Comércio paranaense bem representado

A Fecomércio PR representa mais de 500 mil empresas

Da Redação

redacao@amanha.com.br

A Fecomércio PR representa mais de 500 mil empresas

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A Carta da Paz Social elaborada por representantes da classe produtiva do país, em maio de 1945, em Teresópolis (RJ), foi o passo decisivo para a criação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – entidades de direito privado, administradas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. 

Para os dirigentes das empresas paranaenses, para os trabalhadores do comércio e para os instrutores e alunos dedicados à formação profissional, os anos subsequentes, de 1947 e 1948, tiveram ainda mais importância, pois foi quando o Senac e o Sesc, respectivamente, foram instalados no estado. Também em 1948, no dia 19 de janeiro, foi fundada a Federação do Comércio do Paraná, como entidade sindical patronal de grau superior, responsável pela administração regional do Sesc e do Senac.

Desde então, a entidade trabalha em prol dos paranaenses, tendo em sua base 63 sindicatos empresariais filiados, representando mais de 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Gestão pública eficaz, redução dos impostos, fortalecimento da representatividade, liberdade individual e coletiva na relação de emprego, combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas estão entre as bandeiras defendidas pela hoje denominada Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Em defesa do empreendedorismo
A partir da ideia de que o desenvolvimento do país se dá pelo empreendedorismo, a razão de ser da Fecomércio PR é assegurar, às empresas representadas, as condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento, oferecendo, para isso, uma gama de produtos e serviços. 

Conduzir os processos de representatividade na defesa dos interesses e desenvolvimento do comércio, esta é a missão da Fecomércio PR. Sendo a representação sua atividade fim, procura constantemente o entendimento dos assuntos ligados ao empresariado, propondo e defendendo ações em nome do setor. 

Por meio de suas Câmaras Setoriais, auxilia na concepção, formulação e execução das políticas públicas direcionadas para o fortalecimento e ampliação da competitividade do mercado relacionado aos segmentos representados. Entre as câmaras coordenadas pela entidade, estão a de Materiais de Construção, Comércio de Medicamentos e Produtos Farmacêuticos, Serviços Terceirizáveis e Automotiva. 

A Federação ainda atua por meio da Câmara de Relações Internacionais, da Câmara Empresarial de Turismo, da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) – esta última presente em 21 cidades paranaenses.

Ação integrada pelos trabalhadores do comércio
A atuação integrada das três casas que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR fortalece a promoção de serviços que beneficiam trabalhadores do comércio, empresários e comunidade em geral, a partir de diversos pontos de atendimento distribuídos estado afora.

Braço social do Sistema, o Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc PR) tem como missão “prover soluções para a qualidade de vida do comerciário e seus familiares, por meio da educação, assistência, cultura, saúde e lazer”. Para levar bem-estar e qualidade de vida pelos quatro cantos do Paraná, sua estrutura é composta por 38 pontos de atendimento, além de seis unidades móveis (BiblioSesc, OdontoSesc e Sesc Saúde da Mulher), academias de Ginástica Multifuncional, restaurantes, o Hotel Sesc Caiobá, no litoral do estado, entre outros espaços. 

Implantado em 2009, o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc é direcionado à clientela formada por trabalhadores do comércio e dependentes, além de estudantes da educação básica em escolas públicas, com renda familiar de até três salários mínimos. Essa diretriz redimensionou a atuação da própria entidade no estado, permitindo consolidar um portfólio único e integrado para boa parte de suas ações sistemática. Em 2017, R$ 47,7 milhões foram investidos em gratuidade, beneficiando 24,2 mil pessoas em todo o Paraná.

Em suas áreas de atuação, o Sesc se destaca ainda pelos eventos corporativos realizados ao longo do ano: Semana Literária & Feira do Livro, Femucic, Paraná Junino, Palco Giratório, Sesc Triathlon Circuito Nacional – etapa Caiobá, Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, Dia do Desafio, Jogos Comerciários do Paraná, Congresso do Idoso, Comércio em Movimento, Turismo Social, Justiça no Bairro Sesc Cidadão e Datas da Saúde. Estes, estão entre alguns exemplos da marca que a entidade deixa no estado. 

Além de desenhar projetos que contribuem para a qualidade de vida e para o bem-estar dos trabalhadores do comércio, o Sesc vai além e atua nas comunidades. Mesa Brasil é um exemplo latente na área de ação social. O programa de segurança alimentar e nutricional sustentável tem a missão de redistribuir produtos excedentes próprios para consumo ou sem valor comercial a quem precisa. E o Sesc faz a ponte entre as empresas doadoras e as instituições sociais, formando uma rede de solidariedade e combate à fome. Em 2017, 2.287.590 kg de produtos foram arrecadados e 159,6 mil pessoas cadastradas.

Educação para o comércio
O Senac também oferece educação profissional de qualidade para milhares de trabalhadores. Com a implantação do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em 2009, a instituição reforçou seu papel na democratização do ensino e desenvolvimento social, por meio de cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e aperfeiçoamentos gratuitos, custeados pela contribuição das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Com 36 Unidades de Educação Profissional e Tecnológica, além de quatro unidades móveis (Moda e Beleza, Turismo e Gastronomia, Gestão e Informática, e Pães e Confeitos), o Senac cumpre sua missão de “educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo”. 

A instituição trabalha com as seguintes modalidades de educação profissional: formação inicial e continuada, educação profissional técnica de nível médio e educação profisisonal tecnológica. 

O Programa de Aprendizagem é a razão de ser do Senac. Afinal, foi para formar jovens trabalhadores que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial surgiu na década de 1940, e continua como o principal foco de atuação da instituição. Em 2017, foram realizadas 9,5 mil matrículas de aprendizes em turmas presenciais e a distância.

O Senac PR integra a Rede Nacional de EAD Senac e é responsável pelos cursos da WebTV e Aprendizagem Profissional Comercial e pelos cursos livres de informática. As unidades do Senac PR também atuam como polos de cursos técnicos. Além disso, a partir de 2016, o Senac iniciou sua inserção no Ensino Superior como polo de graduação a distância, bem como está em processo em parceria com o MEC para abertura de suas faculdades. 

Completando o time, desde 2012 funciona o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), instituição de utilidade pública sem fins lucrativos com o objetivo de promover e desenvolver ações de natureza educacional, tanto na área de pesquisa quanto na coordenação de programa de estágio.

Com responsabilidade e visão de futuro, a intenção da Fecomércio PR é ampliar cada vez mais suas ações, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: