Neodent: marca presente nos sorrisos

Empresa paranaense detém mais de 47 mil clientes

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Empresa paranaense Neodent detém mais de 47 mil clientes

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


É possível fabricar sorrisos? Este breve questionamento provocou o surgimento de uma das maiores empresas de implantodontia do mundo. Por iniciativa própria, em 1993, a família Thomé iniciou a produção de implantes dentários em uma pequena fábrica no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Inicialmente, doutor Geninho Thomé tinha dois objetivos: compartilhar seu conhecimento de implantes dentários com outros profissionais da área, e oferecer seus serviços a um preço acessível para a população. Na época, o conhecimento sobre o tema era escasso e oriundo do exterior – apesar da grande necessidade dos pacientes brasileiros por soluções de implantes.

Hoje, o propósito maior da Neodent é devolver o sorriso a todos os pacientes, com soluções dentárias de alta qualidade, capazes de reabilitar os aspectos biológicos e estéticos. Ao longo de sua história, a companhia ampliou seu escopo de atuação, e hoje entrega soluções da raiz ao dente, por meio do desenvolvimento de implantes, componentes e instrumentais para implantodontistas, além de oferecer produtos e serviços para laboratórios de prótese dentária. 

Prestes a completar 25 anos e com um sólido portfólio, a Neodent detém mais de 47 mil clientes, para os quais são destinadas 1,8 milhão de  peças mensalmente. Esse desempenho é garantido por seus 1,4 mil colaboradores na América Latina, região na qual, assim como no Brasil, é a líder do segmento de implantodontia. No mundo, em volume de implantes vendidos, a companhia é a segunda maior indústria – ficando atrás apenas da Straumann, empresa do mesmo grupo. O CEO da companhia, Matthias Schupp, atribui o bom desempenho e resultados expressivos da Neodent à qualidade dos produtos, constante inovação e continuidade de um projeto de crescimento. “Temos soluções excelentes e inovadoras e uma visão muito clara do que queremos conquistar e para onde queremos ir. Crescemos muito nos últimos quatro anos e seguimos esse ritmo acelerado tanto no Brasil quanto no mundo”, explica Schupp. 

Os números mostram a vocação da empresa para crescer: em 2013, a companhia era a oitava do mundo. Após ter um crescimento expressivo e galgar seis posições, a Neodent planeja, em um ano, ser a líder mundial em implantodontia.

Rumo à liderança mundial
Com pouco mais de dez anos de atuação, em 2006 a Neodent passou a investir na sua expansão internacional. O processo foi impulsionado, em 2012, com a aquisição parcial da companhia pelo Grupo Straumann – multinacional suíça, líder mundial na implantodontia e na regeneração de tecidos orais, atenta ao mercado latino-americano.

Em 2015, a Straumann assumiu o controle acionário total da Neodent, seguindo sua visão de levar a companhia a uma forte expansão. A boa aceitação internacional dos produtos Neodent superou as expectativas iniciais. Enquanto a posição de CEO foi assumida por Matthias Schupp – também EVP LATAM da Straumann –, o fundador da companhia, doutor Geninho, permaneceu como presidente científico e do Conselho. A operação é considerada uma das maiores aquisições da história da implantodontia, e seu sucesso tem relação com a manutenção do DNA da Neodent. “Fizemos uma aquisição totalmente diferente das operações vistas hoje em nível mundial, porque mantemos a cultura e o coração da Neodent. Não chegamos aqui querendo fazer da companhia uma segunda Straumann. Isso foi a base do nosso êxito e sucesso”, avalia Schupp. 

A estratégia de expansão internacional segue uma avaliação de mercados em crescimento e também a presença das estruturas já existentes do Grupo Straumann em diversas regiões. A marca brasileira está presente com filiais em mais de 25 países. Recentemente, a companhia instalou-se no Peru, e persegue objetivos ainda maiores, como a entrada no mercado asiático, a abertura de filiais na África do Sul e Nova Zelândia.

Com o aumento da fatia de vendas para o mercado externo, a companhia tem o plano de duplicar o volume de implantes vendidos nos próximos cinco anos. A previsão de faturamento, dividida entre o Brasil e os demais países, acompanha uma estimativa de crescimento do mercado brasileiro de implantodontia. Atualmente, são colocados 2,3 milhões de implantes por ano no país. Até 2023, projeta-se que o número alcance 4 milhões.

A inovação no dia a dia 
Para se manter na vanguarda da implantodontia, a Neodent aposta em atitudes inovadoras presentes na rotina da companhia – pilar considerado fundamental desde sua fundação. Na busca por soluções em produtos e serviços em nível global, a empresa investe em parcerias internacionais para o desenvolvimento de tecnologia. Um grande time de especialistas, dedicado exclusivamente à inovação, tem entre suas principais atividades a pesquisa de técnicas cirúrgicas e protéticas mais seguras e menos invasivas, bem como a avaliação clínica precisa e detalhada de cada etapa da utilização dos produtos. São estratégias para definir o que é um produto inovador na implantodontia. O time de pesquisa e desenvolvimento da Neodent volta-se ainda para a análise dos novos materiais e técnicas de manufatura aplicados aos implantes dentários, componentes protéticos e instrumentais. 

Um dos pontos fortes da Neodent em inovação é a velocidade no lançamento de produtos. A companhia investe também numa gestão rigorosa de riscos, segurança e eficácia de cada etapa da criação de um novo produto, permitindo que o seu desempenho seja validado pelos mais exigentes órgãos certificadores de dispositivos médicos, no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Entre seus investimentos em pesquisa e educação, a Neodent possui uma parceria com o Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), além de contar com departamentos exclusivos para pesquisa científica e ensino. Essas equipes são responsáveis por atualizar o time comercial, oferecer treinamentos para dentistas sobre as novidades do mercado, apresentar casos científicos que justifiquem a escolha da companhia por determinados produtos. A marca também é representada, em palestras, por consultores científicos, com experiência clínica e teórica, que apresentam os resultados obtidos com os produtos da empresa.

Novos sorrisos todos os dias
Seguindo sua preocupação original – oferecer a todos a oportunidade de poder voltar a sorrir –, a Neodent desenvolveu a Expedição Neo Sorrisos, que disponibiliza diagnóstico inicial de saúde bucal à população de todas as regiões do Brasil. O trabalho voluntário também aproxima os dentistas da comunidade local das suas cidades e leva conhecimento sobre a implantodontia à população. A disseminação de informações visa ao esclarecimento aos pacientes sobre a recomendação da implantodontia como tratamento em caso de falta de dentes.

Até o momento, foram 17 cidades percorridas e milhares de pessoas atendidas. As ações partem das estatísticas do Conselho Federal de Odontologia, que apontam que 46% dos brasileiros consideram que é difícil acesso ao dentista, e 20% não costumam ir ao consultório dentário por falta de condições financeiras. A expedição surgiu voltada a essa realidade.

A expedição Neo Sorrisos é um exemplo do investimento feito pela Neodent para estar presente em comunidades nas quais o tratamento dentário, por ser considerado caro e inacessível, não costuma acontecer. 

Por meio dessas ações, a Neodent assume uma responsabilidade que vai além do crescimento das suas operações. Desde a iniciativa pessoal do doutor Geninho, a intenção da Neodent sempre foi levar a mais pessoas o benefício de um tratamento odontológico de qualidade. A contínua atuação fez a companhia consolidar sua marca sobre o propósito de fazer novos sorrisos todos os dias.


leia também

Acusada de plágio, Neodent vence ação nos EUA - Empresa do Paraná provou a originalidade de seus produtos

As armas das companhias do Sul para vencer a crise - Eis as lições de Marisol, Copel, PwC, Randon, Neodent, Digicon e Eletrosul

Bematech: à frente de seu tempo - Empresa impulsiona a transformação digital corporativa

Coamo: o cooperativismo ganha impulso - Gestão possibilitou o crescimento exponencial da cooperativa

Comércio paranaense bem representado - A Fecomércio PR representa mais de 500 mil empresas

Crédito e benefícios ao trabalhador - Cooper Card expandiu atuação para mais de mil municípios

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: