Jaguafrangos segue nutrindo a vida

Empresa conta com uma equipe dedicada e inovadora

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Linha de produção da Jaguafrangos

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.

No norte do Paraná, Jaguapitã é reconhecida pela fértil terra roxa que, na primeira parte do século passado, atraiu muitos imigrantes com o objetivo de produzir café e cultivar outros grãos. Hoje, o município tem na avicultura sua fonte de renda predominante e, no ramo alimentício, sua principal indústria.

Foi na pequena cidade que a Jaguafrangos foi fundada, em 1992, pelos irmãos Sidnei Donizete Bottazzari e Paulo Sergio Botazzari. Às margens da Rodovia PR-340, a empresa abriu as portas e, em 26 anos, tornou-se uma das maiores empresas brasileiras do setor avícola. De lá para cá, a produção inicial de 17 mil aves por dia foi multiplicada exponencialmente, até as atuais 650 toneladas de carne de frango. Da criação, passando pelo abate e pela comercialização, a Jaguafrangos conta com cinco filiais e dezenas pontos de venda por todo o Brasil.

Antes de o produto final ser embalado e distribuído, a linha de produção começa, literalmente, de forma embrionária. Com um sistema de produção totalmente verticalizado, a Jaguafrangos produz seus ovos férteis. O processo inicia-se no matrizeiro, localizado no município de Ortigueira, onde foi encontrado o maior filtro biológico existente no Paraná. Na cidade, até então virgem em avicultura, foi implantado um moderno núcleo de granjas para recria. Depois, em Jaguapitã, são produzidos 84 milhões de pintainhos por ano, o que representa cerca de 800 nascimentos a cada cinco minutos, graças aos mais modernos equipamentos de incubatórios do mundo. Para 2019, a previsão é expandir a incubadora a fim de aumentar a produção para 160 milhões de pintainhos ao ano. 

Hoje, aproximadamente 40% dos aviários da Jaguafrangos são próprios. Além da produção de ração para todo o plantel, a empresa também faz o processamento dos subprodutos, como vísceras e penas. Essa estratégia de negócio garante a segurança alimentar e a certeza de que o produto que chegará às mesas das famílias será de excelência.

Para entregar produtos de qualidade, a Jaguafrangos conta com uma equipe dedicada e inovadora. Ao todo, mais de 3 mil colaboradores se empenham na produção das milhares de toneladas de alimentos. A produtividade é reflexo dos constantes investimentos em segurança laboral a fim de proporcionar um ambiente propício para o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores. Cada integrante do time é valorizado por ser importante para fazer da Jaguafrangos uma das maiores companhias de alimentos do país. “A avicultura, além de manter o homem no campo, tem no agronegócio a maior geração de riqueza por metro quadrado de solo ocupado”, sublinha o diretor-presidente da empresa, Sidnei Bottazzari.

O sucesso não se restringe ao mercado nacional. Desde 2003, clientes de mais de 50 países – como Japão, Rússia e países do Oriente Médio e África – podem contar com os produtos da marca paranaense. Em setembro daquele ano, o primeiro carregamento para Hong Kong marcou o início da expansão internacional da Jaguafrangos, hoje certificada pelos mais rígidos controles, seguindo as regras APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), BPF (Boas Práticas de Fabricação), PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional) e, inclusive, adotando o Abate Halal – uma técnica de abate que torna o alimento permitido para o consumo de mulçumanos, conforme os Rituais Zabihah.

Expansão dos negócios
Já reconhecida no ramo alimentício, a Jaguafrangos diversificou seu catálogo de produtos e passou a entregar para os consumidores mais opções nutritivas e saborosas. Além de frangos inteiros e miúdos, também comercializa cortes especiais e aves já temperadas, além de embutidos. Hoje, esses produtos estão nas prateleiras dos supermercados e nas refeições das famílias de todo o Brasil.

A forte conexão com os clientes é outra marca da Jaguafrangos. Nesse relacionamento, é aplicada a mesma transparência que integra o gerenciamento da empresa. Tendo como princípio a parceria entre a marca e a clientela, a Jaguafrangos se dedica a oferecer qualidade e preço justo, aliados à pontualidade no cumprimento dos negócios. “Outro foco é a abertura de novos mercados, tanto no mercado interno quanto no externo. Para isso, fazemos investimentos em tecnologia em toda a cadeia produtiva, com o objetivo de aprimorar e criar novos produtos, processos e serviços”, declara Bottazzari. O reconhecimento é resultado do trabalho das diversas equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva.

Em um momento de reaquecimento da economia nacional, a meta de faturamento para 2018 é de R$ 1 bilhão. Os números são resultado de uma gestão qualificada, atenta aos mercados nacional e internacional, além da parceria de sucesso com produtores de 23 municípios em torno de Jaguapitã.

Dedicação além das fronteiras

Ética, transparência e inovação são valores que servem como uma bússola para a empresa. Isso norteia todas as iniciativas da empresa com o claro objetivo de tornar a marca Jaguafrangos a mais reconhecida pela qualidade e seriedade dentre as maiores do segmento em todo o território nacional e internacional. 

O compromisso com o desenvolvimento de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimentar é garantido através dos estudos laboratoriais, com diagnósticos constantes quanto à sanidade, análises sorológicas, micologia, virologia, parasitologia, antibiogramas, além da constante checagem da qualidade das rações.

Os laboratórios estão em constante atualização técnica e utilizam tecnologias de ponta, respeitando as normas e legislações. Monitorando o processo fabril, os laboratórios realizam pesquisas em todos os itens que fazem parte desse processo, da matéria-prima aos insumos, embalagens, equipamentos, até a chegada do alimento ao consumidor final.

Todo esse cuidado se encontra na construção do slogan da marca: “Sabor de família”. Aquela sensação de aconchego que só a comida caseira é capaz de proporcionar. É apostando nisso que a Jaguafrangos bateu as asas e se tornou uma marca forte dentro e fora do Brasil.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: