador do Pacto, Josep Piqué, não se constrói um futuro melhor sem o trabalho conjunto do poder público, academia, iniciativa privada e sociedade. “O município deu uma demonstração concreta de que entende a importância de unir segmentos sociais para gerar inteligência coletiva”, enfatizou. A divulgação e comunicação do Pacto Alegre e seus projetos contam com apoio de uma startup que surgiu do ecossistema da capital gaúcha. Por meio do aplicativo Sqed, uma nova geração de aplicativos de lembretes, listas e notas, é possível atrair mais pessoas à iniciativa porto-alegrense. “Ao compartilhar conteúdos do Pacto, levamos Porto Alegre para todos os cantos do mundo”, revelou Luis Fernando Saraiva, um dos investidores da empresa. Além de inserir eventos e navegar por outros, é possível compartilhar sqeds para amigos e grupos. A plataforma está disponível na Apple Store e no Google Play.

PROJETOS APROVADOS

Imagem da Cidade
POA 2020
Rotas de POA
Marca de POA (Place Branding)

Modernização da Administração Pública
Cidadão Único
Start.Gov
Cidade Transparente

Educação e Talentos
Professor Inovador
Olimpíadas da Inovação POA

Ambiente de Negócios
Blitz da Inovação
Licenciamento Expresso POA
Conecta POA Trinova
Crowdfunding POA

Transformação Urbana
Hands On 4D
Intervenções Culturais Pintando POA
Cultura Cidadã I Love POA

Qualidade de Vida
Mexe com POA (do centro à periferia)
WOnd3r Água Maravilhosa
Smart City Todas Gerações
Engaja POA (Open City)

Projetos Estratégicos
Caldeira
Educação Transformadora
Plano Diretor
Saúde Digital
MBA em Inovação


comentarios




Deise Chamorro

É lindo demais ver ações sendo criadas de forma pluridisciplinar e estar ao lado de pessoas engajadas em causas do bem.

Fernando Jorge Bozzetto

É muito importante que o processo de melhoria contínua seja implementado, isto é, uma vez estabelecidas as soluções para cada ideia, deve-se fazer o conceitual para que as pessoas possam comentar e só depois escolher a melhor opção e finalizar o projeto na engenharia básica e detalhe. Uma vez o projeto pronto escolher a melhor empresa para executar.

Comentar

Adicione um comentário: