Tecon Rio Grande é alternativa para atrair novos meganavios

Terminal pode receber embarcações com capacidade para 14 mil TEUs

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Tecon Rio Grande é alternativa para atrair novos meganavios

Uma nova geração de navios, as megaembarcações, está chegando aos mares brasileiros e o Tecon Rio Grande (foto), empresa do grupo Wilson Sons, já está preparado para recebê-los. Com capacidade de transportar até 14 mil TEUs (unidade referente a contêineres de 20 pés), os meganavios devem aumentar o movimento anual em 6,5% nos próximos cinco anos no Brasil, conforme a consultoria marítima Datamar, atraindo principalmente cargas do Conesul.

Com estrutura robusta e capacidade de atracação para este tipo de embarcação, o Tecon Rio Grande movimentou um total de 448.865 contêineres no ano passado, sendo que a modalidade de transbordo foi de 70.405, 15,8% do volume total do terminal. Ciente da importância de ter boa produtividade e acessibilidade, o terminal tem conexões com linhas que vão para os principais destinos portuários do mundo: Europa, Ásia, Golfo do México, Mediterrâneo e Estados Unidos. 

O Tecon Rio Grande aportou cerca de R$ 150 milhões nos últimos anos para automação, aquisição de tecnologia e de novos equipamentos, os quais foram pensados no sentido de aperfeiçoar e modernizar sua infraestrutura. Outro fator que favorece o recebimento de meganavios é a tecnologia para controle do acesso à barra (VTMIS) e boias inteligentes que certificam as condições climáticas do mar no acesso ao porto.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: