Tire seu passaporte no exterior

Tente passar num consulado brasileiro no exterior. Você pode poupar tempo precioso

Por Fernando Dourado Filho, de Lisboa (Portugal)

Passaporte brasileiro

Sei que normalmente sou muito duro na avaliação de serviços públicos no Brasil. Mas acho que devemos destacar o que funciona a contento, superando muitas vezes nossas melhores expectativas. 

Estando eu com o passaporte para expirar dentro de algumas semanas, resolvi que seria mais prático tirá-lo em Lisboa, a fim de me poupar de deslocamentos dentro de São Paulo. E acho que fiz a coisa certa. 

O Consulado do Brasil fica localizado num dos pontos mais tradicionais da cidade, logo à saída do metrô Chiado-Rossio, a 200 metros do café "A Brasileira", onde pontifica a estátua de Fernando Pessoa. 

Lá chegando, um enorme susto nos faz pensar em recuar. Isso porque a fila dobra o quarteirão. Mas quando anda, logo se dilui porque a grande maioria das pessoas quer atestados de vida e certidões de bons antecedentes. 

Minha ficha para tirar novo passaporte foi a de número 21. Antes das 10 horas, fui atendido. A documentação é a de praxe e é conferida rapidamente. Paga a taxa de 132 euros, é só esperar a hora de imprimir as digitais. 

Certo é que antes das 11 da amanhã, já tinha o documento no bolso. E ao sair, vi que algumas pessoas com ficha 60 estavam sendo atendidas. Ou seja, a organização é impecável e tudo é feito com presteza. E, pasmem, simpatia. 

Não se pode dizer o mesmo de todos os consulados. Já tive experiência menos exitosa em Kiev, na Ucrânia, mas certo é que de lá também saí com o documento pretendido. Isso posto, eis um caminho prático. 

Assim sendo, sempre que você tiver no bolso um passaporte com data próxima ao vencimento, tente passar num consulado brasileiro no exterior. Você pode poupar tempo precioso no Brasil e, em parte, enfrentará menos burocracia. 

Recomendo.  


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: