O que você vai ser quando crescer?

Não existe uma idade certa para a escolha profissional

Por Bernt Entschev

Não existe uma idade certa para a escolha profissional

Em algum momento da infância, todos ouvem a mesma pergunta vinda de algum adulto, parente da família ou até mesmo de amigos mais próximos: “O que você vai ser quando crescer?”. A criança acaba lembrando e responde profissões que estão ao seu alcance, inspirando-se nos familiares. Embora despretensiosa, essa questão pode influenciar no futuro profissional. É melhor não pressionar a criança exigindo que tenha uma profissão específica, ou em casos extremos, jamais desmerecer uma possível resposta da criança. Se ela tem alguma aptidão, é melhor conversar sobre essas profissões de maneira lúdica dentro do universo infantil. O diálogo vai aguçar a curiosidade.

O apoio pode contribuir para que o adolescente tenha uma decisão mais assertiva quando chegar o momento. Porém, não se pode ficar afoito caso isso não ocorra e a decisão apareça lá na frente. Como consultor de carreiras, vi muitos casos assim e nem por isso essas pessoas deixaram de ser excelentes profissionais em suas escolhas ‘tardias’.

Destaco dois casos que aconteceram na minha própria família. Quando criança e adolescente, meu filho sempre quis ser médico. Formou-se em medicina e atuou com satisfação durante algum tempo. Mesmo consolidado na carreira, ele decidiu que era momento de trabalhar em outra área. Encerrou a carreira de médico e decidiu atuar na empresa do pai, onde atua hoje na área de recrutamento e seleção e também está satisfeito. Também tenho uma neta de 18 anos, que cursa Direito e Administração. Porém, ainda não definiu em qual área deve atuar. Certamente, com o seu histórico e a vivência universitária vai lhe dar o suporte para a decisão no momento certo.

Não existe uma idade certa para a escolha profissional. Tirando os poucos afortunados que já nascem sabendo o que querem fazer, essa decisão vai acontecer aos poucos na somatória de um conjunto de fatores como herança genética, influência da família e círculo de informação. Como adultos, o importante é sempre incentivar e apoiar a criança, o jovem e o adolescente a sempre procurarem informações sobre aquilo que lhe parece legal.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/7063/o-que-voce-vai-ser-quando-crescer" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

"Carnaval à vista" - Embora reconheça a exuberância da festa carioca, é para o eixo Recife-Olinda que se voltam meus afetos

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

A hora e a vez dos colaboradores - Pesquisa de AMANHÃ e GPTW em SC recebe inscrições até 5 de setembro

A necessidade de controlar a internet nas empresas - O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: