CEABS Serviços: inovação e segurança

Empresa tornou-se referência em rastreamento de bens

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Unidade da CEABS Serviços

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Em 2009, o empresário Jorge Bau resolveu aplicar o conhecimento e toda a experiência – adquiridos após uma década à frente de uma empresa de soluções de segurança e rastreamento para transportes de veículos e cargas – em um projeto inovador, que aliava soluções de tecnologia, telemática e segurança, desenvolvendo um departamento de rastreamento e monitoramento de veículos, junto a empresa Consilux. Em 2011, apostando no crescimento do mercado a partir da possibilidade de implantação da lei que obrigaria as montadoras a instalar equipamentos antifurtos nos veículos, foi fundada a CEABS Serviços , com a participação do grupo Europ Assistance Brasil (EABR), que dois anos depois viria a adquirir o controle total da companhia.

Na vanguarda do segmento, além das soluções de monitoramento, rastreamento e recuperação de bens, a CEABS viu na telemática uma oportunidade de se diferenciar da concorrência e aumentar seu market share. Em pouco tempo, tornou-se uma das maiores empresas do setor, desempenho que resulta da constante inovação em produtos e soluções, da eficiência dos sistemas oferecidos e da ampliação das parcerias – seguradoras, locadoras, transportadoras, embarcadores e gerenciadoras de risco. “Nossa preocupação é com a prestação do serviço, não com a venda do produto. Por isso, diferentemente dos concorrentes, investimos no pós-venda e na qualidade do serviço”, explica Bau, presidente da empresa. 

A CEABS oferece um portfólio completo e inovador de produtos e serviços de rastreamento e recuperação de veículos e cargas, além de soluções de telemática. A inovação é um dos principais diferenciais da empresa, que, recentemente, criou a maior rede de radiofrequência do país, assegurando o monitoramento e rastreamento de qualquer objeto em todo o território nacional. A comunicação é híbrida, via GSM e radiofrequência, e os equipamentos são compactos e autônomos, com baterias de longa duração. Graças a essas e a outras tecnologias, a CEABS já recuperou cerca de R$ 1 bilhão em bens desde a sua criação, em 2011.

Em 2017, a companhia lançou dois produtos inovadores: o Carga Dual, equipado com duplo chip, que permite a comunicação por meio de duas operadoras de telefonia de celular diferentes; e o Carga Dual Satelital, que proporciona também o monitoramento por meio de satélite. Voltados para a gestão de frotas, otimizam a logística e aumentam a segurança dos veículos e das cargas, implementando de forma completa e embarcada os planos de gerenciamento de risco. Essas soluções podem se completar com a isca de carga, dispositivo discreto que é colocado na carga e oferecido nas modalidades descartável e reutilizável. As soluções CEABS de gestão de frotas proporcionam aos clientes o controle total sobre seus ativos e empregados, melhorando o desempenho operacional, diminuindo os riscos relativos a furtos, roubos e mau uso dos equipamentos e otimizando a logística.

Outro diferencial da empresa é a robusta infraestrutura que lhe permite prestar serviços aos clientes em todo o território nacional com agilidade e eficiência. Na sede em Curitiba, o call center dispõe de 150 posições de atendimento simultâneo e conta com 350 profissionais aptos a gerir ocorrências de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana. O trabalho de campo mobiliza 800 instaladores e 370 representantes técnicos com capacidade de instalar até 30 mil itens por mês. Em casos de furtos e roubos, a CEABS aciona equipes de pronta resposta, antenistas e conta com o apoio de cerca de 5 mil parceiros da área de segurança pública. Hoje, a empresa monitora cerca de 260 mil veículos. 

Com soluções inovadoras, atendimento customizado e entrega de resultados, a empresa conquistou a fidelidade de locadoras, transportadoras, frotistas e grandes companhias. 

Telemática de seguros
Inovação, inteligência embarcada e inteligência operacional são os principais atributos da CEABS, uma das três maiores empresas de rastreamento, monitoramento e recuperação de veículos e cargas do Brasil. Mas, além desses serviços, oferece soluções customizadas em telemática, que permitem às seguradoras obter melhor precificação dos prêmios e diferenciação dos seus produtos. 

As soluções captam informações de dirigibilidade por meio de um smartphone ou de um rastreador e fazem a análise comportamental do motorista e sua exposição a situações de risco, como acelerações e freadas bruscas, excesso de velocidade e áreas e horários por onde trafegam, entre outros parâmetros. Na solução via 

smartphone, a coleta de informações e a análise comportamental são feitas por meio de um aplicativo baixado no celular, que utiliza a localização do veículo para rastreá-lo. “Nossos equipamentos têm inteligência embarcada e, por meio do smartphone ou do próprio equipamento instalado no veículo, é possível saber como o motorista dirige. É sobre essa análise do perfil e do comportamento de cada motorista que as seguradoras calculam o valor do prêmio e a bonificação”, explica Bau. 

Com os dados comportamentais, a seguradora pode entender melhor seu cliente e aumentar sua eficiência operacional. A tecnologia também fornece serviços adicionais de valor agregado, como chamada de emergência e reconstrução e notificação de acidentes. Esses diferenciais permitiram à CEABS consolidar parcerias com as principais seguradoras do país.

Pesquisa e desenvolvimento
Com o aprimoramento de suas tecnologias e serviços, a empresa passa por um processo de crescimento contínuo. Ao priorizar a inovação tecnológica no segmento de telemática, a companhia conta com um departamento específico para pesquisa e desenvolvimento, que investiu cerca de R$ 10 milhões em inovação nos últimos dois anos. A empresa também marca presença nos eventos internacionais que lançam as novidades em tecnologia telemática, nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina.

Prevendo o uso cada vez maior de smartphones, a CEABS aplicou aos dispositivos móveis as mesmas funcionalidades de um equipamento de telemática e rastreamento. Com essa aplicação, conquistou para sua carteira de clientes as maiores locadoras de automóveis, dispondo de um serviço de pronta-resposta, recuperação e apropriação dos veículos.

Iniciativas desse tipo fazem a empresa integrar a elite da inovação do Sul, figurando entre as Campeãs da Inovação – ranking produzido pela Revista AMANHÃ, em parceria com o IXL Center. Assim, a CEABS escreve o seu futuro para continuar sendo referência em tecnologia e prestação de serviços em rastreamento e segurança de bens e pessoas.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/6873/ceabs-servicos-inovacao-e-seguranca" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

25 anos: do tubo de alumínio aos componentes - O aumento do portfólio da Arotubi ocorreu naturalmente

A jovem gigante DINAMIK Rental - Empresa do Grupo Cargo ganha mercado a cada ano

A marca que entende a mulher brasileira - Recco, de Maringá, nasceu como um pequeno ateliê

A Multiloja está presente em todos os lares paranaenses - Rede se tornou uma das maiores varejistas do estado

Alcast: um grupo, duas grandes marcas - A produção da Panelux ganhou forma no ano 2000

BBM Logística: na estrada do futuro - Empresa tem 4 mil veículos em operação em todo o país

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: