Teletex: integração pela tecnologia

Marca leva sua expertise a projetos em todo o mundo

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Unidade da Teletex, no Paraná

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Trazendo em seu nome a referência a um novo serviço de comunicação entre máquinas que revolucionaria o mercado, a Teletex nasceu em 1986, em Ponta Grossa. Na época, o telex eletrônico era uma tendência em escritórios de todo o país. Inicialmente, a companhia voltou-se para a comercialização desse inovador meio eletrônico, e também de um sistema de coleta de dados para ponto eletrônico. Logo, incorporou ao seu portfólio produtos de microinformática, ampliando o mercado de atuação. 

Acompanhando o período de rápidos avanços da tecnologia, já em 1991 – com apenas cinco anos de operação –, a Teletex consolidava seu espaço no nicho de mercado que se abria e negociava uma parceria comercial com a norte-americana Compaq no Brasil. Tal marco deu início ao processo de expansão que levou a companhia paranaense a se tornar uma integradora de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com o passar do tempo, a Teletex adotou como estratégia a ampliação de associações significativas com empresas globais e se especializou no desenvolvimento de projetos em infraestrutura de Tecnologia da Informação.

A expansão do mercado de tecnologia no Brasil levou a Teletex a investir na comercialização de toda a linha de equipamentos para atendimento corporativo da Compaq, antecipando-se ao crescimento do mercado interno. Apesar da alta demanda do segmento, que estava em pleno desenvolvimento, a companhia precisou enfrentar o desafio de convencer as empresas a respeito das vantagens da migração dos servidores de grande porte para ambientes cliente/servidor e da consequente utilização da tecnologia a seu favor. O mercado corporativo tornou-se o foco principal da empresa, sem deixar de atender o consumidor final com uma linha de equipamentos pessoais.

Com o conhecimento adquirido em equipamentos de informática, a companhia fortaleceu a sua atuação no segmento, incorporando a seu portfólio toda a linha de produtos da Cisco para o mercado nacional. A partir dessa aliança, a Teletex passou a contar com uma oferta completa de produtos, disponibilizando aos clientes desde produtos básicos, como computadores e impressoras, até redes e telefonia. De outra parte, a Teletex tornou-se uma referência em projetos de infraestrutura tecnológica, abrangendo desde comunicação integrada até soluções em data centers, conectividade, colaboração, analytics, serviços, educação e segurança da informação– disponibilizados através de tecnologias oferecidas no mercado internacional e focados em suprir as necessidades que acompanhavam o crescimento de seus clientes. 

Uma nova etapa na história da empresa foi marcada pela inauguração de uma moderna sede em Curitiba, no ano de 2009 – estrutura completa, que permitiu a gestão unificada dos negócios. Voltando os esforços para o seu crescimento, a Teletex permaneceu investindo em alianças tecnológicas – parcerias com Citrix, Dell, NetApp, TrendMicro e VMware, entre outras –, que agregaram novos produtos ao seu portfólio. 

Hoje, a Teletex tem abrangência internacional, com presença física em Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Miami (EUA). Atendendo ao setor governamental e corporativo, com foco em soluções de alta complexidade em infraestrutura de tecnologia da informação, a empresa figura como uma das maiores integradoras do Sul em projetos e soluções de tecnologia.

Qualidade e expertise para inovação
Para entregar soluções completas de integração tecnológica, a companhia conta com uma equipe multidisciplinar e disponível 24 horas por dia para seus clientes, por meio de monitoramento e service desk com níveis de serviços previamente acordados. Seu quadro de colaboradores é composto por arquitetos de soluções, engenheiros de soluções e estrategistas de negócios – todos altamente capacitados, com treinamentos internacionais direcionados ao mercado de TI.

A companhia investe continuamente em cursos e formação para seus colaboradores, visando à preparação para a constante atualização do mercado tecnológico. Com a oferta de especializações nacionais e internacionais nas áreas específicas do seu quadro pessoal, busca provocar a inovação em seus projetos, oferecendo aos clientes soluções eficientes e modernas. O investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores converge com o propósito da Teletex de, além de promover o seu crescimento, proporcionar oportunidades de evolução para a sua equipe.

Estar à frente das inovações do segmento, dada a complexidade dos projetos executados, é uma das metas da Teletex. A companhia realiza análises periódicas das tendências de mercado para seguir com a sua projeção de crescimento e desenvolvimento no mercado de tecnologia. Dessa forma, a empresa alcança, ano a ano, uma consolidação ainda mais forte nos segmentos em que atua, tornando-se referência enquanto integradora de soluções para infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Conectando o mundo
Em atualização contínua para acompanhar a evolução do mercado, a Teletex não perdeu os valores que nortearam sua criação. Excelência, integridade e sustentabilidade são os princípios presentes desde sua fundação. Com eles, a Teletex planeja a globalização da operação, sem perder a identidade já conquistada. 

O seu logotipo passou por uma atualização recente para caracterizar sua presença global e a sua ambição de sempre estar à frente dos desafios gerados no mercado dinâmico. Na reformulação, foi mantido o lettering original, sendo acrescentado à logomarca o ícone de dois globos entrelaçados – evidenciando tratar-se de uma empresa voltada para o mundo. A representação também simboliza o mundo do conhecimento dentro do mundo da tecnologia, ou seja, o know-how da Teletex – sempre atualizada e à disposição do desenvolvimento de empreendimentos exclusivos.

Com o reposicionamento de marca, a Teletex mostra aos clientes que o ambiente tecnológico em que está inserida pode ser replicado para o ambiente corporativo das suas empresas. Foi dessa forma, conectando o mundo, que a Teletex consolidou sua marca ao longo dos últimos 30 anos – e assim continuará pelo futuro, repleto de novidades.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: