Desenvolvendo soluções em logística

CSI CARGO tornou-se referência nacional no setor

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Caminhões da CSI CARGO

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Fazendo divisa com Paraguai, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina, o Paraná sempre atraiu investimentos pela sua localização estratégica. Ao estado, porém, faltava diversificar os segmentos de negócio da economia local. A geada que devastou os cafezais do interior paranaense em meados dos anos 1970 serviu de lição: a diversificação seria a melhor receita contra as adversidades, já que o principal motor da economia paranaense – a agropecuária – poderia ser bruscamente atingido pelas mudanças climáticas, como ocorrera com os cafeicultores.

Pensando nisso, o governador Jaime Lerner criou, em 1995, a primeira política industrial do estado: o Novo Regime Automotivo, que previa a criação de um polo da indústria do setor na região Metropolitana de Curitiba. Em troca de isenção fiscal e investimentos em infraestrutura, o governo incentivava a instalação de multinacionais automotivas no território paranaense.

A história da CSI CARGO começa no momento em que a montadora norte-americana Chrysler chega a Campo Largo, na região Metropolitana de Curitiba, em 1998. O objetivo era repetir em solo brasileiro a mesma trajetória de sucesso já concretizada na Argentina com uma parceria de operação logística.

O Grupo CARGO, do qual a CSI CARGO faz parte, tem sua origem na Argentina e começou sua história no início dos anos 1980 como uma empresa de Transporte Express, a EXPRESO CARGO. No início dos anos 1990, foi criada a CARGO S.I.S.A., um operador logístico, que começou a brindar serviços relacionados à logística industrial e de comércio, como outsourcing de operações logísticas, armazenagem, fabricação de embalagens, distribuição, transporte just in time, door to door, entre outros.

A atividade de operador logístico, no final dos anos 1990, era exercida por poucas empresas no país. Concorrendo com players mundiais do setor, a CSI CARGO foi uma das primeiras empresas com essa característica no país. Foi a partir dessa posição pioneira, unindo sua vasta experiência em logística trazida de sua matriz na Argentina a um forte conhecimento da cultura local que a companhia se consolidou como a maior do setor no Paraná e como uma das maiores no mercado brasileiro.

Com um faturamento superior a R$ 100 milhões por ano e empregando mais de mil funcionários, a empresa expandiu sua atuação nos últimos anos, atendendo não apenas ao setor automotivo, mas também aos segmentos de construção civil, alimentos, linha branca e produtos de limpeza e higiene. Hoje, a CSI CARGO possui seu HeadQuarter em São José dos Pinhais (PR) e bases de operação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, sendo que na Argentina seu HeadQuarter está em Córdoba, com bases de operação nas províncias de Buenos Aires, Tucumán e Santa Fé. 

Excelência em logística
A CSI CARGO sempre se caracterizou por atender seus clientes com excelência, conceito presente inclusive na missão e nos valores da empresa. O reconhecimento pelos bons serviços prestados veio rápido: com apenas um ano de atividade, a empresa recebeu o ISO 9001, norma internacional de gestão de qualidade. Grandes marcas como Renault, Whirlpool, Atlas Schindler, Bombril, Volkswagen, Cooperativa Agrária e Nokia, entre outras, são clientes da CSI CARGO, que mantém serviços customizados e especializados para atender a cada empresa da melhor forma. Para manter a carteira de clientes, a empresa busca um elevado padrão técnico e operacional em suas atividades, treinando os colaboradores dentro de um sistema operacional com conceitos de housekeeping e Melhoria Contínua, garantindo, dessa forma, a polivalência funcional. 

Em permanente busca pela excelência e perfeição, a CSI CARGO tem como um de seus principais pilares de inovação o desenvolvimento de softwares relacionados à logística. Para tanto, a empresa dispõe de um Departamento de TI altamente especializado em logística, que unido a grupos de trabalho multidisciplinares, desenvolve sistemas e soluções customizadas para atender às necessidades dos clientes.

Com o know-how adquirido ao longo de sua existência, a CSI CARGO é um operador logístico com foco em agregar valor aos seus serviços e aos seus clientes através da aplicação da inteligência. Para tanto, oferece como principais atividades no seu portfólio de serviços o outsourcing de operações de logística industrial e de comércio, consultoria logística, serviços de armazenagem para terceiros em instalações próprias e transporte. 

No que se refere ao outsourcing de operações de logística industrial e de comércio, a CSI CARGO se destaca pelo altíssimo índice de comprometimento e envolvimento com seus clientes, brindando a estes um serviço altamente especializado e de valor agregado. A consultoria logística busca atender às necessidades específicas de cada cliente, do desenvolvimento de layouts, desenho e construção de meios de transporte de materiais (facilidades) ao desenvolvimento de fluxos logísticos de recebimento, armazenagem e abastecimento de linhas de produção e gestão de embalagens retornáveis. Os serviços de armazenagem externa brindados em armazém próprio garantem flexibilidade aos clientes, com padrões internacionais de gestão de estoque, inventários, proteção e preservação dos produtos. 

Na atividade de transporte, a empresa desenvolve projetos sob medida e utiliza frota equipada com rastreadores, podendo ser acompanhada on-line pelo cliente. Em parceira com a EXPRESO CARGO, também é oferecido o transporte entre Brasil e Argentina. Com forte atuação nos dois países, o Grupo CARGO proporciona a grandes grupos econômicos soluções que garantem a Padronização Operativa Regional, cada vez mais exigida.

Construindo carreiras
Como operador logístico, a CSI CARGO é uma empresa prestadora de serviços e como prestadora de serviços seu maior capital é o capital humano. Para valorizar esse ativo tão importante, a empresa adota como políticas de gestão de pessoas o reconhecimento dos valores, privilegiando sempre a promoção interna, treinamentos de aspectos operativos e áreas correlatas como logística e qualidade, e, acima de tudo, o respeito pela pessoa.

Ensinar faz parte do DNA da empresa, e isso se traduz na criação de programas como a Universidade Corporativa da CSI CARGO (UNICARGO), que realiza programas de treinamento contínuo para os colaboradores – mais de 80 horas por ano. A empresa também possui um programa de incentivo à educação, contando com curso de idiomas e parcerias com instituições de ensino técnico e a distância. Colocando na prática as ações desenvolvidas no cotidiano da empresa, a Escola de Destreza Profissional é um espaço de simulação dos processos logísticos realizados em uma operação. Os operadores de empilhadeira e rebocador são formados também dentro da empresa, em uma pista de simulação com estrutura utilizada nas bases operativas.

Solidez e qualidade sempre foram dois adjetivos associados nas duas décadas de história da CSI CARGO. Nesse curto período de tempo, a empresa ampliou seus serviços e mercados de atuação, apoiando-se sempre nos pilares da excelência e inovação, de forma a consolidar uma marca única no segmento onde atua. Tudo isso sempre pelo mesmo objetivo: construir relações de negócios duradouras, buscando satisfazer as necessidades de seus clientes e colaboradores. É o que sua história comprova.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: