Guri apresenta o ineditismo da cozinha de fogos

A carta de vinhos do restaurante é composta majoritariamente por rótulos gaúchos

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Empresário e chef Enio Valli, dono do restaurante Guri – Cozinha de Origem

Voltar às raízes e com elas expressar a gastronomia dos pampas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina através de um menu com pratos tradicionais, releituras e autorais. Assim nasce o restaurante Guri – Cozinha de Origem, que abriu as portas no último sábado (20), com lotação máxima, no Vale dos Vinhedos. Comandado pelo empresário e chef Enio Valli (foto) e pela sócia e administradora Michele Dutra da Silveira, o empreendimento localizado na casa 676, na charmosa localidade da linha 15 da Graciema, no interior de Bento Gonçalves (RS), traz o ineditismo da cozinha de fogos para o principal destino enoturístico do país. O prestígio do público já pode ser sentido no primeiro fim de semana de funcionamento. Cem pessoas encheram a casa nos almoços e jantar oferecidos, sendo que no domingo, devido a lotação máxima, não foi possível acomodar alguns clientes. Apesar do empreendimento contar com mais de 2  mil metros quadrados de área, o restaurante prima pelo intimismo do contato direto com o chef e a cozinha. São apenas 24 lugares disponíveis, sendo que o atendimento é feito de quinta-feira a domingo, e, preferencialmente, sob reserva. A expectativa é que no primeiro mês cerca de 600 pessoas sejam recebidas.

Com investimento de aproximadamente R$ 400 mil, o GURI oferece um cardápio à la carte composto por 20 opções, além de menu degustação, com sequência de seis a sete pratos. A quase totalidade dos preparos são realizados em grelhas ao estilo parrilla e em forno à lenha, sempre com produtos locais: as carnes e pescados são gaúchos, os hortifrútis e laticínios são da Serra e os temperos orgânicos são colhidos diretamente da horta do restaurante. As pessoas com preferência pela dieta sem proteína animal também contam com opções vegetarianas e veganas. 

A carta de vinhos é composta majoritariamente por rótulos do Rio Grande de Sul. Algumas vinícolas que estão na carta são, por exemplo, Almaunica, Cristofoli, Estância Paraizo, Dal Pizzol, Torcello, Bertolini e Casa Valduga. Porém, a casa também oferece produtos argentinos e uruguaios, como as marcas Vista Calma, Ombu e Escorihuela Gascon. Entre as variedades de vinhos brancos e tintos (incluindo espumantes), uvas como merlot, teroldego, malbec, chardonnay, pinot noir e moscato de Alexandria. Além de garrafa, os vinhos também são oferecidos em taça. Ainda entre as opções bebidas, as cervejas artesanais são exclusivamente gaúchas. 

Natural de Pelotas, Valli se mudou há pouco mais de dois anos para a Serra Gaúcha para implantar o Osteria Di Valli, em Nova Petrópolis, considerado um dos três melhores restaurantes da cidade e a melhor casa de assados com cinco estrelas da região pelo TripAdvisor. Devido ao reposicionamento da marca e de público, para atender à solicitação dos clientes, o chef transferiu as operações do restaurante para o Vale dos Vinhedos, onde, agora, passa a se chamar Guri – Cozinha de Origem. Junto com a história de sucesso que construiu nesse período na região, Valli traz na bagagem os pratos icônicos do empreendimento: entrecot com batata rosti, frango na cama de abóbora, minha sobremesa de churrasco, mate da tarde e csamento italiano. 

“Observei no Vale dos Vinhedos uma oportunidade de apresentar aos moradores e aos turistas que circulam na região a essência da cozinha dos pampas, mostrando além do tradicional churrasco. Quero que as pessoas comecem a conhecer e valorizar, de fato, a gastronomia gaúcha”, explica Enio Valli, que tem em seu currículo estágio com o famoso chef argentino Francis Mallmann, especializado em carnes e na cozinha patagônica.

O Guri funciona de quinta-feira à sábado, com almoços e jantares, e aos domingos ao meio-dia. O restaurante tem capacidade para atender 60 clientes, sendo que inicialmente está operando com 24 lugares. No local há estacionamento próprio e o ambiente é pet friendly, ou seja, os clientes podem levar seus animais de estimação. Além do restaurante, o Guri também realiza eventos e workshops no endereço e em atividades externas.     

Serviço
Guri – Cozinha de Origem
Endereço: Linha 15 da Graciema, 676 - Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)      Contatos: (54) 3459.1089/WhatsApp: (51) 99525.0303      


leia também

Decanter Magazine: "Brasil está no centro das atenções" - Referência mundial no setor, revista dedica matéria sobre o Sul vinícola

Lei transforma Blumenau em Capital Nacional da Cerveja - Enoturismo do Vale dos Vinhedos servirá de inspiração para a cidade

Vinho faz cidade do Sul ter população multiplicada por três - Polentaço levou mais de 6 mil pessoas para Monte Belo do Sul

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: