A ética está em você

Atitudes simples podem mudar a vida de um cidadão, de uma empresa e até mesmo de um país

Por Bernt Entschev

Bernt Entschev fala sobre ética

Passados os períodos de férias de inverno e Copa do Mundo, o Brasil começa a delinear o seu destino político para os próximos quatro anos. Quando escrevo “Brasil”, me refiro aos seus brasileiros que, independentemente de classe social ou econômica, tem o mesmo peso no voto e, portanto, o mesmo poder de eleger ou não determinado candidato. 

Para que possamos ser bem representados, necessitados de profissionais éticos. Mas o que seria a ética? Por definição, ela é a parte da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais e princípios ideais do comportamento social. Ou seja, se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.

Preste atenção no discurso e prática de quem pretende lhe representar nos próximos quatro anos. Ouça o discurso do candidato, mas busque saber se ele tem uma retórica de prática mesmo. Um cidadão, por exemplo, não pode encher o peito para falar que vai combater implacavelmente a corrupção se ele mesmo está coligado a uma chapa a qual o partido está inundado em escândalos de desvio de verbas. Ora, isso não é ético. Mas você também deve ser coerente com seu discurso. Não adianta “atirar pedras” se, ao final, você escolhe candidatos totalmente fora dos seus princípios.

Mas para entendermos a ética no dia a dia, também precisamos parar e olhar para nós mesmos. Será que nossos valores, nossos discursos e práticas estão sendo éticos? Observaremos como é fácil deslizar em itens básicos que compõe a ética empresarial, por exemplo, ao fazer um rápido exercício. Abaixo listei alguns itens. Avalie se você tem respeitado esses princípios. Se sim, siga em frente. Caso não, procure melhorar. 

Honestidade
Fale sempre a verdade. Não culpe seus colegas por erros seus e assuma falhas próprias. Essas são atitudes honestas e de valor para uma vida profissional reta.

Sigilo
Informações confidenciais da empresa não devem ser compartilhadas fora da estrutura. 

Competência
Não se resume apenas a ter talento para desenvolver uma tarefa. Ela envolve também o compromisso, a organização e a capacidade de ajudar os outros.

Prudência
Respeite as relações profissionais existentes dentro do ambiente de trabalho. Ter noção da hierarquia, cuidado com comentários, brincadeiras e atitudes que podem até mesmo ofender os demais. 

Humildade
Procure não fingir que aquele resultado foi tão bom quanto parece ou tentar se esquivar de elogios. Isso é falsa modéstia – e não é necessária. 

Imparcialidade
Trate todos de maneira igual, independentemente do cargo que ocupa. Ser imparcial é mais importante ainda para os gestores. Quando ocorrem erros ou problemas, é preciso que não exista qualquer tipo de protecionismo. 

Como se vê, não é difícil praticar a ética. Atitudes simples podem mudar a vida de um cidadão, de uma empresa e até mesmo de um país. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: