Um lugar onde se respira ousadia e criatividade

Tecnopuc preserva ambiente de inovação e conhecimento

Por Rafael Prikladnicki*

Tecnopuc preserva ambiente de inovação e conhecimento

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS cumpre um papel importante para o desenvolvimento da cidade de Porto Alegre, do estado do Rio Grande do Sul, e do Brasil como um todo. Hoje, somos um dos principais ecossistemas de inovação do país – reconhecido três vezes (2004, 2009 e 2016) como o melhor do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Abrigamos mais de 130 empresas e 6,5 mil profissionais, que estão construindo seu futuro em nossos ambientes. Nossa atuação, com base no tripé pessoas, criatividade e inovação, transformou o Parque em uma referência nacional e latino-americana onde o resultado do que é pensado e criado extrapola suas fronteiras.

Ao todo, temos 80 mil m² de área construída e mais de 27 hectares ocupados por empresas de diversos tamanhos e em diversas áreas de atuação nos dois sites, Porto Alegre e Viamão. Só o Global Tecnopuc, que fica na capital, tem 4 mil m² distribuídos em um ambiente criado para favorecer o networking e a realização de projetos de open innovation, estimulando a interdisciplinaridade, a criatividade e o empreendedorismo. O prédio tem espaços para trabalhos em grupo, ancorados em plataformas colaborativas virtuais e orientado às novas relações organizacionais de trabalho. Tais iniciativas, sem dúvida, representam um passo importante na construção de um estado mais inovador e avançado.

A sociedade contemporânea, baseada no conhecimento, demanda novos conceitos relativos ao papel das organizações públicas e privadas, das instituições de ensino e do governo. E todos esses atores devem estar preparados para esses desafios. Enquanto organização, estamos sempre em busca de cases que venham ao encontro das ações já realizadas no Parque e que possam impactar positivamente a sociedade e a PUCRS, seja por meio da transferência de tecnologia, criação de patentes, formação de pessoas qualificadas ou na geração de negócios inovadores e de impacto global.

Sabemos que fomentar o empreendedorismo e viabilizar a atuação em conjunto de empresas globais e startups é o caminho para construir uma economia competitiva e atual. Somente em 2017, o Tecnopuc realizou parcerias com a Prefeitura de Porto Alegre, como adesão ao selo poa.hub, visando potencializar as ações de inovação que existem na capital. Com isso, acreditamos estar contribuindo para uma cidade mais abundante em termos de empreendedorismo e inovação, com colaboração, troca e geração de valor. A ideia desse projeto, por exemplo, é formar um ambiente multiplicador de inovação e empreendedorismo para agregar, aproximar e constituir, muito em breve, uma rede com dezenas de agentes.

Entender e oferecer respostas é parte da missão como empreendedores de ecossistemas de inovação do país. Nesses ambientes há ideias, startups, conhecimento, pessoas, e se respira inovação. Há potencial para apoiar empresas a encararem uma era onde praticamente tudo será exponencial. Empresas estão buscando esses ambientes ativos para desenvolver suas estratégias de inovação. Nos últimos cinco anos, diversas empresas se instalaram no Parque com esse fim, pois o contato com o ecossistema e os ativos intangíveis, baseados em conhecimento, encoraja as empresas a refletirem sobre sua atuação. Uma nova era está mais perto do que imaginamos, pressionada por uma visão cada vez mais exponencial. De educação, de trabalho, de negócios. Com pessoas e com criatividade, projetamos cada vez mais o transbordamento dessas iniciativas e conquistas do Tecnopuc para a sociedade.

Para os próximos anos, seguindo tendências mundiais de transformação de ambientes de inovação, vislumbramos ampliar o protagonismo da Universidade no campo da inovação e no desenvolvimento de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Atualmente, existem enormes ativos na área de inovação na capital e no estado e nosso desafio, pautado pelo posicionamento estratégico da PUCRS, é contribuir para articular todos esses atores em prol de uma visão comum: desenvolvimento por meio do empreendedorismo e da inovação.

*Diretor do Tecnopuc.


comentarios




Carla Mello

Impressionante! O Rio Grande do Sul como referência de inovação e empreendedorismo! Esse histórico mostra uma característica muito forte da região. PUCRS, parabéns por mais um projeto maravilhoso para o Sul do país!

Comentar

Adicione um comentário: