Economia a um software de distância

Tecnologia é aliada na redução do consumo de energia elétrica

Por Karine Menoncin

karine.menoncin@amanha.com.br

Tecnologia é aliada na redução do consumo de energia elétrica

Lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, computadores, equipamentos. Se há algo em comum entre esses aparelhos – e imprescindível para o funcionamento de uma empresa – é o consumo de energia elétrica. Somente na indústria ela representa mais de 40% dos custos de produção, segundo estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Entre os varejistas, essa despesa só não é mais cara do que a folha de pagamento. É o caso dos supermercados, onde o uso intensivo de refrigeração de alimentos deixa ainda mais salgada essa conta, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

De olho nisso, a rede de supermercados paranaense Rio Verde adotou um software para sistematizar a gestão de faturas, identificar os gargalos da instalação e auditar o controle das contas. A solução chama-se Beenergy, uma ferramenta que utiliza dados de infraestrutura, faturas de energia e hábitos de consumo, para simplificar o trabalho dos gestores. “O interessante da ferramenta é que ela já dá a sugestão de onde se tem que atuar para resolver algum tipo de situação específica. Conseguimos eliminar o excedente de reativo, mudamos nosso enquadramento tarifário conforme nosso perfil de consumo, ajustamos os contratos de demanda, que em algumas lojas estavam muito baixo e pagávamos o excedente, e em outras estava alto e consumíamos muito menos”, relata André Chiquio, controlador da Rio Verde. No primeiro mês de uso em cinco unidades da rede, houve uma redução de R$ 27 mil na fatura. Hoje, o sistema já foi empregado em todas as 11 lojas.

Foi essa solução que tornou a Beenergy uma das 100 startups brasileiras mais atraentes para o mercado, conforme o ranking "100 Open Startups”. O software foi desenvolvido pela catarinense Incuca, mais uma das jovens empresas de tecnologia que nasceram em Florianópolis. “A Incuca nos ajudou a transformar uma ideia em uma ferramenta. Antes, prestávamos consultoria utilizando planilhas. Agora, o nosso cliente tem acesso a esses dados de forma descomplicada”, afirma Gerson Ferraz, CEO da Beenegy. De pequeno a grande porte, a plataforma atende empresas do varejo, supermercados, redes de hotéis, bancos e outras companhias que operam em alta tensão. 

Voltado à energia sustentável, o SOL, app da Solution Energia, foi desenvolvido pela InCuca para dimensionar um sistema fotovoltaico com precisão, em menos de um minuto, baseado no seu perfil de consumo, além de calcular a emissão de CO2 que pode ser evitada. O aplicativo é pode ser usado em residências, empresas, indústrias e até mesmo nas áreas rurais.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: