Sistema Prever: construindo memórias

Associado tem direito também à assistência de saúde

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Com o plano de assistência funerária, o associado tem garantidos todos os cuidados para a cerimônia do velório

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A vida é uma construção de memórias, e o fim desse ciclo é um momento que traz múltiplos significados ao redor do mundo. Os mexicanos, por exemplo, comemoram o feriado de Finados com celebrações e homenagens às pessoas falecidas, sendo um dia de memória ao invés de luto. 

Para os judeus, dar pêsames aos familiares durante o velório não é uma expressão suficiente para amenizar a dor; acreditam que é melhor ficar em silêncio. Em diferentes culturas, as pessoas lidam com o falecimento de formas distintas, mas sempre com respeito e amor. 

E o principal objetivo do Sistema Prever é amenizar a dor da perda de um familiar, cuidando de todos os detalhes da cerimônia como um momento de homenagem, com respeito e dignidade. Pensando dessa forma, a empresa apresentou um novo conceito de atendimento funerário. 

Tudo começou com uma redação da filha do empresário Reginaldo Czezacki, que mantinha duas funerárias em Maringá, no norte do Paraná. Após escrever que o pai “vendia caixão”, foi corrigida pela professora, que alterou a palavra “caixão” para “colchão”. O episódio marcou Reginaldo, que começou a buscar alternativas para mudar o perfil de suas empresas – até então focadas no modelo tradicional de funerárias, que consistia basicamente na venda de urnas. 

A primeira ação do empresário foi construir um centro funerário para que os velórios não fossem mais realizados nas residências. Reginaldo entendeu que era preciso repensar o negócio e começou a estudar os planos funerários. Em Goiânia, conheceu o empresário Wilson Martins Marques, que também estudava o setor e se associou a ele. Assim, em 1999, começa a funcionar o Sistema Prever. 

Além do atendimento funerário, os sócios perceberam que era preciso oferecer serviços com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A partir de então surgiram a Cliniprev e a Farmácia Prever, e também o sistema 0800 para atendimento ao usuário. O Prever mantém uma ampla rede de parceiros, facilitando o acesso dos associados a serviços de saúde, como consultas médicas, tratamento odontológico, exames laboratoriais, apoio ortopédico e veículo para transporte especial de pessoas com dificuldades de locomoção. 

Esses benefícios fizeram com que o Sistema conquistasse associados em todos os municípios do Paraná e em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com atendimento funerário em todo o território nacional. Composto por uma dezena de empresas, o Grupo Prever emprega 650 funcionários diretos e faturou mais de R$ 110 milhões em 2016, com estrutura de mais de 20 centros funerários no Paraná, cemitério parque e crematório, além da Angelus Seguros, a seguradora do grupo.

Associados são peça-chave
Com o plano de assistência funerária, o associado tem garantidos todos os cuidados para a cerimônia do velório, organização da capela, preparação do corpo, traslado, ornamentação da urna, coroa de flores e outros itens que variam de acordo com o tipo de plano escolhido. Basta uma ligação para que a equipe do Prever cuide de todos os detalhes no momento do luto.

Prestando atendimento em diferentes cidades e com número expressivo de associados, a equipe passa por treinamentos constantes e está preparada para atender de forma eficiente, técnica e humanizada.

A tanatopraxia é uma prática realizada em vários países e foi disseminada no Brasil pelo Sistema Prever. Consiste em conservar o corpo por um longo período, fazendo com que os velórios possam ser realizados por mais de 24 horas.

Sem custos adicionais para o associado, a empresa disponibiliza, além do atendimento funerário, muitos outros serviços. A Cliniprev, fundada em 2006, oferece consultas em diversas especialidades médicas a preços acessíveis. Já na Farmácia Prever, o benefício pode chegar a 70% de desconto.

O plano inclui ainda o serviço de auxílio, como o de apoio ortopédico que empresta cadeira de rodas, de banho ou muletas por até 30 dias sem custo adicional. Outro benefício é o carro de transporte especial para pessoas com dificuldades de locomoção, confiado a motoristas capacitados e treinados. Com pré-agendamento, os veículos estão disponíveis para transportar os associados para a realização de consultas e exames e possuem maca e balão de oxigênio. Os associados também contam com descontos em clínicas, laboratórios e estabelecimentos comerciais conveniados.

Também faz parte do cuidado com os clientes o auxílio à saúde. Ao entrar em contato com a central de atendimento, buscando orientação médica por telefone para esclarecimentos breves a respeito de exames e medicamentos, o associado aguarda a ligação de um médico de plantão – ainda que o serviço não seja equivalente a uma consulta médica.

Expansão contínua
Após a abertura do primeiro crematório do grupo, em 2011, Maringá sediará, em breve, o primeiro cemitério vertical do Prever instalado no interior do Paraná. Além desse projeto, também está prevista a construção de um cemitério em Umuarama e a expansão massiva dos crematórios e capelas do grupo para todas as regiões do Paraná nos próximos cinco anos – inclusive em Curitiba, que deve receber a construção de capela e crematório e a instalação de unidades Cliniprev e Farmácias Prever.

A arca é o símbolo do grupo desde o começo das atividades. Inspirada na história bíblica de Noé, representa a segurança – uma característica sempre presente na filosofia da empresa. Pensando nisso, o Prever inaugurou, em 2017, uma nova modalidade de serviço, a comercialização de planos que incluem seguro contra acidentes pessoais por meio da Angelus Seguros, a seguradora do Sistema.

Inovação e expansão contínuas são a principal característica do Prever, seja com novos serviços, seja com o aumento da rede de associados e parceiros. Para os próximos anos, o grupo aposta em múltiplas frentes para continuar crescendo. 

As mudanças no modelo de negócio foram decisivas para o futuro da empresa. Hoje, o Sistema Prever está presente em cinco estados, com abrangência em todo o território nacional, e segue a filosofia do empresário Reginaldo Czezacki, oferecendo uma gama de produtos e serviços para os associados e suas famílias, baseados na confiança, na segurança e na eficiência.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: