ISAE – Escola de Negócios: educação que transforma

Currículo engloba necessidades das empresas e cooperativas

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Sede da ISAE – Escola de Negócios, em Curitiba

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


O que rafting, balonismo e oficinas de gastronomia têm a ver com gestão de negócios? Mais do que passatempo ou hobbies, são formas de se aprender a trabalhar em equipe e trocar experiências. Esse é um dos jeitos ISAE de ensinar. Aliando pesquisa, visão de mercado e inovação, o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE – Escola de Negócios) começou sua trajetória com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo a evolução pessoal, empresarial e social através da geração, estimulação e disseminação de conhecimentos em gestão.

Referência em Pós-Graduação e MBAs, a escola tem como uma das marcas do seu ensino os cursos oferecidos pelo convênio com a Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição reconhecida por ser um centro voltado para o desenvolvimento intelectual do país, reunindo escolas de excelência e centros de pesquisa.

A escola oferece cursos de MBA, Pós-MBA, GBA (Global Business Administration) de curta e média duração, Módulos Internacionais, Pós-Graduação, Mestrado Profissional e Graduação, além de atividades de extensão, cursos on-line e modelos in company. Com sede em Curitiba, possui unidade em Londrina e cursos presenciais em Ponta Grossa.

Parcerias internacionais são mais um dos grandes atrativos para os alunos que se matriculam no ISAE. Os convênios com instituições dos cinco continentes proporcionam uma experiência personalizada dentro dos objetivos de cada participante, a fim de instigar uma visão multidisciplinar e fornecer uma perspectiva internacional do mercado mundial. 

As soluções da escola de negócios também englobam as necessidades das empresas e cooperativas. Sempre tendo em vista as características de cada instituição, o Núcleo de Soluções Coorporativas considera as demandas para a criação e oferta de palestras, workshops, GBAs, Pós-Graduações, além da elaboração e implementação de projetos customizados para cada instituição. O Programa de Capacitação de Conselheiros de Cooperativas (PCCC) é uma das estratégias in company de aperfeiçoamento de gestores feito a partir de um estudo do ambiente corporativo com base nas características do negócio. Nesse programa, cooperativismo, estratégia e liderança são fortalecidos com o intuito de aprimorar e desenvolver competências que auxiliem na construção dos novos cenários cooperativos. 

Dentro dos diferenciais promovidos pela escola, o jeito ISAE de ensinar também conecta os seus alunos ao voluntariado executivo. O Programa Uaná de Voluntariado em Gestão é um projeto que visa a promover o desenvolvimento sustentável de pequenas/microempresas e do terceiro setor por meio da participação e engajamento de egressos, professores e colaboradores da Escola de Negócios. Além da capacitação para ONGs, o projeto traçou mais uma frente de trabalho: o Uaná Refugiados. Oferecendo uma oportunidade de recomeço para imigrantes e refugiados, o Uaná capacita e forma novos líderes, integrando-os socialmente e contribuindo com o fortalecimento da economia local.

Formação interdisciplinar e colaborativa
O programa Perspectivação é um modelo educacional exclusivo desenvolvido pelo ISAE com o intuito de customizar o aprendizado dos seus alunos. Promovendo diversas atividades, entre desafios experienciais, coaching e visitas técnicas, proporciona o aperfeiçoamento pessoal e profissional por meio da inter-relação de competências. “A proposta do Perspectivação é construir múltiplos ambientes de aprendizagem conectados entre si capazes de garantir a utilização e a criação do conhecimento. As oficinas também permitem que o aluno amplie seu network, relacionando-se com pessoas de outros cursos e áreas, e associando o aprendizado teórico às práticas inovadoras sustentáveis desenvolvidas no cotidiano empresarial”, ressalta Norman de Paula Arruda Filho, presidente do Instituto. 

Outro diferencial da escola de negócios é a Aceleradora ISAE Business. Para transformar ideias em negócios, os projetos e empresas selecionados ganham apoio e formação por meio de eventos, oficinas e mentorias. Após o cumprimento de todas as atividades, os projetos recebem o título de “Qualificada ISAE Business”, aval de referência nacional no tema.

A relação entre a comunidade acadêmica permanece mesmo depois de ser concluída a formação. Pensando em estreitar os laços entre alunos atuais e os já formados, a rede Alumni ISAE funciona como uma espécie de extensão da sala de aula. Com rodadas de negócios, confraternizações e participação em eventos exclusivos, descontos especiais, bem como acesso facilitado ao acervo da Biblioteca ISAE para consulta de títulos, os Alumni seguem conectados e auxiliando na construção do conhecimento. 

Visando a um modelo educacional híbrido, impulsionam-se valores traduzidos em atitudes, como relacionamentos éticos, espírito de equipe, colaboração e corresponsabilidade. É isso que identifica e destaca o ISAE como uma escola formadora de profissionais éticos, socialmente responsáveis e capazes de liderar pessoas e organizações de modo sustentável. “Por isso, quando falamos em comprometimento com resultados sustentáveis, estamos pensando na construção de uma metodologia que faz do aluno o protagonista da sua carreira, focado em um futuro melhor para as novas gerações”, reforça o presidente e professor.

Reconhecimento além das fronteiras
Investindo em uma educação capaz de transformar a sociedade, o ISAE assumiu um compromisso efetivo em prol da gestão globalmente sustentável e da educação executiva responsável. Abraçou os princípios do Pacto Global, possibilitando à escola de negócios ser uma das participantes da força-tarefa que instituiu os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), plataforma de contribuição para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas. 

Com cadeira no PRME Champions Group, grupo das instituições mais ativas e influentes do PRME no mundo, o ISAE está à frente do Capítulo Latino-Americano e Caribenho e faz parte do grupo de Conselheiros do PRME Global. Por conta de sua estreita relação com os programas da ONU, a Escola de Negócios se tornou parceira estratégica e apoiadora da Iniciativa Incluir do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que reconhece as melhores iniciativas e negócios empresariais voltados para a sustentabilidade e inclusão social. 

Um dos exemplos de aplicação dos princípios do PRME foi a criação do primeiro Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Brasil. A escola construiu a grade curricular visando à formação de lideranças que promovam a governança responsável e a sustentabilidade corporativa. 

Além de formar gestores conscientes e engajados, também promove o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A distinção homenageia um dos mais importantes empreendedores da história brasileira e é considerada uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável, fomentando projetos de empreendedorismo social, ambiental, educacional e econômico. 

O comprometimento que norteou a fundação do ISAE segue sendo colocado em prática. As distinções recebidas nacional e internacionalmente só comprovam o que os alunos vivenciam em sala de aula: um espaço desafiador, vanguardista e de primazia no desenvolvimento de habilidades para a gestão e para um empreendedorismo social, empresarial e econômico à frente do seu tempo.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: