Unicuritiba: referência em formação cidadã

A história da instituição une estima e dedicação ao magistério

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Unicuritiba: referência em formação cidadã

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A história da educação superior do Paraná ganhou um novo capítulo há 68 anos, com a fundação do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA –, referência nacional no ensino jurídico. Tradição e expertise técnica foram os elementos reunidos para cumprir a missão de educar para formar pessoas capacitadas e comprometidas com o desenvolvimento social. O curso de Direito do UNICURITIBA consolidou-se como modelo de ensino no estado, formando gerações de advogados, juristas, desembargadores, delegados, promotores e procuradores. Além dos milhares de alunos, o sucesso do curso pode ser mensurado pelas condecorações recebidas. Entre elas, todas as edições do Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil – o OAB Recomenda –, e também o destaque como o curso que mais aprova bacharéis nos exames da Ordem.

O reconhecimento é fruto de um projeto pedagógico que alia as experiências profissionais e práticas dos docentes com o conhecimento teórico. Para acompanhar o desenvolvimento de Curitiba, do Paraná e do Brasil, a instituição inovou e investiu na evolução dos métodos de ensino. Como resultado desse reposicionamento, o UNICURITIBA ampliou sua atuação para outras áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Animação, Design Gráfico, Design de Interiores, Jogos Digitais, Marketing e Psicologia. Atualmente, recredenciado com conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), conta com aproximadamente 6 mil estudantes, da Graduação à Pós-Graduação. 

A excelência na educação é possibilitada por uma infraestrutura completa de aprendizagem, composta por laboratórios de informática, comunicação social e design gráfico, design de animação e jogos digitais, construção civil, além de biblioteca, auditórios, praça de alimentação e estacionamento.

A instituição também dispõe de um Núcleo de Relações Internacionais, por meio do qual seus docentes e acadêmicos podem aderir a programas de intercâmbio em universidades estrangeiras conveniadas em Portugal, na Espanha ou no Canadá. Dessa forma, o UNICURITIBA estimula a interação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito internacional, e consolida sua política de formar profissionais com uma perspectiva global. O Centro Universitário Curitiba é mantido pela Administradora Educacional Novo Ateneu (AENA). 

Tradição no ensino
A história do UNICURITIBA começou em meados do século XIX. No ano de 1897, na capital paranaense ainda em crescimento, Elysio de Oliveira Vianna lançou o embrião da história da Administradora Novo Ateneu e deu início à relação da família Vianna com o magistério. A data marca a fundação do Colégio Vianna – pequeno estabelecimento que encerrou as atividades em 1904. Mais tarde, em 1925, Elysio, juntamente com seus irmãos, deu continuidade à sua obra e, em um sobrado na praça Osório, região central de Curitiba, criou o Ginásio Novo Ateneu. A qualidade do ensino era o alicerce que conduziria o Novo Ateneu a se tornar conhecido e conceituado. Na constante busca pela excelência, o estabelecimento obteve, em 1934, a autorização para cursos noturnos. Na época, o Novo Ateneu era a única escola do Paraná a possuir curso em horário alternativo. A iniciativa era o reflexo da preocupação da instituição em possibilitar o acesso ao ensino àqueles que necessitavam trabalhar durante o dia. Em 1943, em decorrência da reforma no ensino secundário brasileiro, a instituição passou de ginásio para Colégio Novo Ateneu. No mesmo ano, o fundador Elysio deixou a direção do estabelecimento. Logo, a entidade de ensino foi integrada à Administradora Educacional Novo Ateneu (AENA). O Colégio Novo Ateneu completou, em 2018, 93 anos de história e tradição. 

Seguindo o legado de pioneirismo e referência da família Vianna no ensino paranaense, em 1950 a AENA criou o primeiro curso de Direito noturno de Curitiba. Assim, em março de 1952, a Faculdade de Direito de Curitiba iniciou oficialmente suas atividades letivas. Um novo capítulo na história da instituição começou a ser escrito no final da década de 1990 com a formação das Faculdades Integradas de Curitiba e com a instalação de novos cursos de graduação representando uma inovação no projeto pedagógico implementado. Após 57 anos de sucesso no ensino da área jurídica, a transição total para Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA – aconteceu em 2007. Desde lá, o centro de ensino continua seu processo de transformação, ampliando a área de atuação. Atualmente, conta com 13 cursos de Graduação, entre bacharelado e superiores de tecnologia, além de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Em 2018, estreou mais uma novidade: a implantação da Pós-Graduação na modalidade EAD – Ensino a Distância.

Compromisso com a sociedade
Cumprindo sua missão de formar profissionais comprometidos com a sociedade, o UNICURITIBA busca articular o ambiente acadêmico com o cenário do mercado de trabalho. Para tal, dispõe de núcleos para que os alunos possam, em contato com a realidade, experimentar a prática profissional. Uma dessas iniciativas é o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), no qual, com a orientação de docentes e advogados especializados em suas respectivas áreas, os acadêmicos prestam atendimento à comunidade em que a instituição está inserida. O serviço de assistência judiciária gratuita disponibilizado vai desde a interposição da medida judicial até sua decisão final, além do acompanhamento dos processos em andamento.

Visando também a auxiliar na aprendizagem dos estudantes, o UNICURITIBA inaugurou, em 2016, o Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo. O primeiro projeto atendido foi a readequação do espaço administrativo, da área de descompressão e da academia esportiva da Fundação dos Funcionários da Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.

A interligação entre o ambiente acadêmico e o social é também estimulada no UNICURITIBA por ações em prol da responsabilidade social. Uma das campanhas promovidas pela instituição é a Inscrição Solidária, na qual todo o valor arrecadado com as inscrições do processo de vestibular é revertido para duas entidades do Paraná: o Hospital Erasto Gaertner e o Pequeno Cotolengo Paranaense. O Centro Universitário Curitiba também participa do Movimento Nós Podemos Paraná, propondo campanhas de arrecadação de livros, alimentos e roupas para casas de apoio a pessoas carentes.

Essas iniciativas comprovam a preocupação do UNICURITIBA não somente com a experiência adquirida por seus alunos dentro do ambiente acadêmico, mas com uma formação cidadã voltada ao ambiente social como um todo. Seguindo em busca de um ensino superior qualificado, bem estruturado, e que promova o bem-estar social, a instituição escreve seu futuro.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: