Dental Uni: sorrindo para o mundo

Meta da empresa paranaense é atender 1 milhão de pessoas

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Meta da Dental Uni é atender 1 milhão de pessoas em até dois anos

O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.

A inquietação de um grupo de 20 dentistas com a ausência de um modelo colaborativo e focado na prática liberal da odontologia levou à criação, há 34 anos, de uma organização alinhada aos princípios do cooperativismo. Nascia, em 5 de setembro de 1984, a Dental Uni. Fundada em Curitiba, a cooperativa de dentistas almejava a união e o crescimento dos profissionais envolvidos, com a missão de facilitar o acesso da população aos consultórios odontológicos. Com uma modesta estrutura, em um espaço cedido por uma empresa parceira, a cooperativa se destacou por trabalhar com sistemas justos de distribuição de valores e estimular a geração de empregos. Logo, fechou novos contratos, conquistou grandes clientes e agregou profissionais ao seu sistema.

Em 1993, a Dental Uni abriu as portas de sua primeira estrutura própria, a Unidade Gallery na capital. Depois, Paranaguá, Cascavel e Campo Mourão foram as cidades que receberam unidades da cooperativa, seguidas por São Mateus do Sul, União da Vitória e por uma unidade de atendimento de urgência em Curitiba. Mesmo com a expansão da marca, a empresa segue com os princípios de seus fundadores. “A valorização do cooperado e das pessoas é o que faz percorrer nossa visão: sermos reconhecidos como a melhor operadora odontológica do país, justamente pela percepção dos dentistas e dos clientes. Promovendo a saúde bucal, promovendo sorrisos, sempre tendo em vista uma odontologia de atenção primária”, define o presidente Luiz Humberto de Souza Daniel. 

Com uma consagrada história de 30 anos de atuação, em 2014, a cooperativa passou a chamar-se Dental Uni Cooperativa Odontológica e saiu do Paraná para todo o Brasil. Com a ampliação de sua rede de atendimento, é possível encontrar filiais da cooperativa em Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de consultórios in company inaugurados em empresas de todas as regiões do país. Apesar de ter alçado voo, a empresa segue com sua sede administrativa na capital dos paranaenses. No moderno espaço de mais de 1,5 mil m², a estrutura de dois andares é o local de trabalho da maioria dos 200 colaboradores.

Ao longo de mais de três décadas de dedicação, 591 mil pessoas puderam contar com um serviço amplo e de qualidade. Com uma rede de odontólogos em todo o país, a cooperativa oferece a certeza de um atendimento totalmente singularizado, em qualquer situação, tanto para os beneficiários quanto para seus dependentes. Ao todo, são mais 6 mil profissionais experientes atuando em 15 mil áreas de atendimento, em todo o Brasil. Em dois anos, a meta é abraçar 1 milhão pessoas, oferecendo uma serviço completo de saúde bucal e estética.

O cuidado é de ponta a ponta. Os profissionais cooperados participam de reuniões na matriz e capacitações on-line para dentistas de outras cidades, com foco em um treinamento cooperativista e integrante. Depois de conhecer a filosofia da cooperativa, o estatuto e as regras, os dentistas estão aptos para ingressar no sistema Dental Uni. Pensando nos profissionais, a cooperativa ainda conta com um Centro de Atendimento ao Dentista, polo exclusivo para uso do cooperado, onde são realizados, mensalmente, cursos, palestras e outros eventos.

Inovações para descomplicar
Cultivando sua missão e seus valores, a Dental Uni trabalha para os beneficiários e pelos beneficiários. A livre escolha de profissionais em qualquer especialidade é um dos grandes diferenciais, além da possibilidade de personalização de contratos a partir das prioridades de cada cliente. Todo o sistema é totalmente eletrônico, garantindo a liberação do atendimento ainda no consultório. Esse processo é muito mais ágil e evita o deslocamento para as unidades físicas ou a necessidade de ligar para a central telefônica. Por ser uma co-operativa, a Dental Uni elimina intermediários no tratamento odontológico, garantindo a qualidade e reduzindo custos. Para simplificar ainda mais, a flexibilidade de pagamento é um atrativo para os beneficiários dos pacotes mensais e anuais.

No próprio site, os clientes podem fazer o download do guia de profissionais associados ou buscar, através da geolocalização, os dentistas desejados. Também é possível entrar em contato via telefone, através do aplicativo Dental Uni, por chat on-line ou e-mail. 

Os frequentes investimentos em tecnologia, inovação, qualificação da rede e expansão de rede de cobertura também englobam os cursos de novas técnicas e reciclagem oferecidos aos dentistas e ferramentas como o sistema integrado e os aplicativos. Assim, pacientes e profissionais têm fácil acesso ao lançamento de guias, envio de imagens e consulta de dados. Outro diferencial é a presença estratégica da rede em locais com menor oferta de profissionais e de determinadas especialidades, para que os beneficiários não precisem sair de suas cidades para terem um atendimento odontológico completo.

Ações sociais
Prevenção é a palavra de ordem para a Dental Uni. Dentro disso, as iniciativas de Atenção Primária à Odontologia são mais um dos serviços exclusivos da cooperativa. Com equipes especializadas, o programa promove a prevenção à saúde bucal através de palestras, bate-papos e esquetes teatrais dentro da estrutura da empresa. Para quem não pode se deslocar até as unidades, a Odontomóvel é a solução em saúde sobre rodas. Equipada com um consultório odontológico completo, a van visita empresas e participa de eventos como blitz e semanas da saúde. Outra facilidade são os exames periódicos e admissionais, com direito a câmera intraoral, realizados dentro do consultório móvel. Por ser integrada com o prontuário virtual, possibilita o acesso ao histórico de consultas de cada paciente, bem como a evolução dos tratamentos.

Em constante inovação, a cooperativa vem trabalhando, dentro do pilar de sustentabilidade social, na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, gerando o envolvimento da comunidade escolar, de pessoas com deficiência e de famílias de baixa renda. Com o programa O Mundo Pode Sorrir, criado em um projeto de MBA em Gestão da Saúde Odontológica, a cooperativa angaria fundos, através de apoios e eventos, para a realização do atendimento gratuito.

Logo na primeira etapa, o projeto contou com a assistência de 50 voluntários no atendimento de cerca de 200 imigrantes em Curitiba. Além disso, também foi criado um consultório dentro da Escola Estadual José Richa para que os mais de 150 alunos, em sua maioria crianças com Síndrome de Down, pudessem sorrir para o futuro. Há mais de 30 anos, a instituição sem fins lucrativos atua na educação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Ações como essas só são possíveis graças ao mutirão formado pela Dental Uni com uma rede de apoiadores, patrocinadores, além dos cooperados, em um verdadeiro ciclo virtuoso de ações sociais para apoiar quem mais precisa. 

Para fazer bonito nas quadras, a cooperativa também contribui para a formação esportiva de jovens de 12 a 17 anos da Associação de Vôlei Paranaense. Por trás das redes, a história de superação dos promissores atletas passou a ganhar o incentivo e patrocínio da Dental Uni em 2016.

A Dental Uni faz valer seu slogan “Pode sorrir. A gente garante” de modo integral ao trabalhar focada num sistema mais humano, próximo e colaborativo. Facilitando o acesso aos consultórios odontológicos, a cooperativa entrega um serviço de qualidade para os beneficiários e para toda a comunidade paranaense.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/6452" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

25 anos: do tubo de alumínio aos componentes - O aumento do portfólio da Arotubi ocorreu naturalmente

A jovem gigante DINAMIK Rental - Empresa do Grupo Cargo ganha mercado a cada ano

A marca que entende a mulher brasileira - Recco, de Maringá, nasceu como um pequeno ateliê

A Multiloja está presente em todos os lares paranaenses - Rede se tornou uma das maiores varejistas do estado

Alcast: um grupo, duas grandes marcas - A produção da Panelux ganhou forma no ano 2000

BBM Logística: na estrada do futuro - Empresa tem 4 mil veículos em operação em todo o país

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: