Eis algumas profissões do futuro

Mercados pouco explorados criarão novos ofícios

Por Karine Menoncin

karine.menoncin@amanha.com.br

Minerador de dados será uma das profissões mais requisitadas no futuro

Automação, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas são conceitos nem tão novos, mas que possuem lugares cativos nesse período de transformações digitais. Assim como as companhias precisam se adaptar, os profissionais também devem ficar atentos às promissoras carreiras do futuro. A consultoria Cognizant apresentou um estudo que revela as atividades que surgirão com a abertura de mercados pouco explorados. “Todas as carreiras listadas nesse levantamento estão surgindo em uma época em que o valor comercial está mudando radicalmente. Algumas habilidades estão perdendo espaço no mercado enquanto outras são muito mais valorizadas”, comenta Ben Pring, vice-presidente da Cognizant e um dos responsáveis pelo estudo. Confira, a seguir, alguns dos ofícios.

Data Trash Engineer 
Trabalhará na mineração e refino de dados, a fim de encontrar informações que possibilitem retorno financeiro para as corporações.

E-Sports Arena Builder
Atuará no design de arenas para os fãs de competições profissionais de jogos eletrônicos.  

Haptic Interface Designer 
Usando a realidade virtual, proporcionará que os consumidores tenham interfaces táteis, sintam superfícies e texturas.

Juvenile Cybercrime Rehabilitation Counselor 
Será um conselheiro de reabilitação para jovens que cometerem crimes virtuais, ajudando-os a conhecer melhor seus talentos cibernéticos e redirecioná-los para carreiras que potencializem essas habilidades.

Smart Home Designer Manager 
Com o crescimento das smart homes, será necessário ter um profissional que trabalhe ao lado de arquitetos, engenheiros e clientes para desenhar casas inteligentes que ofereçam experiências tecnológicas integradas à estética e ao meio ambiente. 

Uni4Life Coordinator 
A Uni4Life será uma universidade focada em ensino personalizado. A base será uma plataforma de IA que montará os perfis dos alunos de acordo com dados em redes sociais. Caberá ao coordenador orientar os futuros profissionais.

Vertical Farm Consultant 
Plantações verticais e indoor são uma forma eficiente de produção e distribuição de alimentos em grandes centros urbanos. Esse profissional será responsável por localizar lugares para essa modalidade agrícola e treinar para sua operação.

Virtual Reality Arcade Manager 
Gerenciará as estruturas físicas de uma cidade para aliá-las à realidade virtual.

Voice UX Designer 
Criarão ferramentas de diagnóstico, algoritmos, protocolos linguísticos e técnicas de refinamento com o objetivo de criar assistentes de voz únicos e personalizados.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: