Comung debate educação e cultura empreendedora

Universidades comunitárias gaúchas se reúnem na Unisc

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Comung debate educação e cultura empreendedora na Unisc, em Santa Cruz do Sul

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sedia nesta terça (6) e quarta-feira (7) o 6º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Com o tema “Educação e cultura empreendedora: experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social”, o objetivo do evento é fomentar a discussão sobre a importância da educação e da cultura empreendedora, por meio de experiências das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), oportunizando mudanças de paradigmas e promovendo o desenvolvimento local e regional. O fórum tem como público pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação, assim como docentes, estudantes e atores sociais que tenham interesse na temática, mesmo que não vinculados às instituições do Comung.

Pela manhã, ocorreu o Encontro dos Assessores Jurídicos do Comung, que abordou a temática Lei das Comunitárias e Cebas. A abertura oficial foi realizada à tarde, no Anfiteatro do bloco 18, com a presença da presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer. De acordo com ela, sediar o evento é uma alegria muito grande para a Unisc. “O tema do fórum resulta de avaliações anteriores. A cada ano, nos debruçamos sobre as temáticas a partir de experiências nacionais e internacionais”, apontou Carmen, destacando que o Comung é um amplo sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul. “Há muita troca de experiências entre setores, ex-reitores e reitores. Nossas instituições são exemplo de educação superior de qualidade e de credibilidade. Para estimular a inovação, é preciso focar na melhoria da qualidade da educação”, ressaltou.

Em seguida, teve início a palestra “As oportunidades da universidade empreendedora com os novos desafios da inovação”, ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Sampaio Aranha, seguida dos painéis “Interação universidade-empresa: as experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social” e “Pacto para o desenvolvimento e inovação”. As atividades seguem nesta quarta-feira pela manhã, com a realização da mesa-redonda “Educação e cultura empreendedora” e da primeira reunião do GT de Internacionalização do Comung.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: