Tramontina chega perto da líder Gerdau no Top of Mind RS

Menos de 1 ponto percentual mantém a fabricante de aço à frente

Da Redação

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Tramontina avança e chega perto da líder Gerdau no Top Of Mind RS

A categoria Grande Empresa/Marca do RS, a mais nobre do Top of Mind RS, exibe um resultado que projeta um desafio à liderança da Gerdau, invicta há 15 anos consecutivos nesse item. Somente 0,8 ponto percentual mantém a Gerdau à frente da Tramontina, sua principal desafiante. Essa é a menor diferença entre duas marcas no topo desta categoria nas últimas 12 edições do Top of Mind, a pesquisa de lembrança espontânea de marcas que AMANHÃ introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico brasileiro em junho de 1991.  

A relação da líder Gerdau com o Rio Grande do Sul passa por uma transição a partir da decisão tomada pela gigante do aço de transferir sua sede administrativa para São Paulo. Mas a centenária tradição da marca fundada em Porto Alegre ainda é um trunfo – assim como a forte presença no Estado.  A Gerdau possui usinas de aços especiais no município de Charqueadas, além da planta de aços longos em Sapucaia do Sul. Mantém ainda uma unidade de beneficiamento e filiais das lojas Comercial Gerdau. 

A Tramontina, sediada em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, pretende alcançar o primeiro lugar na memória dos gaúchos como “Grande Empresa/Marca do RS” com um trabalho de comunicação de massa muito próximo de seus consumidores. A diversidade de produtos é um ponto a favor: a empresa tem um mix com mais de 18 mil itens nos segmentos de utilidades domésticas, ferramentas de agricultura, jardinagem, materiais elétricos, móveis de madeira e plástico e equipamentos de cozinha como fornos, coifas e cooktops. Por isso, o grande mote da Tramontina é colocar as pessoas em contato com a marca. Outro atributo defendido com veemência é que cada produto entregue o prometido. Para ele, esse é um valor fundamental. 

Completam o Top Five – isto é,  o pódio das cinco grandes marcas corporativas do Estado – a RBS, em terceiro lugar; a Farmácias São João e a Coca-Cola. A execução da Pesquisa Top of Mind foi realizada pela Engaje.

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Novas categorias
Oito categorias debutam na edição deste ano do Top RS. Entre elas estão Comunicadora de Rádio (Rodaika), Comunicador de Rádio (Sérgio Zambiasi), Móveis Planejados (Italínea), Açúcar (União), Ensino Técnico (Senac) e Tele Entrega de Comida/Delivery (iFood). Além disso, a categoria Comunicador Local de TV foi desmembrada em duas: Comunicadora Local de TV (Cristina Ranzolin) e Comunicador Local de TV (Alexandre Mota). 

As viradas
Madrugada virou sobre a Barão em Erva-Mate. Em Móveis, a Todeschini ultrapassou a Kappesberg. A Via Marte deixou para trás a Azaleia em Sapato Feminino. Em Plano Odontológico a Uniodonto agora lidera, seguida pela Sorrisofácil, a líder da edição passada.

Grifes corporativas
Na seção Corporativa, que apresenta o grau de lembrança de empresas em cinco segmentos distintos, a RBS levanta dois troféus. O grupo tem o maior índice de lembrança nas categorias Empresa em Que Você Gostaria de Trabalhar e Empresa Que Investe em Cultura. Os Correios possuem a grife com maior índice no item Empresa Pública Eficiente na pesquisa Top of Mind. A Instituição de Credibilidade é a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Por fim, a Empresa Preocupada com o Meio Ambiente é a Natura, que leva o primeiro lugar pela 11ª vez consecutiva. 

Top Executivo
AMANHÃ e Engaje ouviram presidentes, vice-presidentes e/ou diretores das 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado em conjunto com a consultoria técnica da PwC para mais uma edição do Top Executivo. No levantamento deste ano, 13 categorias estrearam na pesquisa exclusiva feita com CEOs: Banco Digital (Nubank), Banco de Atacado (Itaú), Previdência Privada (Bradesco), Locadora de Automóveis (Localiza), Destino Turístico Gaúcho (Gramado), Incentivo ao Empreendedor (Sebrae), Startup de Sucesso (Uber), Parque Tecnológico (Tecnopuc), Empresa de Recrutamento e Seleção (Michael Page), Terceirização de Mão de Obra (AST), Empresa de Logística e Transporte (Planalto), Conselho Profissional (OAB ), Certificado Digital (Serasa), 

Metodologia
Desde que começou a realizar o Top of Mind, em 1991, AMANHÃ sempre se baseou em rígidos padrões metodológicos. Cada vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualiza os dados populacionais do Rio Grande do Sul, os índices de entrevistados por gênero, classe social, idade e localização são reproduzidos em campo. Dessa forma, a pesquisa feita pela Engaje procura captar a lembrança espontânea sobre as marcas de produtos, serviços e comunicação que se salientam na mente dos gaúchos. O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 75 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O instrumento da pesquisa foi um questionário estruturado, contendo somente questões abertas, de modo a permitir ao entrevistado manifestar o primeiro nome lembrado. A amostra foi escolhida através da técnica aleatória estratificada proporcional ao tamanho da população do estado, segundo variáveis de sexo, classe social e idade, além de distribuir as entrevistas entre consumidores das sete mesorregiões. Tudo para que a pesquisa represente um retrato fiel da população gaúcha. A amostra foi de 1.200 entrevistas, o que garante um grau de confiança de 95%. A margem de erro é de até 4 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 15 de fevereiro e 20 de março. 

Love Brands e Top Internautas
O método aplicado para identificar as marcas mais amadas do Rio Grande do Sul é semelhante ao do Top of Mind, mas com uma diferença de questionamento. Enquanto no Top of Mind se pergunta a marca que o consumidor lembra, no Love Brands se pede para o entrevistado dizer a marca que mais ama de cada categoria investigada. Essa coleta também foi estratificada aleatoriamente e de forma proporcional ao tamanho da população gaúcha, segundo variáveis de sexo, classe social e idade – mesmos parâmetros utilizados no Top of Mind. 

O Top of Mind com os internautas seguiu a mesma metodologia do Top of Mind Rio Grande do sul, captando as respostas de pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 75, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E) e mesorregiões. A pesquisa foi realizada via internet. Os 1.200 pesquisados tiveram de responder qual o primeiro nome ou marca que lembravam quando pensava em Queijo, por exemplo. 


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