25 anos: do tubo de alumínio aos componentes

O aumento do portfólio da Arotubi ocorreu naturalmente

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Fábrica da Arotubi no Paraná

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A visão estratégica de um jovem empreendedor que acreditou no potencial do país deu origem, em 1993, à Arotubi Brasil. Mas a história da empresa começou muito antes: em 1989, Eugênio Fumagalli, um brasileiro de origem italiana, viajou ao país de seus pais e familiares com o sonho de construir seu futuro. Na península itálica, iniciou trabalhando como operador de extrusora na Aro Tubi Trafilerie, líder no mercado europeu na produção de tubos de alumínio para aplicação em eletrodomésticos. Com o passar do tempo, percebeu a oportunidade de trazer esses produtos para o Brasil. 

A experiência e o conhecimento adquirido, junto à confiança conquistada da organização, fez com que, em 1993, passasse a representar e distribuir os tubos de alumínio da empresa italiana no Brasil. Essa operação comercial atendia os principais fabricantes de eletrodomésticos locais, como Prosdócimo e Cônsul, atualmente Electrolux e Whirpool, respectivamente. Ainda era pouco para as aspirações da fabricante, que enxergava no mercado brasileiro um alto potencial de consumo de tubos de alumínio de pequeno diâmetro e alta precisão para passagem de gases e fluidos. 

Após cinco anos, de volta ao solo brasileiro, Fumagalli trouxe na bagagem a missão de preparar o que viria a ser o embrião fabril da Arotubi no Brasil. A decisão pelo Estado do Paraná, e mais especificamente por Curitiba, justificou-se tanto pela proximidade dos principais clientes e de um porto eficaz – neste caso, Paranaguá, como pela localização estratégica, projetando futuras exportações para o Mercosul.

Em 1995, a Arotubi tornou-se parte do grupo italiano, iniciando a produção dos tubos de alumínio no Brasil, a partir da tecnologia importada da matriz. Com a carência de empresas especialistas na área, a Arotubi cresceu rapidamente e expandiu suas linhas de produção para atender a outros segmentos, agregando as atividades de trefilação de tubos de alumínio para os mercados de rebites, fotocopiadoras, jardinagem e explosivos, além da produção de tubos na liga 3003 para o setor de condicionamento automotivo – segmento no qual a Arotubi figura como a segunda principal empresa fornecedora. 

A grande virada estratégica e de identidade da companhia teve início em 1997, quando passou a produzir componentes para eletrodomésticos. O processo foi possível graças a parcerias tecnológicas com indústrias de referência em seus setores no cenário internacional e à verticalização da cadeia de fornecimento dos tubos de alumínio. A diversificação dos negócios emplacou um novo ciclo de investimentos na companhia em equipamentos e tecnologia, em aquisições de empresas e em terceirizações de processos de clientes. 

Com o passar dos anos, o aumento do portfólio da Arotubi ocorreu de forma natural. Foram agregados ao seu mix de produtos tubos de ligação e de forno para fogões; tubos de distribuição em aço para fogões; evaporadores no frost para refrigeradores; resistências elétricas tubulares para evaporadores no frost; evaporadores tubo chapa para freezers verticais; evaporadores tubo chapa para refrigeradores cycle defrost; serpentinas de aço para freezers horizontais e linhas de sucção em alumínio e em cobre. 

Através de suas parceiras tecnológicas, a Arotubi focou a busca da excelência da qualidade de seus produtos e processos e em ganhos de produtividade a fim de ser competitiva no mercado internacional. Com processos robustos, e sendo reconhecida pela qualidade e entrega de seus produtos, a Arotubi passou a receber projetos de engenharia para o desenvolvimento e otimização dos componentes, trabalhando com clientes e fornecedores na busca das melhores soluções. Atualmente, a Arotubi atende aos principais fabricantes de eletrodomésticos e de componentes automotivos do Brasil e exporta para os países do Mercosul e da América Latina. Com sede própria de 10 mil m², capacidade para transformar 3,5 mil toneladas de alumínio e produzir cerca de 15 milhões de componentes por ano, a empresa aposta numa gestão horizontal, para garantir a agilidade e a qualidade da informação entre as áreas, e numa política suportada nos pilares de custos, segurança, pessoas e qualidade. 

Desde a sua fundação, a Arotubi busca a excelência através da conscientização, do comprometimento, do respeito e da valorização das pessoas, do cuidado com o meio ambiente e da atenção com a comunidade em que está inserida. A companhia tem como Missão gerar soluções de valor em tubos, componentes e serviços para seus clientes. O foco no cliente é a essência da empresa, e para tanto, além dos processos, a Arotubi investe, constantemente, na formação das pessoas. A companhia acredita que uma equipe engajada e comprometida possibilita a entrega de peças com qualidade, prazos e performance acordados. 

Para acompanhar o crescimento e as diversas demandas que o porte da empresa exige, a Arotubi implementou e mantém uma política de gestão robusta para o bom andamento dos negócios. Nesta linha, desenvolveu uma série de ações. Entre elas, selou uma parceria de longo prazo com a Fundação Dom Cabral por meio do programa de Parcerias para a Excelência (PAEX) e adotou as melhores práticas de gestão industrial de sua parceria Brazeway, investindo em projetos de Lean 6Sigma. Além disso, implementou um sistema de ERP da TOTVS e profissionalizou sua gestão fiscal e contábil. Seus processos são certificados pelas normas ISO 9001 e IATF 16949. 

Ao olhar para o futuro, a Arotubi busca a evolução constante e acompanha as tendências e o impacto das mudanças na indústria, nos serviços e no comportamento dos consumidores. Para tal, investe em inovação, com o foco em pessoas e tecnologia, visando criar e compartilhar soluções e ferramentas que agreguem valor nas relações e tragam o crescimento e a consolidação dos negócios. 

Pessoas em primeiro lugar
O compromisso e a dedicação da Arotubi não se limitam aos seus clientes. A empresa possui políticas internas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental daqueles que, direta ou indiretamente, fazem parte da realidade da empresa. Como uma das bases de seus valores é o respeito e a valorização das pessoas, a Arotubi preza pelo bem-estar de seus funcionários. Juntamente com um forte time de Recursos Humanos, a empresa realiza ações e eventos internos, oferece apoio e auxílio a funcionários com necessidades específicas, concede suporte para a compra de material escolar para seus filhos e propicia uma série de cursos profissionalizantes. O somatório de todas as ações do dia a dia reflete diretamente no resultado da pesquisa de clima organizacional que, com participação média de 82% dos funcionários, tem um índice de Confiança e de Orgulho de Pertencer próximo de 90%. 

Além de seu trabalho com o público interno, a empresa atua junto de instituições – caso do Hospital Pequeno Príncipe, referência em cuidados pediátricos em Curitiba, com suporte à área de nefrologia, e da Chácara Meninos de 4 Pinheiros, organização sem fins lucrativos, em Mandirituba (PR), que oferece auxílio para as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Além de apoiar o projeto desde sua origem, a 

Arotubi foi uma das responsáveis pela sala de tecnologia, oferecendo computadores para que as crianças e adolescentes possam ter aulas de informática. A empresa propicia ações para apresentar o ambiente empresarial para os adolescentes, a fim de oferecer uma oportunidade de trabalho após a conclusão de sua ressocialização. 

A convicção de suas ações, somada à relevante presença no mercado sul-americano, permite que a Arotubi esteja preparada para um novo ciclo de crescimento sempre baseado na relação transparente e ética com todos seus interlocutores: funcionários, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. 

Há 25 anos, a Arotubi era um sonho, hoje é uma realidade materializada nas pessoas, nos produtos e nas relações com clientes e parceiros. Manter o sonho vivo e garantir a essência dos valores em todos os seus interlocutores é parte da missão de seus sócios-diretores – Clodoaldo Gonçalves e Eugênio Fumagalli – e de todo o grupo de gestão, que se dedica para transformar e tornar a Arotubi uma empresa de referência nos setores onde atua.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/6794/25-anos-do-tubo-de-aluminio-aos-componentes" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

A jovem gigante DINAMIK Rental - Empresa do Grupo Cargo ganha mercado a cada ano

A marca que entende a mulher brasileira - Recco, de Maringá, nasceu como um pequeno ateliê

A Multiloja está presente em todos os lares paranaenses - Rede se tornou uma das maiores varejistas do estado

Alcast: um grupo, duas grandes marcas - A produção da Panelux ganhou forma no ano 2000

BBM Logística: na estrada do futuro - Empresa tem 4 mil veículos em operação em todo o país

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: