Internet 5G promete mudar rotina das pessoas

Tecnologia poderá ser usada por empresas e no trânsito

Por Telium

Internet 5G promete mudar rotina das pessoas

Como tratamos no post anterior, a internet 5G – ainda em fase de testes – promete grandes inovações na comunicação móvel (veja mais detalhes aqui). Apesar de as previsões mais otimistas só revelarem sua chegada ao Brasil em 2020, é importante ficar atualizado sobre as últimas tendências da tecnologia. Sem sombra de dúvidas, elas são os diferenciais competitivos para qualquer negócio. Para facilitar a compreensão de seus vários usos, listamos abaixo a sua aplicabilidade em diversos segmentos. 

5G no trânsito
Estamos bem próximos de ter no mercado carros autônomos em todos os sentidos, desde à ausência de motorista à geração da própria energia. E a distância que separa dessa realidade é a existência de uma conexão veloz, como a 5G. Somente uma internet mais rápida fará com que o automóvel responda aos comandos com segurança. Em casos como esse, a latência mínima da 5G fará toda a diferença. Afinal, um carro que se dirige sozinho precisa responder imediatamente a ordem de frear ou acelerar. E somente uma comunicação velocíssima, como a 5G, tornará isso possível e dentro dos limites da confiabilidade para fabricantes, usuários e entidades que regulamentariam o funcionamento desse tipo de veículo.

5G em casa
O nível de interação entre os objetos caseiros também sofrerá atualizações significativas por meio da internet 5G, uma vez que a IoT interligará sensores, eletrodomésticos e smartphones. Será o ápice da inteligência artificial aplicado às residências. Com dados mais velozes, será possível comandar a abertura de portas ou acionar o aquecedor em questão de milissegundos. Se você acha que isso não faz tanta diferença, experimente pensar como a Internet das Coisas poderá dar vida a assistentes pessoais eletrônicos ou robôs que deixarão sua casa sempre arrumada e suas contas sempre em dia.

5G na cidade
Ainda falta muito para as cidades se valerem de todos os benefícios das conexões mais rápidas da internet. Inúmeros municípios sequer possuem cobertura 4G. Ainda assim, os recursos para gerir uma cidade são infindáveis com a tecnologia 5G. Sistemas de monitoramento, de segurança, de fiscalização e de arrecadação poderão ser muito mais eficientes quando interligados. O abastecimento elétrico e hídrico também poderá dar grandes passos em relação à competência dos serviços e sustentabilidade dos recursos naturais. Prédios autônomos, hospitais autossuficientes e sinais de trânsito inteligentes darão vida a uma nova forma de urbanização e modo de viver das pessoas. Tudo isso poderá acontecer se a tecnologia 5G for aplicada da maneira correta.

5G na empresa
Não há dúvidas que uma internet como a 5G vai intensificar ainda mais a automação que existe hoje em dia dentro das companhias mais modernas, que já fazem bom uso das soluções de internet, como Cloud Computing, servidor dedicado, link dedicado, redes corporativas, e-mail híbrido e PABX-IP. Na prática, o funcionamento de processos industriais será gerido, em parte, pela conexão 5G. A ideia é confiar atividades ainda mais decisivas às máquinas inteligentes e fazer uso absoluto da nuvem e de sistemas de comunicação avançados. Mas, para isso acontecer, a internet não pode falhar ou parar de funcionar, sob a condição de causar grandes prejuízos às empresas ou colocar em risco a segurança no ambiente de trabalho. E é assim que a 5G está sendo tratada: uma tecnologia disruptiva.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: