Educação Internacional na Europa, China, EUA e Curitiba

ESIC está entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo

Da Redação

redacao@amanha.com.br

ESIC está entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


Experiência e currículo internacional são hoje o maior diferencial no mercado de trabalho e no ambiente corporativo. A Business School Internacional ESIC surge na década de 1960 como resposta a essa demanda, quando a Europa, especialmente a Espanha, vivia um crescimento econômico sem precedentes. Na onda do “milagre espanhol”, surge, em 1965, em Madri, a Escuela Superior de Gestión Comercial Y Marketing. A Escola de Negócios Europeia, que tem como mantenedora a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – lá conhecidos como Reparadores e, no Brasil, como Dehonianos –, destaca-se por ter sido um dos primeiros centros de formação em negócios e pioneiro no ensino do Marketing como filosofia de negócios. Desde o início, pautou sua atuação por trabalhar com ensino de alto nível nas áreas de negócios, com padrão internacional e com a melhor relação custo-benefício entre as escolas de primeira linha, por ser filantrópica.

Em 2005, adaptou seu nome e passou ser conhecida com a nomenclatura atual: ESIC Business & Marketing School. Em comum com os primeiros passos, a missão de garantir uma formação eficiente, voltada para o empreendedorismo e para o trabalho diretivo com domínio técnico em qualquer área de atividade empresarial. O resultado dessa somatória é um ensino reconhecido internacionalmente, que pôs a ESIC entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo, segundo a QS Top Universities – organização internacional que avalia as instituições de ensino superior. Este reconhecimento vem a se somar a outros organismos de renome internacional como Bloomberg, CNN Expansión, The Economist, Financial Times, El Mundo, EFMD, AMBA, AACSB, entre outros.

Com matrizes sediadas em Madri e Barcelona, a ESIC também oferece aulas em dez diferentes campi espalhados pela Europa, além do campus brasileiro – sediado em Curitiba – e de diversas parcerias com 138 IESs em 50 países, em quatro continentes. Toda uma estrutura universitária privada com foco na formação de profissionais de excelência, interessados na promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento da comunidade.

Os estudantes diplomados pela ESIC Internacional contam com a certificação de uma marca mundialmente renomada e reconhecida, com mais de 12 possibilidades internacionais diretas, entre elas uma graduação que engloba a aprendizagem de outros idiomas na Europa, um exclusivo simulador empresarial, ensino imersivo de Administração e MBA na Europa com experiência adicional em importantes polos de negócios, como Estados Unidos ou China. A rica troca de experiências com professores gestores se combina com o diferenciado – e gratuito – aconselhamento de carreira, que inclui parceiras com agências de Recursos Humanos, Head Hunters e uma rede de mais de 60 mil egressos que, hoje, ocupam posições executivas em empresas de destaque no mundo todo.

Única entre as Top World com campus próprio no Brasil
A atuação diferenciada na área de educação por parte dos padres dehonianos é uma marca que data mais de 100 anos, com obras assistenciais e educacionais. Dentre elas, destaca-se a obra assistencial, em São Paulo, que atende mais de 5 mil crianças em estado de urgência e emergência, e a participação ativa de seus membros nas fundações educacionais que compõem o sistema ACAFE em Santa Catarina.

Em Curitiba, a tradição de meio século de atuação no ramo de estudos seminarísticos com reconhecido padrão de qualidade se modificou a partir de 1995, quando iniciou o projeto de trazer para o Brasil a oferta diferenciada e internacionalmente qualificada dos programas de Master, MBA, Graduação, Colégio Internacional, Formação Executiva in company sob medida, Módulos e Missões Empresariais Internacionais, após todo o processo de reformas e credenciamento junto no Ministério de Educação. Em 2001, a Escola de Negócios ESIC Internacional foi implementada e já abriu as portas com nota máxima em excelência no MEC, o conhecido Conceito A. Com modernas instalações, no padrão de excelência internacional, a ESIC ampliou as titulações e passou a ofertar as licenciaturas em Digital Business, Administração, Marketing, Negócios Internacionais, Publicidade e Relações Públicas e Pesquisa e Técnicas de Mercado acreditadas em Madri pela Universidade Rey Juan Carlos. A qualidade europeia de ensino atraiu alunos e, com apenas quatro anos de funcionamento, a escola passou a disponibilizar a pós-graduação.

Hoje, a instituição atua nas áreas da graduação e pós-graduação, além da escola de idiomas e a Executive Education, com cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company. Para quem ainda nem decidiu que profissão irá seguir, o mundo ESIC oferece, desde 2016, turmas de ensino médio no Colégio Internacional. Para 2019, o projeto é abraçar também os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A excelência da ESIC também se estende a outros estados, com a ampliação da oferta de pós-graduações para Mato Grosso e Santa Catarina, nas cidades de Cuiabá e Brusque.

Para complementar a atuação, a ESIC Editora é responsável pela publicação de livros de grandes catedráticos e autores renomados nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Comunicação. Só na biblioteca do campus Curitiba, cerca de dois mil exemplares compõem o acervo físico. Para os estudantes que preferem a praticidade do meio digital, a ESIC estende o acesso à biblioteca virtual exclusiva. “Dentro deste contexto, a crescente digitalização da sociedade é uma vantagem competitiva para aqueles que sabem gerir sua transformação”, sublinha o diretor da ESIC Brasil Ari João Erthal.

Certificação e qualidade na IES que mais atrai talentos
A ESIC Internacional está, segundo o ranking MERCO, no seleto grupo das business schools que mais atraem, desenvolvem e entregam talento para o mercado. Por trás dos prêmios e distinções com respaldo internacional, está uma estrutura diversificada e adaptativa, aliada a uma gestão à frente do seu tempo. Além das salas, a estrutura da ESIC ainda oferece biblioteca, laboratórios de informática, branding e outros, auditório, espaço business, espaço para eventos, quadras poliesportivas, estacionamento próprio, salas de estudo, salas executivas de reunião e refeitório. No Brasil, a business school conta com o apoio de um corpo profissional de 85 colaboradores, com mais de 50 professores engajados na formação básica e superior dos estudantes.

Fugindo dos modelos engessados de graduação, na ESIC é possível cursar entre o 5º e o 7º períodos do curso de Administração na Europa. Através do Dual Program, os profissionais também podem fazer a Pós-Graduação no exterior. Nessa modalidade, os interessados podem passar 16 meses estudando entre a Europa e os Estados Unidos e com práticas opcionais de 12 meses em empresas norte-americanas. Outra opção é se dividir entre os campus europeus e as Top Business Schools na China, a capital das startups e polos de alta tecnologia. Para quem busca programas mais intensivos, os Módulos Internacionais, com duração de uma semana, são uma ótima alternativa para quem deseja estudar na Europa ou na China.

Para o professor Alexandre Weiler, diretor de Negócios da ESIC Internacional, a escola estimula alunos e profissionais a maximizarem seus potenciais, investindo em um novo modelo econômico mais competitivo e eficiente. Ao difundir uma cultura que valoriza a ética e a racionalidade nos negócios, a escola conecta a Academia ao ambiente empresarial, estimulando a vocação empreendedora de seus alunos. Cada vez mais brasileiros estão se surpreendendo com a possibilidade de ter ensino e certificação internacional de alto nível sem necessitar sair do Brasil, ou, ainda, saindo do Brasil, mas realizando todo o processo de seleção em território nacional e somente viajando com a vaga já garantida.


leia também

Bematech: à frente de seu tempo - Empresa impulsiona a transformação digital corporativa

Coamo: o cooperativismo ganha impulso - Gestão possibilitou o crescimento exponencial da cooperativa

Comércio paranaense bem representado - A Fecomércio PR representa mais de 500 mil empresas

Crédito e benefícios ao trabalhador - Cooper Card expandiu atuação para mais de mil municípios

Dental Uni: sorrindo para o mundo - Meta da empresa paranaense é atender 1 milhão de pessoas

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: