S&P altera rating do Banrisul por melhora dos resultados

Bom desempenho do banco estatal pesou na decisão

Da Redação

redacao@amanha.com.br

S&P altera rating do Banrisul por melhora dos resultados

A S&P reafirmou nesta segunda-feira (27) os ratings de crédito de emissor de longo prazo ‘BB-’ na escala global e ‘brAA+’ na Escala Nacional Brasil atribuídos ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Além disso, a agência de classificação de risco alterou a perspectiva dos ratings de negativa para estável.

“Os ratings do Banrisul incorporam os sólidos resultados financeiros reportados pelo banco e seu modelo de negócios estável, apesar da fraca posição financeira de seu acionista controlador – o governo do Rio Grande do Sul –, uma vez que sua relevância no estado sustenta sua base estável de clientes e captação de recursos (funding). Apesar de acreditarmos que o Rio Grande do Sul tenha capacidade limitada de intervir nas operações do banco, incorporamos em nossos ratings o risco associado à concentração de negócios do Banrisul no estado”, explica a S&P. 

“Em nossa visão, os esforços do banco para mudar seu mix de produtos para um maior foco em operação de empréstimos ao consumidor contrabalanceiam potenciais efeitos da tendência negativa em nossa avaliação da indústria bancária brasileira. Essa tendência reflete o risco de maiores perdas de crédito no sistema devido a uma recuperação econômica mais lenta do que o esperado. Nesse contexto, alteramos a perspectiva dos ratings do Banrisul de negativa para estável”, justifica a agência. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: