Fintechs são aliadas do Banrisul em busca da transformação digital

Na visão do diretor de TI Jorge Krug, integração será natural. Tema será tratado no 11º Fórum Internacional de TI

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Fintechs são aliadas do Banrisul em busca da transformação digital

Até março, quase metade (46,5%) do total das operações feitas no Banrisul foram realizadas nos canais digitais. Não sem razão, no início deste ano o banco estatal criou a área de Transformação Digital. O setor será responsável por aprimorar a estrutura organizacional, com o propósito de desenvolver um ambiente favorável aos ecossistemas digitais, bem como dotar o banco de governança voltada à transformação digital. Nesse sentido, as fintechs (startups do setor financeiro) serão potenciais aliadas da instituição. Pelo menos é nisso que Jorge Krug, diretor de Tecnologia da Informação do banco, acredita. “Devemos nos aproximar das fintechs de modo que possamos trabalhar de forma integrada. Elas podem contribuir de forma mais rápida com o banco nesse caminho da transformação digital”, assegura. 

Outro tema de grande interesse do banco é o blockchain [a plataforma digital de transações], tecnologia base para moedas virtuais como o bitcoin. Hoje, as transações internacionais de recursos podem levar semanas, pois devem passar por uma série de checagens de informações, como nomes e endereços. Porém, o blockchain pode checar os dados e corrigir erros em questão de segundos. E mais: ele também pode ser usado para operações de empréstimos, que, hoje em dia, são realizadas por meio de processos lentos e detalhados. “Nesse caso específico, nos preocupa muito a questão da segurança. Não sem razão, o segundo dia do fórum dará grande espaço ao tema”, anuncia. No dia 24, às 10h30, uma mesa-redonda reunirá executivos do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob e Banrisul para debater o sistema financeiro digital. A seguir, Melanie Swan, fundadora do Institute for Blockchain Studies, e Sebastien Taveau, chefe de tecnologia da Early Warning, dois nomes de prestígio internacional no segmento, apresentarão uma visão global sobre Open Banking e blockchain (veja aqui a programação completa do 11º Fórum Internacional de TI Banrisul). 

O evento reunirá, entre os dias 23 e 24 de maio, uma série de conferencistas do Brasil e do exterior, em torno do tema central “A Era da Inovação Disruptiva”. Serão 10 painéis, abordando a atualidade marcada pela transformação exponencial e por tecnologias que se substituem com tanta velocidade, tornando peças de museu recursos utilizados mesmo recentemente. O evento será realizado no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. As inscrições estão sendo feitas em lotes (clique aqui para se inscrever).

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: