Práticas de RH ajudaram a Marcopolo a sair mais renovada após a crise

Empresa sediou segundo encontro do LIDERARH 2018. Evento também debateu a neurociência no ambiente de trabalho

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Marcopolo sediou segundo encontro do LIDERARH 2018. Evento também debateu a neurociência no ambiente de trabalho

Referência internacional na fabricação de ônibus, a Marcopolo compõe uma das regiões mais produtivas e rentáveis do Rio Grande do Sul: a Serra Gaúcha. A empresa com mais de 12 mil funcionários sediou o segundo encontro do LIDERARH, um encontro para debater as práticas de gestão de recursos humanos. Na tarde de quinta-feira (22), o evento reuniu empresários e profissionais da região. O projeto é uma iniciativa do Instituto AMANHÃ com o apoio da IMED e da Localiza – Gestão de Frotas. 

No complexo industrial de Caxias do Sul (RS), cerca de 5,3 mil colaboradores trabalham na produção de mais de 30 ônibus por dia. A unidade corresponde sozinha por 30% da produção nacional. Gerenciando a equipe, Thiago Deiro (foto), diretor de RH da empresa, relembra que duas grandes reestruturações ocorreram nos últimos anos, por conta da crise. As transformações impulsionaram o alinhamento e a sinergia da empresa, incentivando os projetos internos para o desenvolvimento de lideranças e de melhoria do clima organizacional. “O nosso Centro de Educação Corporativa iniciou neste ano e é um braço essencial para os nossos projetos. Já estamos planejando a implementação da Escola de Inovação, de Excelência Operacional, de Excelência Comercial e de Lideranças”, revela o gestor. O diretor aposta no desenvolvimento de lideranças internas como uma forma de reduzir custos e valorizar os talentos que são compatíveis com a filosofia da empresa. As avaliações executivas têm periodicidade trienal e, para escolher os sucessores, a Marcopolo aplica um processo que avalia o desempenho, as qualificações e o desenvolvimento do profissional dentro da empresa. Deiro também destacou o Marcopolo Way, projeto que alinha a forma de produzir e os processos em todas as 15 unidades distribuídas pelo mundo. 

Em sua palestra “Neurociência no cotidiano: emoções, estresse e bem-viver”, o professor Carlos Alexandre Netto, Doutor em Neurociência pela London School e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou aspectos da funcionalidade cerebral e doenças que afetam o desempenho produtivo dos colaboradores. Entre os tópicos citados, estão os vícios em drogas lícitas e ilícitas, o estresse, a ansiedade e a depressão.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a doença que mais incapacita trabalhadores no mundo. Para preservar a mente saudável, as mais recentes pesquisas da área da neurociência apontam para a neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de mudar e se adaptar quando sujeito a situações novas. “Aprender algo e exercitar o que aprendeu é fundamental para manter-se lúcido. Além disso, para viver bem é preciso uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos”, aponta o professor. A melhora do desempenho profissional também está atrelada ao aumento da dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à regulação do humor. Uma das curiosidades trazidas pelo pesquisador foi que o chocolate é capaz de melhorar a tomada de decisões, pois o alimento libera serotonina.

O segundo encontro do LIDERARH teve, ainda, a participação de companhias como Grendene, Lojas Colombo, Bertolini, Sulbras, Unimed, Miolo Wine Group, Vinícola Aurora e Proamb. Para Jorge Polydoro, presidente do Grupo AMANHÃ, a Serra possui o empreendedorismo no DNA e o projeto LIDERARH se beneficia desse ecossistema importante para a economia estadual.  “Na edição passada, estivemos na Randon e, desta vez, a Marcopolo nos recebe. Aqui existe uma união de grandes forças para criar um ambiente propício para a inovação”, destacou o publisher.

 O próximo encontro será no dia 27 de novembro, o Sicredi receberá a terceira edição do LIDERARH 2018, reunindo gestores de RH de Porto Alegre e região metropolitana. 

Da esquerda para a direita: Jorge Polydoro (presidente do Grupo AMANHÃ); Carlos Alexandre Netto (palestrante); público; e Claudia Moraes (Localiza), Viviane Moraes (Grupo AMANHÃ), Carlos Umberto Scalco (Miolo), Miguel Faller (Localiza), Carlos Alexandre Neto (palestrante), Fabiola Saretta (Marcopolo), Marc Antoni Deitos (IMED), Thiago Deiro (Marcopolo) e Leticia Braga de Andrade (IMED).

Patrocinadores:


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: