Casas Bahia confirma volta ao sul

Potencial do mercado gaúcho não era aproveitado pela empresa, diz Barroso

Por Dirceu Chirivino

dirceu@amanha.com.br

Casas Bahia confirma volta ao sul

Líbano Barroso (foto), presidente da Via Varejo, confirmou nesta quarta-feira (24) a abertura de uma unidade da Casas Bahia, em Cachoeirinha (RS). O fato marca o retorno da bandeira ao Rio Grande do Sul, depois de quase seis anos de sua retirada, em dezembro de 2009. “O Rio Grande do Sul tem um potencial de consumo que não está sendo devidamente aproveitado pela Via Varejo. Enquanto o Estado contribui com 8% do PIB,  nossa participação no varejo local é de 3%”, afirmou Barroso, CEO da holding que controla também o Ponto Frio. O executivo foi o palestrante da tradicional reunião-almoço Tá na Mesa, da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

Acompanhe aqui as razões da queda dos
papéis da Via Varejo desde maio


A nova loja será resultado de um investimento de R$ 3 milhões, ocupará uma área de 1.100 metros quadrados e terá 22 funcionários. A inauguração da nova unidade deve ser dentro de até 15 dias. Atualmente a empresa atua no Rio Grande do Sul com 26 lojas da marca Ponto Frio e um Centro de Distribuição também em Cachoeirinha. No sul, 100 lojas estão em operação atualmente. Em solo gaúcho, a Via Varejo passará a ter mais de 500 colaboradores. Sobre as recentes 3 mil demissões, Barroso justificou como um movimento sazonal de rotina. Segundo ele, o grupo tem 65 mil funcionários no país e uma rotatividade de mão de obra de 25%, o que representa cerca de 15 mil “movimentações de pessoas” ao longo do ano.

Leia aqui a análise do consultor Hermes Ghidini
sobre o retorno da Casas Bahia ao sul


A inadimplência crescente entre os consumidores brasileiros não perturba os negócios das Casas Bahia e Ponto Frio, afirmou Líbano em coletiva. “Esse fenômeno incide basicamente sobre as vendas no crediário, modalidade que representa apenas 15% das formas de pagamento de nossas lojas”, explicou. Mais d metade da venda (60%) ainda é feita no cartão de crédito. A Via Varejo administra 1.043 lojas no Brasil, sendo 676 da Casas Bahia e outras 367 do Ponto Frio. A maior concentração está na região sudeste com 753 unidades. 



leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: