Uma história repleta de pioneirismo

Pátio Batel é um exemplo da ousadia do Grupo Soifer

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Pátio Batel é um exemplo da ousadia do Grupo Soifer

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A inovação atrelada a valor e respeito ao ser humano serve como base ao Grupo Soifer, uma empresa orgulhosamente curitibana que começou a escrever sua história na década de 1960 e hoje trabalha em cinco segmentos diferentes. Com esse alicerce, soma hoje mais de 2,2 mil colaboradores que levam desenvolvimento a várias regiões do país.

Seu portfólio de negócios contempla shopping centers no Paraná, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. O Grupo atua também nas áreas de logística, reciclagem, agronegócios e turismo, sendo gestor de dois patrimônios tombados pela Unesco – o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha –, além do Complexo das Paineiras, Cristo Redentor e AquaRio, no Rio de Janeiro, e do Marco das Três Fronteiras, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Do patinete ao sucesso

Aos sete anos, motivado pelo sonho de comprar um patinete, o visionário Salomão Soifer conseguiu emprego como carregador de malas na Estação Rodoferroviária de Curitiba. O espírito empreendedor já dava mostras: combinou com hotéis da região comissões por todo hóspede por ele encaminhado. E com apenas dez anos começou a trabalhar na joalheria de seu cunhado.

Já formado advogado, em 1955 Salomão decidiu defender uma causa confusa envolvendo a disputa de um terreno entre herdeiros, com o trato de que, se a causa fosse ganha, ele teria preferência de compra. Salomão venceu a disputa e, assim, adquiriu o terreno, dando início a uma bem-sucedida trajetória no setor imobiliário.

O Grupo Soifer iniciou sua constituição em 1965, até tornar-se a holding que mais tarde congregaria todos os negócios da família. Sempre inovando, em 1983 o empresário fundou o primeiro shopping do Paraná, o Shopping Mueller, em Curitiba. Seu projeto arquitetônico revitalizou o prédio de uma fundição centenária no Centro Cívico, região que concentra as unidades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, tanto do estado como do munícipio de Curitiba.

Em 1984, o Grupo Soifer entrou como sócio no Shopping Rio Sul, o primeiro do Rio de Janeiro, alterando a relação de compra do carioca e dos visitantes de todas as partes do país e do mundo.

Novo milênio, novos rumos
Na virada dos anos 2000, o Grupo Soifer ingressou no setor de turismo e iniciou a gestão da estrutura turística do Parque Nacional do Iguaçu, ajudando a elevar o patamar de oferta de serviços e infraestrutura para o visitante. Dez anos após o início das operações no parque, a empresa tornou-se referência no setor – prova disso é a escolha da gestão local como modelo a ser seguido por outras áreas de conservação no Programa Parques do Brasil, do governo federal, em 2010. Mas o êxito no cumprimento de sua missão e objetivos vai além dos números na bilheteria e do reconhecimento federal. O sucesso pode ser percebido diariamente na relação com a comunidade e no contato com os turistas.

Em 2011, com a expertise adquirida em Foz do Iguaçu, o Grupo Soifer iniciou também a gestão da área de visitação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, visando à transformação do local em referência internacional de ecoturismo.

Já no ano seguinte ampliou sua atuação no turismo com a gestão do Complexo das Paineiras, no Rio de Janeiro, principal estrutura de acesso ao Cristo Redentor. Inaugurado em novembro de 2016, no Rio de Janeiro, o AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul, e hoje apresenta mais de 4 mil animais de 300 espécies diferentes em um modelo de exposição moderna e multifuncional que combina educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura para a cidade. O complexo conta com 26 mil m² de área construída e 28 recintos que formam o circuito de visitação. Logo no início do passeio, o visitante tem contato com ambientes variados da vida marinha, como praia arenosa, seres marinhos perigosos, costão rochoso, cardumes e tubarões bebês. A grande surpresa fica por conta do grande tanque oceânico, que tem 7 metros de profundidade e comporta 3,5 milhões de litros de água salgada.

Diversidade nos negócios
O Grupo Soifer também se tornou investidor do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Com investimento sistemático desde 1998, quando foi inaugurado, o Grupo colaborou para transformar o terminal em referência internacional, sendo considerado um dos portos mais modernos da América Latina. Ligado aos grandes eixos ferroviários e rodoviários, o Porto de Paranaguá é um importante corredor de escoamento da produção agrícola do Brasil e do Mercosul, bem como um dos portos mais completos e modernos do país para a recepção de cargas em contêineres de qualquer lugar do mundo.

Sempre pensando à frente, em 2005 o Grupo inaugurou o Shopping São José, o primeiro da região Metropolitana de Curitiba. Aos 80 anos, o fundador do Grupo Soifer inaugurou ainda o Pátio Batel, seu quinto negócio de shopping centers, trazendo para Curitiba um novo conceito de compras com mais de 50 marcas inéditas na região Sul do Brasil, e projetado para oferecer uma nova experiência de consumo guiada pela diversidade e pela universalidade de opções.

Toda a singular magia do Pátio Batel pode ser explicada pelo mall que reúne marcas internacionais, nacionais e locais, aliadas a uma prestação de serviços de lazer, entretenimento e cultura que atende a um estilo de vida contemporâneo, no qual o uso do tempo e a comodidade são luxos essenciais. E tudo isso com alto padrão de qualidade no atendimento que agrada aos clientes.

Pautado pela paixão por cavalos, Salomão criou o Haras Springfield, com sede em Tijucas do Sul (PR). Especializado na criação de Puro Sangue Inglês (PSI) para competições, trata-se também de  um verdadeiro refúgio familiar. Contando com um competente time de profissionais, o principal astro do empreendimento foi o cavalo Amigoni, filho de um dos maiores reprodutores mundiais, Danehill.

Com a marca da qualidade à frente de qualquer segmento onde escolha atuar, o Grupo Soifer segue escrevendo sua história.


leia também

25 anos: do tubo de alumínio aos componentes - O aumento do portfólio da Arotubi ocorreu naturalmente

A jovem gigante DINAMIK Rental - Empresa do Grupo Cargo ganha mercado a cada ano

A marca que entende a mulher brasileira - Recco, de Maringá, nasceu como um pequeno ateliê

A Multiloja está presente em todos os lares paranaenses - Rede se tornou uma das maiores varejistas do estado

Alcast: um grupo, duas grandes marcas - A produção da Panelux ganhou forma no ano 2000

BBM Logística: na estrada do futuro - Empresa tem 4 mil veículos em operação em todo o país

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: