Monitorar a rede pode trazer melhores resultados

Ela é a teia que abraça todos os aspectos de um negócio

Por Telium

Funcionário monitorando rede interna

Quanto mais empresas dependem da tecnologia para serem eficientes, mais o monitoramento de redes se torna o foco da preocupação da TI. Ele nada mais é do que a utilização de ferramentas, geralmente automatizadas, para acompanhar a performance de uma rede. A ideia é garantir um fluxo de dados o mais constante possível e disponível durante o máximo de tempo. 

No monitoramento proativo, a equipe de TI observa o sistema em busca de indícios de inconformidades tentando se antecipar aos problemas. Já na versão reativa, os profissionais elaboram um protocolo pré-definido para identificar a origem de algo errado e buscar uma solução rapidamente. Dificuldade de acesso, lentidão no uso de ferramentas on-line e indisponibilidade de sistemas são as anomalias mais encontradas. São tipos de disfuncionalidades que impactam direta e indiretamente na rotina de qualquer empresa. Por isso, responsabilidade de garantir a produtividade de todos os departamentos é da TI. E não é exagero, ainda mais no meio de nossa transição como mercado para a transformação digital. 

Hoje, uma boa rede é a teia que abraça todos os aspectos de um negócio. A Cloud Computing, por exemplo, oferece o uso de ferramentas que permitem uma gestão simplificada e mais capaz de se adaptar ao mercado. A capacidade de servidores remotos garante a entrega de produtos e serviços aos clientes de forma eficaz e satisfatória. E o uso da rede e da internet para o armazenamento de dados torna a companhia mais colaborativa e libera a produtividade de todas as áreas de seus limites físicos. Esses são apenas os exemplos mais aparentes do que um bom link de internet aliado ao bom gerenciamento da rede local pode trazer para um negócio. 

Mais ainda tem mais. Seja tempo ou recurso financeiro, uma rede de alta performance dá menos trabalho para gerenciar. O resultado disso é uma economia dos esforços da equipe de TI e no orçamento. Monitorar a rede com qualidade não é importante apenas para seu funcionamento geral, mas também para identificar possíveis brechas e ameaças ao sistema. Esse cuidado ajuda em duas pontas: primeiro, dá à equipe ferramentas para identificar e corrigir o que pode vir a ser um problema no futuro; por outro lado, permite a notificação imediata e ações rápidas quando o sistema for comprometido.

Em um cenário no qual a nuvem e a rede se tornam diretamente responsáveis pela produtividade, quanto mais disponível estiver a infraestrutura da TI para os outros departamentos, melhor. E essa importância, no fim, não é apenas para as vantagens que uma rede de alto desempenho traz para sua empresa. É também uma questão de não ficar atrás da concorrência em um mercado cada vez mais competitivo. Cuide sua infraestrutura, monitore sua rede de forma eficiente e armazene fôlego para essa corrida.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/7108/monitorar-a-rede-pode-trazer-melhores-resultados" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

A falta de orçamento para TI pode comprometer o negócio - Não é uma boa ideia economizar comprando equipamentos antigos

Como o setor de healthcare pode se proteger? - Segurança da informação é o grande Calcanhar de Aquiles da gestão hospitalar

Como superar 7 desafios da migração para a nuvem - Essa tecnologia requer muito planejamento

Nuvem privada: sua empresa já tem? - Esse modelo é baseado na contratação de um servidor remoto

O papel da TI na tomada de decisões - A tecnologia ajuda o gestor a escolher estratégias lucrativas

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: