A jovem gigante DINAMIK Rental

Empresa do Grupo Cargo ganha mercado a cada ano

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Centro de Distribuição da DINAMIK Rental

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Novas empresas podem surgir a partir de grupos consolidados. É uma forma de criar marcas emprestando a credibilidade de nomes já conhecidos no mercado. Esse é o caso da DINAMIK Rental, criada em 2014 pelo Grupo CARGO, para ser o braço do grupo voltado ao segmento de rental (locação). Foi um casamento perfeito: a experiência de quase duas décadas da CSI CARGO – outra empresa do Grupo CARGO também sediada no Paraná – com a nascente empresa, que já começou grande, constituindo-se como uma das maiores empresas de rental do Sul.

Também há casos de empresas que crescem rápido demais e entram em declínio. Não é o caso da DINAMIK. Pode-se dizer que a empresa é uma jovem gigante já que, sem ter completado uma década de existência, conseguiu números que muitas estabelecidas no segmento demoraram a atingir. Atualmente, as receitas geradas pela DINAMIK correspondem a 30% do faturamento anual do Grupo CARGO no Brasil.

Especializada no segmento de locação e venda de equipamentos de movimentação e armazenagem e outsourcing de serviços de manutenção, a empresa atua em diferentes segmentos, como metalurgia, embalagens, alimentos e bebidas, varejo e automotivo. Foi com este último que a empresa conseguiu seu primeiro grande contrato, logo no começo de suas atividades, ao acordar com a Renault do Brasil a locação de máquinas, fornecimento de peças, manutenções corretivas e preventivas e gestão de salas de baterias. Além da montadora, a DINAMIK atende clientes como BRF, Volkswagen, AAM do Brasil, Bombril, Nissan e Atlas Schindler, fortalecendo ainda mais seu papel de desbravar mercados para a companhia. Foi o caso da Bombril, para quem a empresa prospectou o fornecimento de equipamentos de movimentação e terminou abrindo caminho para que a CSI CARGO assumisse a operação logística do centro de distribuição, localizado em São Bernardo do Campo (SP). 

Sediada em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, a DINAMIK possui 120 colaboradores e uma receita de R$ 50 milhões ao ano, atuando principalmente no Sul, Sudeste e Nordeste do país. Em suas operações, aplica o conhecimento do grupo argentino, especializado em logística, ao segmento de rental nos estudos de dimensionamento de frota, no desenvolvimento do trabalho focado em processos e na aplicação de tecnologia para a gestão da informação na manutenção e performance dos equipamentos.

Mais que uma locadora
A DINAMIK Rental trabalha com locação de equipamentos de movimentação de materiais, como empilhadeiras, rebocadores, acessórios e equipamentos especiais, além de realizar serviços de assistência técnica e gestão de sala de baterias e contar com um estoque de mais de 3 mil itens em peças de reposição e acessórios. A empresa oferece toda a gama de equipamentos, de variados tamanhos e tipos, adequados às necessidades de cada cliente e planta industrial, possuindo frota de 970 equipamentos de movimentação de materiais.

Além da locação, os equipamentos seminovos da própria frota da DINAMIK, de diferentes proporções e gêneros, passam por uma rigorosa avaliação antes de serem comercializados para a melhor performance, a preços acessíveis e compatíveis com o mercado.

Inovação é uma das principais metas da DINAMIK em seu conceito de negócio, contando com o apoio da CSI CARGO e com sua Fábrica de Softwares, que produz e desenvolve sistemas customizados in house. Pensando nisso, a DINAMIK desenvolveu um sistema próprio de gestão de frotas, o GEAR, para gerenciar as manutenções preventivas, preditivas e corretivas de seus equipamentos, realizar checklist eletrônico dos equipamentos e controlar suas peças de reposição, permitindo também o acompanhamento on-line da frota.

A DINAMIK também oferece o sistema de telemetria, por meio de um software inovador criado dentro da DINAMIK Rental. Ele permite que, com apenas login e senha, o cliente consiga gerenciar e ter acesso a informações da frota, como histórico de manutenções, disponibilidade do equipamento, sensor de temperatura, alarme para excesso de peso e velocidade, arranque brusco – ou seja, qualquer fator que possa representar dano ao equipamento. Na ocorrência de qualquer imprevisto, o gestor recebe imediatamente um SMS ou e-mail informando a ocorrência. O sistema também dispõe de um painel gerencial com os principais indicadores de performance do equipamento e dos operadores, gerando aos clientes um suporte de informações para tomada de decisão.

Para reforçar a qualidade de seu portfólio de equipamentos e produtos e mantendo-se fiel ao seu espírito inovador, a DINAMIK, desde 2017, vem oferecendo aos seus clientes tecnologias de vanguardas como os equipamentos de movimentação elétricos alimentados por bateria de litium, que possibilitam recargas rápidas, um reduzido custo operacional e evitam o investimento em salas de baterias e seu respectivo custo de gestão, além, é claro, da comprovada eficiência ambiental que é inerente a esse tipo de equipamento.

A DINAMIK analisa seus métodos e faz a medição de suas operações por meio da gestão de indicadores, baseando suas ações em índices de desempenho, entre eles: tempo médio entre falhas, tempo médio de reparo, disponibilidade efetiva, tempo médio de utilização, custo por equipamento e índice de retorno de serviço. 

Além da locação e venda de empilhadeiras, os serviços de assistência técnica são outro pilar da empresa. A DINAMIK tem parceria com os principais fabricantes de equipamentos de movimentação e todos os seus técnicos são treinados pelas próprias fábricas, o que permite manter um atendimento técnico de alto nível e com um tempo de resposta sem igual no mercado.

Crescimento rápido
Em meio à recessão, a DINAMIK foi uma das poucas empresas a crescer no setor – avançando mais de 50% ao ano desde sua fundação, em 2014 – trabalhando sempre com clientes com o mais alto nível de exigência técnica e de performance. Com a crise, muitas empresas resolveram diminuir os custos com frota, e a DINAMIK, ao oferecer seus serviços, permitiu aos clientes alocarem recursos e investimentos em outras áreas diretamente relacionadas ao seu core business. Esse fenômeno se deve ao fato de que a companhia segue perseguindo um conceito: ser reconhecida como uma empresa de rental que fornece uma solução integral, inovadora e eficaz para as necessidades específicas de cada cliente. 

Uma palavra que pode ser associada à empresa é capacitação. A DINAMIK mantém profissionais treinados e especializados para atender seus clientes com total excelência, mais um conceito transmitido pela experiência do Grupo CARGO. Para padronizar os serviços, a empresa coordena o treinamento e a capacitação de suas equipes de manutenção, além de manter uma parceria ativa com todos os fabricantes de equipamentos.

Os colaboradores da DINAMIK são orientados nesse sentido. Independentemente do tipo de negócio, a companhia busca oferecer a melhor solução, o que tem início em estudos para a definição da frota, planejamento para manutenção dos equipamentos e dimensionamento da estrutura de manutenção  para o suporte adequado de cada operação. 

Sempre em crescimento, a DINAMIK Rental segue a trajetória para tornar-se uma das grandes empresas de rental do país. Esse crescimento vem acompanhado do cuidado com o cliente, da expertise de sua equipe e do know-how do Grupo CARGO. Por isso, mais que uma locadora de empilhadeiras, a DINAMIK é referência em inovação. A jovem gigante ainda vai empilhar muitas histórias para contar.


leia também

25 anos: do tubo de alumínio aos componentes - O aumento do portfólio da Arotubi ocorreu naturalmente

A marca que entende a mulher brasileira - Recco, de Maringá, nasceu como um pequeno ateliê

A Multiloja está presente em todos os lares paranaenses - Rede se tornou uma das maiores varejistas do estado

Alcast: um grupo, duas grandes marcas - A produção da Panelux ganhou forma no ano 2000

BBM Logística: na estrada do futuro - Empresa tem 4 mil veículos em operação em todo o país

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: