Cooperativas gaúchas debatem inovação e sustentabilidade

Seminário destacou importância da economia colaborativa

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Cooperativas gaúchas debatem inovação e sustentabilidade

Bento Gonçalves foi palco da 18ª edição do Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que iniciou na quinta-feira (8) e teve encerramento nesta sexta-feira (9). Com foco na busca de caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e inovador nas cooperativas, dirigentes, docentes e representantes do movimento cooperativista debateram sobre o impacto da velocidade das mudanças nas áreas de atuação das cooperativas e a necessidade de que elas estejam integradas em uma economia colaborativa cada vez mais impulsionada por novas tecnologias. Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas vivem um momento histórico que demanda atitudes inovadoras como condição de sua sustentabilidade. “As sociedades cooperativas impulsionam o desenvolvimento local e regional e, em tempos de crise, se unem e fazem uma enorme diferença em relação a outros tipos societários”, afirmou. Perius comentou sobre o relatório entregue aos participantes do evento. A produção traz uma compilação com 40 cases de inovação e sustentabilidade, desenvolvidos por cooperativas do Rio Grande do Sul. “As cooperativas gaúchas têm trilhado o caminho da inovação e sustentabilidade. Essa publicação entregue a vocês demonstra o papel das cooperativas na disseminação de práticas inovadoras, que impactam seus associados, colaboradores e as comunidades nas quais estão inseridas”, complementou.

O coordenador do CriaLab – Tecnopuc e da Rede InovaPUCRS, Luis Humberto de Mello Villwock, falou sobre os desafios para o sistema cooperativista gaúcho em criatividade e inovação. Villwock apresentou 40 referências bibliográficas para os 40 cases do Seminário enquanto trazia dados sobre a velocidade de mudanças, a economia colaborativa, novas tecnologias e o papel das cooperativas na inovação. O palestrante afirmou que no futuro não teremos mais empregos, mas nunca deixaremos de ter trabalho, e que o cooperativismo já está preparado para esse futuro. “Vivemos num mundo de redes, antes centralizadas num mundo de poder e agora descentralizadas. O sistema cooperativismo já nasceu nesse contexto mais atual”, afirmou. 

O Seminário também recebeu um painel que tratou a forma como a inovação tem impactado a atuação do cooperativismo, com a participação das cooperativas CCGL, Sicredi e Unimed. O superintendente da CCGL, Guilherme Enrique Dawson Junior, abordou a inovação no setor agropecuário, O diretor executivo de tecnologia da informação do Sicredi, Volmar Machado, apresentou a forma que o Sicredi está evoluindo em relação às novas tecnologias e os avanços nos processos da cooperativa em transformação digital, e o vice-presidente de Integração e Relações Estaduais da Unimed/RS, Jorge Antonio Martines, trouxe alguns avanços da inovação na área do cooperativismo médico, com destaque para o modelo assistencial colaborativo e as questões de robótica.

A palestra de encerramento do Seminário foi proferida pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que discorreu sobre as mudanças do mundo, o futuro da sociedade e o papel do cooperativismo nesse cenário, além de exemplos de sucesso do cooperativismo de diferentes regiões do país. “O futuro que teremos é o que construiremos juntos. E para isso temos que estar seguros das nossas posições. Toda disruptura tem efeito colateral, mas as mudanças só acontecem quando temos coragem de enfrentá-las”, alertou. A partir desse cenário, Freitas destacou ainda o diferencial do cooperativismo como modelo econômico e social cada vez mais sustentável e inovador. “Nós somos cooperativa e temos de marcar essa diferença. Nosso grande fator inovador é usar a tecnologia, mas temos de valorizar essa diferença de ser organização de gente e não de capital. Nosso negócio é gente”, vibrou.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/6557" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: