Tradição e qualidade em água mineral

A Ouro Fino é frequentemente reconhecida pelo mercado

Da Redação

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Linha de produção da Ouro Fino no Paraná

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Com 120 anos de história, reconhecida pela qualidade dos seus produtos e pela referência em inovação no mercado, a Ouro Fino está entre as mais tradicionais empresas paranaenses. Tendo como principal patrimônio seus colaboradores e a qualidade dos seus produtos, a empresa consagrou-se no mercado como uma das principais engarrafadoras e distribuidoras de água mineral natural do Brasil.

E o sucesso da marca tem motivos. Localizada no município de Campo Largo, a 30 km de Curitiba – no Paraná, a Ouro Fino está situada em uma propriedade própria, com mais de 6 milhões de m² de área protegida que garante a sustentabilidade do aquífero no longo prazo. É nesse parque que está localizada sua fonte de água mineral natural alcalina. A fonte Ouro Fino está entre as mais reconhecidas fontes de água mineral natural no Brasil.

Em sua fábrica, a Ouro Fino possui um rigoroso processo de qualidade. Para isso, a empresa conta com um moderno laboratório, onde diariamente são realizadas análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais. Tudo para garantir que a pureza da água retirada da fonte chegue com a mesma qualidade ao consumidor. 

Além disso, a Ouro Fino considera que a orientação do negócio para o cliente é essencial para o desenvolvimento contínuo das suas atividades, e usa as informações provenientes dos seus canais de relacionamento com o consumidor como um indicativo de qualidade para os seus processos produtivos. Ainda com foco na melhoria contínua dos serviços e produtos oferecidos, a empresa também possui metodologias de treinamento dos seus funcionários nos mais diversos níveis. Além dos negócios, produtos e pessoas, a Ouro Fino também tem como pilar de sustentação a criação de valor compartilhado na comunidade onde está presente. Para uma empresa ter sucesso durante mais de um século, além dos produtos, gerar valor para a comunidade onde está inserida é parte do seu papel.

História
A história da água mineral Ouro Fino tem início com o fim da exploração de minérios na região, que hoje faz parte da propriedade da empresa, e que aconteceu próximo ao ano de 1815. É dessa época que vem o nome Ouro Fino – referência às pequenas quantidades do metal precioso que eram encontradas nas fontes de água. 

Após esse período, a família Macedo adquiriu as terras e iniciou um processo de análise de amostras da água, feitas principalmente na Europa. A partir de então, essa água começou a ser prescrita por médicos da região que acreditavam em suas propriedades medicinais, ajudando na digestão, funcionamento dos rins e amenização de cólicas. Foi assim que teve início a atividade industrial e comercial das águas provenientes da fonte Ouro Fino, em 1898.

Em 1928, o casal Augusto e Dedé Mocellin adquiriu o terreno e, em 1946, a empresa passou a ter a denominação de Águas Ouro Fino. A partir daí, a companhia foi administrada pela família Mocellin, que a modernizou e a desenvolveu, ampliando sua participação de mercado e tornando-a uma das marcas mais importantes de água mineral natural do Brasil. 

Com uma estratégia de se manter entre as maiores e melhores empresas do setor, mantendo-se atualizada e com as melhores práticas de governança corporativa, a sociedade decidiu transferir a administração da empresa a um profissional experiente do mercado sob direcionamento de um conselho de Administração, composto pela terceira geração da família Mocellin.

Produtos
Em sua unidade industrial, a Ouro Fino possui nove linhas de envase responsáveis pela produção de todo o portfólio de produtos, que são divididos em quatro linhas completas, capazes de atender aos mais diversos tipos de consumidores e ocasiões. 

A linha Ouro conta com embalagens retornáveis de 10 e 20 litros, garrafões e embalagens de vidro retornáveis de 500 ml – direcionadas principalmente a bares e restaurantes – e embalagens descartáveis de 200 ml até 10 litros. Já a linha Gourmet tem design de embalagem premiado internacionalmente e conta com um grande diferencial, a possibilidade da personalização do rótulo para diferentes ocasiões, como festas, casamentos e eventos corporativos. A linha Plus Up é uma bebida direcionada ao público preocupado com saúde, bem-estar e beleza. Sua base é a água mineral natural, com sabores de tangerina, maçã, pêssego ou limão, com adição de colágeno e vitaminas – uma substituição saudável para bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados. Para fechar sua gama de produtos, a Ouro Fino conta com a linha de energéticos Insano, com embalagens em lata de 269 ml e pet de um litro.

Sustentabilidade
Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, faz parte das 20 maiores economias do Paraná, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. Sendo uma das maiores empregadoras do município, com cerca de 250 colaboradores, a Ouro Fino promove projetos para o desenvolvimento da comunidade, em um processo de criação de valor compartilhado (empresa e comunidade se ajudando para crescerem juntas). Trata-se de projetos socioambientais que incentivam o cuidado com o ambiente e o desenvolvimento e capacitação de jovens para o primeiro emprego, aquecendo a economia local.

Além dos projetos, a Ouro Fino fornece acesso à água pura e natural para a comunidade local do Distrito de Bateias, vizinha à sua propriedade, e conta com programas para empregar jovens moradores da região que, com dedicação e comprometimento, atingem os cargos de liderança na empresa. 

Paralelamente, a preservação da área da propriedade da empresa é prioridade da Ouro Fino. Seu grande cinturão verde, com mais de 6 milhões de m², é preservado permanentemente, uma vez que, para a Ouro Fino, proteger o meio ambiente é um valor que garante a sustentabilidade a longo prazo. 

Inserida nesse cinturão está a Estância Hidromineral Ouro Fino – um imenso jardim de 600 mil m² com construções e arquiteturas ricas em história, preservação da fauna e da flora e áreas destinadas ao lazer –, aberta para a visitação do público. Os visitantes têm acesso a piscinas de águas minerais, correntes, cascatas, lagos, trilhas que adentram os cinturões verdes da área, mirantes, quiosques, churrasqueiras e chafarizes. 

A Ouro Fino ainda mantém um criadouro de animais silvestres em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), onde animais resgatados e sem condições de voltarem ao seu habitat natural ganham abrigo e tratamento adequados. 

Prêmios
Seus rigorosos processos de qualidades fazem com que a Ouro Fino seja frequentemente reconhecida pelo mercado e por seus consumidores. Muitos desses reconhecimentos vêm em prêmios que a empresa conquista, sendo alguns deles: Top of Mind Norte de Santa Catarina, do jornal A Notícia (de 2002 a 2006, além de 2008 e 2009); Melhor Rótulo (2003), Prêmio Excelência em Qualidade (2003), Melhor Embalagem (2005) e Melhor Contribuição ao Meio Ambiente (2017), todos da ABINAM; Melhor Design Etapa Estadual, da CNI (2008); Destaque Embalagem para Bebida (2009) e Melhor Designer (2010), da Embanews; Top of Mind Paraná, da Revista AMANHÃ (2010); Certificação de Qualidade NSF, da National Sanitation Foundation (2012); Certificação de Qualidade Global, da Latin American Quality Institute (2017) e Selo Internacional da Qualidade, da Associação Prêmio Qualidade Brasil (2018).


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