Vokkan anuncia investimentos de R$ 300 mi em SC

Volaco projeta empreendimentos no meio norte catarinense

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Roderjan Volaco projeta empreendimentos que correspondem a 850 campos de futebol no meio norte catarinense

Foi analisando a preocupação crescente das pessoas com a qualidade de vida que nasceu, em 2015, a Vokkan Urbanismo. A jovem companhia catarinense quer deixar como legado soluções urbanísticas que tenham ambientes coletivos mais inteligentes que contribuam de forma direta no desenvolvimento social e urbano das cidades. “Inicialmente nossa proposta era trabalhar com loteamentos. Estudamos diversos cenários e partimos para terrenos em áreas estratégicas no meio norte catarinense, com investimento, nesta fase, na ordem de R$ 300 milhões”, antecipa o empresário Roderjan Diehl Volaco (foto), sócio da Vokkan Urbanismo. 

A escolha da região para início do projeto considerou alguns fatores como a demanda reprimida desses espaços, o crescimento exponencial, a oportunidade de agregar produtos e serviços, bem como fatores econômicos, uma vez que o Vale do Itajaí e o norte catarinense correspondem a mais de 60% do PIB de Santa Catarina, congregando 65% dos empregos do estado. Assim, a Vokkan trará para Santa Catarina um novo conceito em bairros planejados, com a construção de espaços inteligentes e que representem um esforço real para promover a qualidade de vida nos centros urbanos e sua utilidade prática vai além de cenas futuristas. “Nosso projeto segue uma abordagem aberta, otimista e colaborativa, que passa por um viés não apenas da arquitetura e do urbanismo, mas também pautada nas ciências sociais e comportamento humano, construindo os espaços para pessoas, encontrando a intersecção entre a vida e a forma”, justifica Roderjan.

A empresa já possui três grandes áreas estrategicamente privilegiadas no estado para o desenvolvimento do projeto, com mais de 6 milhões de metros quadrados, nas cidades de Porto Belo, Navegantes e Joinville. Área corresponde a 850 campos de futebol. A previsão para início do primeiro projeto é ainda em 2018. Para tanto, a Vokkan trouxe para o projeto o urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e referência mundial em planejamento urbano. “Nossa proposta não é criar minicidades dentro dos municípios, mas sim agregar serviços e potencialidades às regiões”, filosofa Volaco. O projeto também trará, aliado a qualidade de vida, um ganho econômico para as regiões, uma vez que os bairros planejados valorizam a localidade. Para a composição do mix desses espaços a Vokkan utilizará o conceito de shopping a céu aberto, focando nos conceitos de criação de destino e experienciação, com âncoras gastronômicas, sustentabilidade, saúde e educação. Também contarão com áreas exclusivas para edifícios multifamiliares, offices e terrenos unifamiliares. 

Volaco, 51 anos, é natural do interior do Paraná, mas há 27 anos escolheu Itapema para viver. Empresário da área da contabilidade, foi o fundador da associação empresarial do munícipio e também um dos fundadores do Banco Sicredi na região do Vale. Atualmente, ele exerce o cargo de vice-presidente nas duas entidades. André Miranda, Rafael Kirchner e Julio Kipper

Também fazem parte da equipe, além de Nara Schütz, mentora de empreendimentos comerciais há quase 20 anos, especialista em projetos de shoppings e ruas compartilhadas. Nara acumula passagens em grupos como Aliansce e Almeida Júnior. A profissional foi a mentora do projeto de mix do Passeio Pedra Branca e, recentemente, do Multi Open Shopping, em Florianópolis.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: