Ponte de Laguna é inaugurada

Obra soluciona o trânsito em um dos piores trechos da BR-101 em SC

Da Redação

Ponte de Laguna é inaugurada

A Ponte Anita Garibaldi, projetada para desafogar o trânsito, aumentar a segurança e promover o turismo e a economia do sul do Estado, agora já faz parte da realidade dos catarinenses. Isso só foi possível, pois a maior parte da via e os trechos mais importantes da duplicação da BR-101 Sul estão finalizados. O ato acontece com quase duas décadas de atraso pois a fase Sul deveria ter sido uma continuidade da duplicação do trecho Norte, cujas obras foram lançadas em 1996, iniciadas em 1997 e concluídas em 2002. Nesta quarta-feira (15), a presidente Dilma Rousseff, o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira participaram da cerimônia de inauguração da obra.

A estrutura de Laguna é a maior ponte suspensa por cabos em curva do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). São 2.830 metros de comprimento. O vão central tem 400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros (cada mastro com 63 metros de altura). A largura total é de 25,3 metros, com pista dupla nos dois sentidos e acostamento. Foram investidos cerca de R$ 775 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A ponte, que começou a ser construída em junho de 2012, é uma das principais reivindicações de moradores e motoristas e solucionará o problema do trânsito em um dos piores pontos da BR-101 em Santa Catarina. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava tráfego lento com afunilamento porque a travessia neste trecho era feita em pista simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil veículos por dia, e que, no verão, pode chegar em até 40 mil veículos diários.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: