Confreiros do Brasil, uni-vos

Bento Gonçalves sediará 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Bento Gonçalves sediará 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

Os confreiros de todo o Brasil terão uma oportunidade para compartilhar suas experiências. Esta é a proposta do 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, que acontece dia 28 de julho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, numa promoção do Bento Convention Bureau (BCB). O evento, que é aberto ao público interessado em vinhos, deverá reunir cerca de 400 pessoas. Estão previstas palestras técnicas que integrarão turismo e gastronomia em torno do mundo do vinho. A primeira edição tem o objetivo de promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. “É impossível falar de vinho sem falar de enoturismo e enogastronomia. Foi assim que pensamos o evento, harmonizando temas intimamente ligados, capazes de expressar a relação do vinho com seus produtores e apreciadores”, revela Sabrina Cardoso, presidente do BCB. 

A programação inicia às 16h30min, na Fundação Casa das Artes. “Vinho brasileiro: expressão e diversidade” será um dos temas do encontro. A palestra será conduzida pelo escritor e estudioso no assunto, Rogério Dardeau. Autor de quatro livros sobre vinhos, Dardeau também é orientador de degustações e professor da disciplina ‘Vinhos Brasileiros’ no curso de extensão ‘O Negócio do Vinho’, da Universidade Fundação Getulio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro. É membro da Fédération Internacional des Journalistes et Écrivains des Vins et Spiritueux (FIJEV), com sede em Paris. Dardeau vai passear pela diversidade brasileira de terroirs, mostrando a pluralidade da expressão nacional em torno do vinho.

Depois do vinho, será a vez do chef Thiago Castanho temperar o encontro com uma palestra focada em gastronomia. Apresentador do reality Cozinheiros em Ação, da GNT, é titular do premiado Remanso do Bosque, em Belém (PA), que junto com o Remanso do Peixe, foi eleito três vezes chef do ano pela edição Veja Comer & Beber Belém. Paraense, é inspirado na culinária tradicional amazônica e sua especialidade são os peixes assados na brasa. Hoje, é considerado um dos chefs mais inovadores do Brasil. Ao final, o Dardeau e Castanho participarão de um bate papo mediado pela mestre em Turismo, autora do blog Viajante Maduro e presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero, e pelo chef Rodrigo Bellora, proprietário do Restaurante Valle Rustico e líder do movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana.

Depois da troca de informações, o momento será de confraternização. A partir das 19h30min, acontece no Centro Empresarial da Capital Nacional do Vinho, o Encontro das Taças, reunindo confrades e confreiras, juntamente com demais apreciadores da bebida. Na ocasião, será possível degustar vinhos e espumantes de diferentes regiões produtoras num jantar com ilhas gourmet. O repertório de músicas brasileiras estará a cargo da banda Farina Brother’s. As inscrições podem ser feitas neste link. O valor por participante é de R$ 240 mais 6% referente ao serviço de inscrição no site, contemplando toda programação do evento (dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail atendimento@mouracom.com.br ou pelo telefone 54 3055-4145). 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: