Irmãos Passaúra: juntos como uma família

Empresa protagonizou retomada do setor industrial paranaense

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Obra dos Irmãos Passaúra

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Mais do que alicerces para grandes ideias se tornarem realidade, a Irmãos Passaúra edifica relações baseadas em parceria, respeito, confiança, qualidade e compromisso. É assim com os seus clientes e com seus colaboradores, afinal são eles sua principal motivação para seguir com o trabalho de excelência reconhecido em todo o território nacional e internacional.

A história de sucesso da Irmãos Passaúra nasceu em novembro de 1987, em Curitiba. Nessa época, o Paraná já era um estado predominantemente urbano e vivia a consolidação do seu parque industrial, mesmo em um momento de estagnação da economia e inflação acelerada. Nesse cenário, a Irmãos Passaúra foi uma das protagonistas da retomada do setor industrial paranaense, oferecendo soluções para as indústrias de papel, celulose, química, petroquímica e sucroalcooleira que estavam em ascensão.

Além da montagem e reparos de caldeiras, tanques, tubulações, estruturas metálicas, máquinas de papel e serviços de soldagem em geral, surgiu com a missão de fazer intervenções mecânicas, elétricas e de instrumentação de excelência a fim de contribuir para o sucesso dos seus clientes. Com a dedicação e honestidade sempre empregadas em cada projeto que se empenha, a Irmãos Passaúra se transformou numa referência, especialmente no segmento de Celulose e Papel, onde participou de todos os grandes projetos do setor ocorridos nos últimos anos, no Brasil e no exterior.

Em uma área de 20 mil m², localizada estrategicamente próxima ao anel viário da capital paranaense, a sede da empresa abriga os departamentos estratégicos e a coordenação de logística de pessoas e equipamentos, áreas fundamentais para o alto desempenho. A Irmãos Passaúra também conta com uma planta de 3,6 mil m², localizada no município de Otacílio Costa, em Santa Catarina. Essa filial ganhou mais espaço em 2010 e passou a operar com uma logística de ponta para o setor industrial. Hoje, dispõe de um centro especializado de pré-fabricação de equipamentos e industrialização de tubulação, estruturas e suportes. Ao todo, uma área de 30 mil m² é destinada à estocagem de materiais de seus clientes.

Mesmo com mais de 2 mil colaboradores distribuídos em todo o território nacional, a empresa preserva o sentimento de família, onde todos são unidos em torno de uma visão comum, trabalhando em conjunto e tendo confiança uns nos outros. Diversas atividades são desenvolvidas para engajar os trabalhadores, como os Encontros de Conscientização e Motivação, treinamentos, reuniões comemorativas e agraciamentos aos colaboradores com mais de dez anos de dedicação à Irmãos Passaúra.

Múltiplas soluções 
Com mais de 30 anos de história, a Irmãos Passaúra se reestruturou para adequar suas atividades, separando-as por segmento. Desde dezembro de 2009, distingue sua atuação em três linhas de trabalho: montagem e manutenção industrial; locação de equipamentos e agronegócios.

No segmento de montagem e manutenção industrial, a empresa é lider de mercado no setor de papel e celulose e na contrução de novos projetos e plantas industriais de curta, média e longa duração. Entre seus grandes projetos, estão as fábricas da Suzano, Abengoa, Lwart Lwarcel Celulose, Klabin e Rigesa. O rígido e eficiente controle de qualidade da empresa busca a melhoria contínua por meio de diversos procedimentos de qualificação de profissionais que oferecem soluções customizadas a cada novo projeto. É certificada pela ISO 9001:2015, norma que mede os padrões de qualidade dos processos e da prestação de serviços ao cliente. Foi eleita cinco vezes a “Melhor Empresa de Manutenção”, mais importante premiação da indústria de celulose e papel criada pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) para prestigiar e reconhecer os fabricantes e fornecedores mais respeitados pelos seus clientes no mercado.

Na área de locações, a Passaúra oferece equipamentos modernos e de alta tecnologia. Com um parque de máquinas completo, a empresa conta com equipamentos como guindastes para o içamento de 50, 80, 120, 135, 500 e até 750 toneladas, além de empilhadeiras e dos serviços de remoção industrial com macacos hidráulicos, tartarugas e transporte de carretas, cavalos e caminhões. Também disponibiliza profissionais capacitados para a execução de planejamentos virtuais e planos de rigging (estudo detalhado e formalizado de cada movimentação de carga com guindaste). Entre seus principais clientes estão marcas como Eldorado Brasil, Iguaçu Celulose e Papel, Tafisa, Vale, Yara, Bunge, Grupo Votorantim, Raízen e Masisa. 

Finalizando o tripé de segmentos da Irmãos Passaúra está o setor de agronegócio, mais nova incursão da empresa para diversificação de atividades. Através da Passaúra & Fernandes, investe no agronegócio em diversas regiões, incentivando o cultivo agrícola e contribuindo para o desenvolvimento de localidades do interior do país.

Bem-estar dentro e fora da empresa
Com 30 anos de trajetória, a Irmãos Passaúra pode se orgulhar de uma história de sucesso, construída com muito trabalho baseado nos princípios de união familiar, ética, honestidade e respeito aos seus colaboradores, parceiros e fornecedores. 

Entre as principais atuações da empresa está a preocupação com a preservação ambiental. Um de seus projetos sustentáveis é o Plano de Gerenciamento de Resíduos, que destina corretamente todos os resíduos produzidos pelas operações da Irmãos Passaúra. Sempre assistida por um responsável técnico, a empresa certifica-se de que os parceiros que farão o descarte são certificados e estão de acordo com todas as licenças ambientais.

No âmbito socioeducativo, a Irmãos Passaúra realiza atividades nas comunidades onde está inserida. Dessa forma, impulsiona o desenvolvimento regional e transforma a realidade social. Com um comitê especialmente criado para cuidar disso, a empresa engaja colaboradores de todos os setores em projetos que incentivam a inserção social, educação, saúde e serviço social. Entre os projetos e comunidades assistidas, estão a Associação de Apoio à Criança e Adolescente Especial (AMAE), de Curitiba (PR), a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), de Itaperuçu (PR), e duas instituições em Otacílio Costa (SC), a Biblioteca da Escola Básica Municipal Marechal Rondon e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Em todos os caminhos que a Irmãos Passaúra traça, fica uma rota de sucesso sustentado pelo comprometimento, honestidade, melhoria contínua e responsabilidade com colaboradores, clientes, meio ambiente e comunidade.


comentarios




Geovani de Souza França

Tive o privilégio de fazer parte desta grande empresa por quase seis anos. É uma empresa que pensa nos seus colaboradores e os respeita.

Comentar

Adicione um comentário: