Em defesa da carreira pública

O êxito de uma sociedade melhor e menos burocrática está nas mãos de profissionais sérios

Por Bernt Entschev

O êxito de uma sociedade melhor e menos burocrática está nas mãos de profissionais sérios

Tenho ouvido das novas gerações que o serviço público não permite grande mobilidade, o que faz com que a carreira não tenha atratividade. Essa visão me deixa preocupado, pois os poderes públicos necessitam de pessoas altamente capacitadas para que estados e municípios possam ter administração de alto gabarito. Na verdade, o que falta nesse setor que emprega milhões de brasileiros é apenas uma coisa: informação. É necessário eliminar o estereotipo de que pouco se trabalha nas repartições, de que as pessoas só entram em concursos para ter uma vida profissional estável e garantia de aposentadoria. Se analisarmos a fundo, a carreira pública é onde se encontram os melhores profissionais do mercado, pois são altamente qualificados. 

Porém, como em qualquer outra área de atuação, dificuldades existem. Ao se candidatar a uma vaga, as pessoas não buscam um trabalho que tenham afinidade. Desse modo, a rotina será sempre um fardo e a produtividade não tenderá a ser das melhores. Conheço gente que escolheu a área adequada e realiza um belo trabalho na área pública. Arrisco dizer que são profissionais desse quilate é que carregam o país, afinal entendem perfeitamente o quanto o seu trabalho é nobre, benéfico à sociedade e também para o cidadão. 

Mas também vejo uma grande mazela que mina o profissional do serviço público. Muitas dessas pessoas não conseguem chegar a cargos de chefia, pois as posições são ocupadas por cargos de confiança. O apadrinhamento, infelizmente, envolve troca de favores políticos e essa característica desanima muitos profissionais competentes dentro das próprias repartições públicas. 

Ao buscar por uma vaga em qualquer órgão público, avalie primeiramente o que você fará em sua ocupação. Ao ser aprovado, trabalhe pensando que a sua função ajudará a sociedade de algum modo. Afinal, é para isso que um servidor é contratado. Entenda que, infelizmente no Brasil acontecem injustiças – e ao menos vai levar um tempo para mudar esse modo operante. E, por último, não deixe as circunstâncias mudarem as suas convicções. Realize suas tarefas com afinco e tenha na carreira publica uma âncora muito maior que a mera soma de estabilidade e alto salário. O êxito de uma sociedade melhor e menos burocrática está nas mãos de profissionais sérios. 


leia também

Aposentadoria preocupa o maior gestor do mundo - Robert Kapito sugere que se comece a investir o quanto antes

Brasileiros não se preparam para a aposentadoria - Motivos são desconhecimento e falta de dinheiro, afirma SPC

Depois da aposentadoria, vale a pena voltar a trabalhar? - Aposentar-se numa idade ainda produtiva pode representar um vazio

Onde investir para ser milionário aos 50 - Quanto antes começar a caminhada, menos brusca poderá ser a subida

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: