De Marlin a Andrea, a sucessão na Calçados Bibi

O Portal AMANHÃ traz os depoimentos dos dois protagonistas da mudança da segunda para a terceira geração

Por Eugênio Esber

eugenioesber@amanha.com.br

Andrea Kohlrausch assume a presidência da Calçados Bibi a partir de 25 de abril

Marlin Kohlrausch está em contagem regressiva para encerrar uma história de três décadas. No dia 25 de abril, a data em que a Calçados Bibi completará 70 anos, ele deixará o posto que assumiu em 1986, quando o país ardia em um cenário de inflação estratosférica e juros galopantes, como se dizia à época do Plano Cruzado.  A presidência passará a ser ocupada pela sua filha Andrea (foto), há 20 anos na empresa e desde 2012 sendo preparada, com os irmãos, para o dia em que a terceira geração deveria assumir as rédeas da fabricante de calçados infantis com sede em Parobé (RS). O momento chegou, e Marlin, autor de três livros sobre gestão empresarial com ênfase em inovação, senso de propósito e criação de marca, verá agora como funciona, na prática, um capítulo-chave para empresas familiares – a sucessão, pela ótica de quem passa o bastão.

E Andrea Kohlrausch, que vinha atuando com foco na expansão da marca dentro e fora do país (leia mais aqui), terá a tarefa de reeditar, com estilo próprio, o manual que o pai escreveu quinze anos atrás - “Você está preparado? Como sair na frente em um mercado em constante transformação” (Editora Gente, 2004). Era um tempo de pessimismo em setores da indústria brasileira submetidos à concorrência dos chineses, especialmente na área calçadista, e Marlin lançava sua estratégia de apostar em marca e design próprios e um estilo de liderança apoiado na construção de um senso de propósito ligado a causas da infância. “Nossas apostas serão na evolução de uma empresa centrada no cliente através da inovação”, anunciou Andrea ao Portal AMANHÃ (ouça o áudio a seguir). 

Parte destas tendências , que levaram a Bibi a adotar o conceito de palmilhas e calçados “fisiológicos” sob o slogan “natural como andar descalço”, deram a Marlin (pronuncia-se Marlín) a matéria-prima para outro livro, “O melhor calçado para seu filho – 60 anos de evolução no conceito de calçados para crianças” (Editora Gente, 2009).  Não deixa de ser curiosa a disposição de Marlin de divulgar sua receita de bolo para um público amplo, que inclui, naturalmente, a concorrência. Mas, de forma indireta, a dúvida está respondida neste vídeo em que Marlin tenta resumir os pontos de afirmação da Bibi durante o seu longo mandato. Para ele, o desafio da inovação é “ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou”.

Assista, a seguir, o vídeo com o depoimento de Marlin. 




comentarios




Valdir Fração

Parabéns, Marlinm, pelo sucesso da Bibi Calçados. Boa sorte, Andrea.

Comentar

Adicione um comentário: